Pesquisar o SITE

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior


RENATO RUSSO

Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior, nasceu no dia 27 de março de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, onde passou boa parte da sua infância. Após uma temporada em Nova Iorque, devido ao trabalho do seu pai, retornou ao Brasil, indo morar em Brasília durante a sua adolescência. Aos quinze anos, Renato foi diagnosticado como portador da epifisiólise, tendo que passar por uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia, e usou o tempo de recuperação para se dedicar à música, mais tarde confirmando que este período foi determinante na formação de sua musicalidade.


Em 1978, ao lado de André Pretorius e dos irmãos Fê e Flávio Lemos, formou a sua primeira banda, Aborto Elétrico, que durou apenas quatro anos. Após anunciar o fim do grupo devido às brigas, Renato passou a compor e se apresentar sozinho, sendo conhecido em Brasília como “o Trovador Solitário”, mas não permaneceu muito tempo na carreira solo, e se juntou a Marcelo Bonfá, Kadu Lambach e Paulo Paulista, dando origem ao Legião Urbana.



As mudanças no grupo aconteceram logo após os primeiros shows, quando Kadu e Paulo saíram, dando lugar a Ico-Ouro Preto, que permaneceu até 1983. Dado Villa-Lobos assume definitivamente a guitarra,  e o grupo se consagra nacionalmente, com Renato Russo sendo considerado um dos mais importantes nomes do rock nacional.



A carreira solo começa a ser planejada em 1989, durante uma viagem para São Francisco, nos Estados Unidos, mas só se concretiza em 1994, ao lançar “The Stonewall Celebration Concert”. Com 21 faixas em inglês, o disco foi uma homenagem aos 25 anos da Rebelião de Stonewall, quando gays, lésbicas, bissexuais e transexuais se uniram pela primeira vez para lutarem contra os maus tratos da polícia, e os royalties do álbum foram doados para a “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”, campanha do sociólogo Betinho.



O sucesso fez Renato pensar em um segundo disco solo, e em 1995 o cantor carioca gravou “Equilíbrio Distante”, lançado em dezembro do mesmo ano. O projeto trouxe apenas faixas gravadas em italiano e chegou às lojas inicialmente em formato de livreto, com um encaixe especial para o CD.
O Último Solo
1997
Equilíbrio Distante
1995
The Stonewall Celebration Concert
1994



Soropositivo, Renato Russo morreu em seu apartamento, em Ipanema, no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1996, em consequência de complicações causadas pela Aids. Onze dias após o cantor falecer, Dado e Bonfá anunciaram o fim do Legião Urbana. Em 1997 é lançado o álbum póstumo “O Último Solo”, com oito canções que não entraram nos dois discos anteriores de Renato, além de uma faixa interativa contendo o videoclipe de “Strani Amori” e trechos em áudio de uma entrevista com o cantor. Posteriormente algumas coletâneas foram lançadas para homenagear um dos maiores nomes da música brasileira.

Fonte:Jbfm.ig.