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domingo, 22 de janeiro de 2012

Sistema de filtragem do blow-by



Sistema de separação de óleo e condensação do blow-by (recirculação de gases provenientes do cárter) adaptado em meu BR-800 e semelhante ao sistema amplamente utilizado em motores Diesel.
Tal sistema possibilita uma menor contaminação do motor com os gases de retorno do cárter e decorrente formação de depósitos provenientes da queima deste. Também pode ser observado a não contaminação do filtro de ar com o excesso de óleo no retorno dos gases, aumentando a vida útil do filtro de ar.
Outra melhoria advinda deste sistema é justamente evitar sujidade nas superfícies externas do motor pela não contaminação de óleo que vaza pelo sistema de fixação do filtro de ar.
Para tanto são necessários:
  • 1 Válvula PCV (Positive Cranckcase Ventilation ou Ventilação Positiva do Cárter) vinda de um motor VW AP ou mesmo motores Diesel;
  • 1 Separador do tipo "Ciclone";
  • 3 Mangueiras automotivas (podem ser provenientes do sistema de refrigeração (foram utilizadas as do Passat nacional e Monza);
  • 2 Braçadeiras metálicas (presas junto a conexão de saída e outra no retorno junto ao filtro de ar);
  • Várias braçadeiras de plástico do tipo Hellermann (para fixação do conjunto e principalmente do "ciclone").
Custo aproximado do sistema é de R$ 30,00.



Fonte:www.gurgel800.com.br/adaptacoes/blowby/