Pesquisar o SITE

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Conselho do Selo Unicef avalia ações implantadas em Parnamirim



O Conselho Municipal do Selo Unicef se reuniu, nesta segunda-feira (26), para avaliar e acompanhar as metas do Plano de Ação e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnamirim em 2011. O objetivo é levantar os resultados obtidos, fazer um diagnóstico da situação atual e reforçar os projetos que serão implantados em 2012. A reunião terá uma segunda rodada nesta terça-feira (27). 
De acordo com a coordenadora do Conselho, Raimunda Basílio, as ações desenvolvidas no âmbito municipal, envolvendo todas as pastas da gestão, já mostraram resultados positivos em várias áreas, como no combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2010, foram notificados 14 casos desse tipo de violência. Em 2011, o número ainda não foi fechado, mas a secretária adiantou que houve um aumento nas notificações.
“Isso é resultado da intensificação das políticas públicas que estimulam a denúncia. Muitas vezes, a violência acontece, mas não é notificada. Com a denúncia, podemos ter um retrato mais fiel da realidade e, assim, planejar e executar melhor nossas ações”, comentou. 
A secretária acrescentou que, com base nos dados levantados nos dois dias de reunião, as ações educativas visando o combate à violência contra crianças e adolescentes serão fortalecidas. Ela citou, ainda, outro dado importante, que foi a redução dos casos de desnutrição infantil.
O número de crianças atendidas pelo programa “Parnamirim Sem Fome” passou de 240 no ano passado para 470 em 2011, provocando uma queda no quadro de desnutrição. O programa oferece suplementação alimentar para crianças em estado de desnutrição grave. 
A implantação do banco de leite da Maternidade do Divino Amor também colaborou para a redução da desnutrição. Além disso, influenciou na redução da taxa de mortalidade infantil. Em 2010, o índice era de 11,56 óbitos para cada mil nascimentos de crianças com menos de um ano de idade. Esse número caiu para 9,3 neste ano – redução de 18%.
Além do combate à violência sexual e da questão da saúde, as pastas da Educação, do Esporte e Turismo e da Assistência Social, entre outras, também desenvolveram ações com foco nos direitos da Criança e do Adolescente. Essas iniciativas integradas continuarão sendo implantadas em 2012. “Vamos analisar que ações precisam ser fortificadas para implantarmos, na totalidade, os pontos do Plano de Ação”, completou Raimunda Basílio.
Fonte: www.parnamirim.rn.gov.br