Pesquisar o SITE

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moradores removidos de barracos recebem chaves do novo lar




Com pouco mais de 1,5 metro de altura, estrutura franzina e aparência bastante envelhecida, a viúva Luzia Barbosa da Silva, 53 anos e mãe de 10 filhos, chorava sem parar ao chegar ao Residencial Nelson Monteiro, na manhã desta segunda-feira (15). A partir desta data, aquele seria seu novo lar. Ela e outras quatro famílias foram transferidas pela Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), dos barracos onde vivam às margens da lagoa de captação de águas de Emaús.  
“Eu tô chorando de alegria. Antes de ontem eu sonhei com essa chave na minha mão. Eu acho que agora [a vida] vai melhor, né. No barraco eu dormia num colchão que ficava no chão, cheio de formiga. Aí quando chovia, era cheio de goteira no teto e ninguém conseguia dormir. Agora eu vou dormir direito”, disse, emocionada, ao relembrar o lugar de onde saíra e falar sobre a nova moradia.
Dona Luzia era a moradora mais nova do assentamento precário em Emaús. Estava lá há pouco mais de um ano. Mudara-se para lá porque a mãe, com quem morava antes, não aceitou os três filhos mais novos dela em casa. Contou que outro filho, o servente de pedreiro José Roberto, 32 anos, foi quem ergueu o barraco e ficou morando lá com ela. As três crianças ficaram sob os cuidados de amigos. 
“Eu vou buscar meus filhos agora pra morar comigo de novo. Não fico sem eles de jeito nenhum”. Para sustentar os três, conta com os R$ 160,00 que recebe do programa federal “Bolsa Família” e a ajuda de amigos. Além disso, José Roberto colabora com o pouco dinheiro que recebe quando consegue algum trabalho. Mesmo assim, disse que tem “esperança” no futuro. 
Ela recebeu as chaves do apartamento onde vai morar das mãos do prefeito Maurício Marques. Ele repetiu o gesto com as outras quatro famílias, compostas no total de 23 pessoas. Com a transferência delas, o município deu início ao programa de remoção de assentamentos precários da cidade. 
A titular da Sehab, Ana Michele Cabral, disse que a pasta, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, mapeou as áreas e as 250 pessoas (0,01% da população) que moram em assentamentos precários. Todas serão levadas para imóveis dos programas habitacionais da Prefeitura.
“Todos os assentamentos precários serão removidos ainda este ano. Essas famílias serão transferidas para outros residenciais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ que estão sendo concluídos”, anunciou, acrescentando que as famílias, após a transferência, serão acompanhadas pela equipe social da Prefeitura.
O prefeito Maurício Marques afirmou que a administração municipal está “fazendo justiça social e dando melhores condições de vida” às famílias transferidas para os novos apartamentos. “Hoje são cinco famílias transferidas, mas estamos trabalhando para erradicar todas as favelas de Parnamirim”, comentou.
Fonte:http://www.parnamirim.rn.gov.br