Pesquisar o SITE

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional diz estar em contato com filho de Kadafi

Saif al-Islam, durante entrevista, em março - AFP
AMSTERDAM - As expectativas sobre uma possível rendição de Saif al-Islam ao Tribunal Penal Internacional (TPI) ganharam força nesta sexta-feira após o promotor-chefe do organismo, Luis Moreno-Ocampo, dizer que está em contato com o mais temido filho de Muamar Kadafi. Segundo Ocampo, as negociações para que Saif se renda estão sendo feitas por meio de intermediários.
O promotor-chefe do TPI disse não saber exatamente onde Saif está. Ocampo acredita que mercenários estão oferecendo ajuda para conseguir refúgio para Saif em países africanos que não cooperam com o tribunal. O Zimbábue, que está entre eles, seria uma opção.
O tribunal pediu em junho a prisão de Saif, junto com o pai, por incitar mortes durante o início da revolta popular que levou o regime Kadafi ao fim após 42 anos. Pouco depois, Interpol emitiu um alerta vermelho pedindo a prisão dos dois e do ex-chefe da inteligência do ditador líbio, morto neste mês após ser capturado em Sirta.
TPI oferece garantias para entregaSaif, de 39 anos, era considerado o provável sucessor do pai e, segundo rumores, estaria tentando cruzar o deserto para sair da Líbia e entrar no Mali. O ex-chefe da inteligência de Kadafi, Abdullah al-Senoussi, que também teve sua prisão pedida pelo TPI, já estaria no país vizinho.
O Mali reconhece o tribunal e poderia atender ao pedido de prisão emitido contra os dois. O Níger, outro possível destino de Saif, para onde parte da família Kadafi fugiu, também coopera com o TPI.
Embora a Argélia não reconheça o TPI, Saif não deve tentar entrar no país, para onde há muitos olhos voltados devido a presença de sua mãe e de três de seus irmãos - ao contrário dele, os quatro não são procurados pela Interpol. Ainda assim, o tribunal promete garantias caso o filho de Kadafi se entregue.
"Deve-se dizer a ele que terá um julgamento justo caso se entregue", afirma Ocampo em comunicado, acrescentando que ele "tem direito de ser ouvido; considera-se que ele é inocente até que se prove o contrário, e, sobretudo, são os juízes que decidem".
Partidários de Kadafi prometem ajudar SaifA mensagem do promotor-chefe do TPI também diz que está em estudo uma forma de interceptar qualquer voo com Saif a bordo que cruze o espaço aéreo de algum país membro da corte.
Saif deve receber ajuda nas comunidades do deserto do sul da Líbia, por muito tempo cortejadas por Kadafi. Partidários do ex-ditador inclusive fazem ameaça.
- Nós estamos prontos para escondê-lo em qualquer lugar que ele precise - afirmou Mouddour Barka, morador de Agadez, no Níger. - Nós estamos falando à comunidade internacional para ficar longe disso e a nossas próprias autoridades para não entregá-lo, caso contrário nós estamos prontos para ir às ruas.