Pesquisar o SITE

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

HISTÓRIA DE LISBOA , Portugal -PT

Fotos, Sr.L.Lopes, jornalista, professor, pesquisador e artista Plástico de Natal-RN.
 

Lisboa foi fundada pelos fenícios sob o nome de Alis Ubbo (“porto seguro”) e pouco tempo depois foi conquistada pelos gregos e cartaginenses. Lisboa passou a ser a capital da Lusitânia Romana, passando a se chamar Olissipo.Lisboa é a capital de Portugal, cuja história circula à volta da sua posição geográfica estratégica no estuário do maior rio da Península Ibérica, o Tejo; do seu porto natural ser o melhor para o reabastecimento dos barcos que fazem o comércio entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo; além da sua proximidade no extremo Sul e Ocidente da Europa, com os novos continentes da África Subsahariana e da América.


Fundada pelos fenícios há mais de 2800 anos, Lisboa distingue-se por ter conseguido sempre reinventar perante todas as adversidades. Já foi dominada por romanos, por muçulmanos, por cristãos e até mesmo por um regime ditatorial.Como Lisboa é conhecida?


Conhecida como a cidade das sete colinas, Lisboa, a capital de Portugal, é famosa por estar perto de uma linda costa de praias e paisagens naturais.O português é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo e o idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.Qual é a língua mais difícil para os portugueses?


1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem.O sal da região e das tribos contactadas pela via fluvial do Tejo.[carece de fontes] Os cavalos, antepassados dos actuais cavalos lusitanos, já eram então famosos no Mediterrâneo pela sua velocidade, tendo Plínio afirmado que as éguas do Tejo deveriam ser fecundadas pelo vento.Com a chegada dos celtas, estes misturaram-se com os povos iberos ou Ibéricos locais, dando origem às tribos de língua celta da região, os Cónios ou Cinetes, os Sefes e os Cempsos. [carece de fontes].Os antigos gregos tiveram provavelmente na foz do Tejo um posto de comércio durante algum tempo, mas os seus conflitos com os Cartagineses por todo o Mediterrâneo levaram sem dúvida ao seu abandono devido ao maior poderio de Cartago na região nessa época.Por outro lado, o sufixo "ippo" (ipo) é característico de áreas de influência tartéssica ou turdetana.Os deuses Aracus, Carneus, Bandiarbariaicus e Coniumbricenses foram venerados em "Lisboa" na época pré-romana, pelos Túrdulos da região.

Redação Jornal JRP

Por Sr.L.Lopes, diretor de jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário