Pesquisar o SITE

sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOTA DE AGRADECIMENTO DO SINDERN

Quinta-feira, 4 de abril de 2013

NOTA DE AGRADECIMENTO

SOMOS MAIS QUE VENCEDORES


LOCAL DO EVENTO IFRN


A mesa, Renato Marques Presidente Empossado, Dra. Jane Araujo Sec. Adj da Tributação do Estado, Ary Gomes Vereador de Natal, Pedro Celestino Ex Presidente


Mestre de cerimonia Reverendo Gecionny Souza, José Rodrigues Sobrinho Presidente da Cut, Dra. Jane Araujo Sec. Adj. da Tributação, Renato Marques Presidente SINDERN, Ary Gomes Vereador em Natal, Pedro Celestino Dantas Ex Presidente


SINDERN.

Sra. Maria Ferreira Marques, Dr. Rilyonaldo Jaerdson, Renato

Despachantes do Estado do RN, acreditam na Competência e no comprometimento de seu Presidente e o assessor de Relações Públicas Leon Lopes em desenvolver um trabalho serio e promissor, não dando tréguas na  busca constante por  justiça e igualdade social zelando pelo cumprimento das normas estabelecidas pelo Estado de Direito.


Ten.Cel.Inf. Luiz Antonio Ferreira Marques Ramos Comandante do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exercito brasileiro


Capitão de Fragata Carlos Alfredo dos Reis Lessa Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal



Renato Marques Presidente SINDERN, Leon Lopes Assessoria de Relações Públicas do Sindern, Vereador Ary Gomes, Carlos Luiz 2º Tesoureiro.




Carlos Luiz 2º Tesoureiro, José Redival 2º Secretario, Renato Marques Presidente, Aldemir de Freitas Associado Colaborador, Wllisses Lopes 1º Tesoureiro.



 Mestre de cerimonia, Reverendo Gecionny Souza e o Presidente do SINDERN.


  O Presidente e a Dra. Jane Araujo Sec. Adj. da Tributação do Estado do RN.


 

Ex Presidente Pedro Celestino, João Geraldo Pinto Chefe do Setor de Despachantes (DETRAN), e o Atual Presidente SINDERN.


 

Raimundo Valamida Filho Chefe do Setor de Vistoria (DETRAN), Presidente Renato Marques.

O comandante do 16º Batalhão de Infantaria confraterniza com a Categoria.




O irmão de Armas, e amigo pessoal  Dr. Clewton Gomes compareceu ao evento para prestigiar  o amigo pela posse da Presidência do SINDERN.



E para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de comemorar com um Coffe breaak.  Nossa Categoria agradece a  Deus a oportunidade por ele concedida e entregamos a ele o comando de todos os nossos atos.

OBRIGADO SENHOR

Muito obrigado por todos os que aqui compareceram, e acreditaram em nosso trabalho.

Mais vale a angustia da buscaDo que a paz da acomodação.  Natal, 05 de Abril de 2013
Francisco Renato de O. Marques Junior Presidente - sindern



Da Redação do SINDERN

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar


 Baobá de Nísia Floresta/RN 

Os baobásembondeirosimbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada).
O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Descrição 

É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.
Os baobás desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
O nome Adansonia foi dado por Bernard de Jussieu em homenagem a Michel Adanson (1727-1806), botânico e explorador francês, quem primeiro descreveu o baobá no Senegal.

                    Espécies             

Adansonia digitata - Baobá Africano (África Central e Austral);

  • Adansonia grandidieri - Baobá de Grandidier (Madagascar);
  • Adansonia gregorii (syn. A. gibbosa) - Boab ou Baobá Australiano (Noroeste da Austrália);
  • Adansonia madagascariensis - Baobá de Madagascar (Madagascar);
  • Adansonia perrieri - Baobá de Perrier (Madagascar);
  • Adansonia rubrostipa (syn. A. fony) - Fony Baobab (Madagascar);
  • Adansonia suarezensis - Baobá Suarez (Madagascar);
  • Adansonia za - Za Baobab (Madagascar).

Fruto 

Múcuas na árvore.
A Mukua ou fruto do baobá, tem no seu interior um miolo seco comestível (não tem sumo), desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce (adocicado com uma ligeira acidez). Este fruto é rico em vitaminas e minerais.
Ao dissolver-se a mukua em água a ferver obtém-se o sumo de mukua que, depois de arrefecido, é tomado como uma bebida fresca com um sabor muito apreciado em determinados países.
Múcua de Benguela.
Em Moçambique, o fruto, tem o nome de malambe na língua xi-nyungwe da província de Tete, tem uma polpa branca que seca no próprio fruto e que é utilizada para a alimentação, em tempos de escassez de comida; também é referida como cura para a malária1

História 


Em 1445, navegantes portugueses conduzidos por Gomes Pires chegaram à ilha de Gorée, no Senegal; eles descobriram o brasão do Infante D. Henrique gravado em árvores. O cronista Gomes Eanes de Zurara assim descreveu a árvore: Árvores muito grandes e de aparência estranha; entre elas, algumas tinham desenvolvido um cinturão de 108 palmos a seu pé (ao redor 25 metros). O tronco de um baobá não mais alto do que o tronco de uma árvore de noz; rende uma fibra forte usada para cordas e pano; queima da mesma maneira como linho. Tem um grande fruta lenhosa como abóbora cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.
Baobá em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte, Brasil.
Baobá da Praça da República,Recife, Brasil.
Possível fonte de inspiração para Saint Exupéry.
Baobá no Passeio Público, Rio de Janeiro, Brasil.
Em Angola e Moçambique, esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária
Baobá no Engenho Poço Comprido, Vicência, Brasil.
Um dos vários espécimes existentes em Pernambuco.

o Brasil 

No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.

Pernambuco 


Essas árvores concentram-se principalmente no estado de Pernambuco (onde há mais de cem catalogadas) e, nesse estado, na sua capital, Recife (onde há pelo menos trinta).
No Recife, o baobá da Praça da República é uma possível fonte de inspiração de Saint Exupéry, quando por ali passou, ao escrever O pequeno príncipe. Há um na Faculdade de Direito do Recife e outro na Cidade Universitária. Existem outros espalhados pela cidade, como em Ponte d'Uchoa, Poço da Panela e na Praça de Dois Irmãos próximo a UFRPE. Existem três plantadas na Estância Rica Flora, em Aldeia, Camaragibe. No Sítio de Pai Adão existe um Baobá com mais de cem anos com um tronco de mais de 10 metros de circunferência.
Na vila de Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, há um Baobá com mais de 350 anos e 15 metros de circunferência. No Engenho Poço Comprido (Vicência) há dois espécimes.
Em Araripina existe um exemplar com aproximadamente 30 anos de idade.


Rio Grande do Norte 

Outro estado com grande quantidade de baobás é o Rio Grande do Norte. Há exemplares em Natal, Nísia Floresta, Mossoró e nas ruínas de Pedro Velho.
Baobá do Poeta Rua São José, Natal - RN O maior baobá do Brasil em circunferência (19,5m)  
Existe uma relação entre o Baobá de Natal e a obra literária de Antoine de Sant-Exupéry, diz o professor Diógenes: "No Rio Grande do Norte, credita-se a esse baobá a inspiração de Saint-Exupéry ao criar desenhos de “O Pequeno Príncipe”, livro com mais de 230 traduções em todo mundo. Algumas “coincidências” tornam a hipótese verossímil. O baobá exilado em Natal foi visitado pelo autor, quando aqui esteve, nas décadas de 20 e 30 e era hóspede da proprietária do terreno. Os desenhos por ele feitos em seu livro, como o elefante, a estrela, o vulcão, as dunas e falésias lembram o mapa e outros símbolos do Rio Grande do Norte".(Fonte Vento Nordeste) Em Açu existem onze baobás de aproximadamente quatrocentos anos e que atualmente estão em processo de tombamento histórico.
Baobá em Maceió.

Alagoas 

Em Alagoas existe um exemplar na Praça do Skate, em Maceió.
Baobá no Passeio Público, em Fortaleza.

Ceará [editar]

No Ceará, existem 4 (quatro) grandes exemplares: um na praça do Passeio Público, na cidade de Fortaleza, onde foram fuzilados alguns revolucionários da Confederação do Equador. Um no campus da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), outro no SESI da Barra do Ceará e quarto no Mini Museu Firmeza ou Firmezarte (Mondubim).

Goiás

Em Goiânia existem três Imbondeiros, todos em residências particulares, sendo um na residência do Sr.Jorge Rassi e duas no condomínio particular Aldeia do Vale.

[carece de fontes]

Mato Grosso 

Nas proximidades de Cuiabá, um exemplar de Imbondeiro derivado de um exemplar existente na Praça da República (Rio de Janeiro).

[carece de fontes]
Setembro de 2010

Rio de Janeiro

Um levantamento sobre os baobás no Brasil feito pelo alagoano Gilberto Vasconcelos, viveirista florestal ente 2008/2011. Ainda em 2012 continua mapeando os novos exemplares encontrados no Rio de Janeiro. Foi relatada, no mesmo ano, a existência de um Baobá na ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, RJ.

Usos e folclore 

Avenida dos Baobás, em Madagascar.
Em Kimberleys, na Austrália ocidental, prisioneiros foram confinados dentro de seu tronco oco. Os aborígenes comem a sua fruta e usam as folhas como planta medicinal.
Na história O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, o menino narra que o solo de seu pequeno asteróide era infestado de sementes de baobá. Preocupado com os possíveis danos que estas plantas pudessem causar quando adultas, após completar a sua toilete matinal, dedicava-se à toilete do asteróide, arrancando regularmente os seus pequenos brotos
Outro ponto curioso é que existe uma relação entre o baobá da história e uma arvore localizada em Natal, Rio Grande Norte, o Baobá do Poeta. O autor visitou a cidade nas décadas de 20 e 30 e ficou hospedado na casa da dona do terreno onde a árvore está, acredita-se que o autor se inspirou nesse Baobá para escrever a história. Em 2009 o baobá recebeu a visita do sobrinho-neto de Saint-Exupéry, o engenheiro François D'Agray .

Por Leon Lopes/Diretor do jornal JRP






segunda-feira, 6 de maio de 2013

Torcida comemora em General Severiano a conquista do Carioca 2013




Já é tradicional, o Botafogo é campeão, a festa tem que ser em General Severiano. Desta vez, porém, havia uma adversidade: a final foi em Volta Redonda. Mas nem isso tirou a empolgação dos alvinegros, que esperaram até as 23h a chegada dos campeões para comemorar o título carioca.
Desde cedo em frente à sede a torcida festejava e comemorava com a programação musical e de vídeos programada pelo Botafogo. O auge foi quando a delegação chegou, quase às 23h, após conquistar o título carioca com vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Raulino de Oliveira.
Craque, Seedorf puxou "One Love", música de Bob Marley que embalou o título da Taça Guanabara e foi seguido pelos torcedores. O camisa 10 fez discurso, assim como outros jogadores e o técnico Oswaldo de Oliveira.
"Todos nós agradecemos a vocês pela energia. faz diferença na dificuldade. Muito obrigado! É só o começo, o Botafogo e todos vocês não têm que parar aqui, têm que crescer. Oswaldo, nosso professor, vai levar o grupo para a frente, estamos com ele para comemorar juntos com vocês", declarou Seedorf.
"A torcida foi impecável, empurrou o nosso time o tempo todo, no Engenhão e em Volta Redonda. Muito obrigado!", discursou Oswaldo de Oliveira.
"Em nome do grupo do Botafogo, digo que vocês estão de parabéns pela força e pela raça, são com certeza o 12º jogador, fazem a diferença. Esse título é de vocês, é do Botafogo, é nosso! Vamos comemorar!", exaltou Jefferson
"Tenho certeza que a cobrança de vocês fez parte dessa reviravolta que eu fiz. Se consegui dar a volta por cima é graças à família Botafogo, jogadores, comissão técnica e principalmente vocês. Vamos comemorar, somos campeões!", destacou Rafael Marques.
"Obrigado! Não gosto muito de falar, porque não falo nada, gosto de falar dentro de campo (risos). Obrigado time e torcida. Salve o campeão Botafogo!", festejou Lodeiro.
"Queria agradecer o carinho que vocês sempre tiveram comigo, procuro me doar e dedicar o máximo para conquistar as vitórias. Agradeço ao grupo e a vocês, torcedores, vou procurar fazer sempre o meu melhor. Obrigado a todos!", elogiou Fellype Gabriel.
"Vocês fizeram o Botafogo crescer e não vamos parar por aqui. Continuem com essa energia e união, só assim o Botafogo vai chegar aos objetivos, que são muito maiores que esse título", afirmou Andrezinho.
Site do Botafogo


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Parabéns, Souza Filho!



 Souza Filho e seu Pai João Paulo 


Parabéns, Souza Filho!

Amigos e parentes participaram do almoço festivo em comemoração ao aniversário do empresário Souza Filho, realizado no dia 27 de Abril, em  Parnamirim.


O evento reuniu dezenas de pessoas em um dia de sol e cheio de alegria e bom humor. Ao lado da família, Souza Filho recebeu amigos como Paulo Nogueira, o comentarista esportivo Paulinho (MIXTV), o jogador de futevôlei Roberto Bispo dos Santos – o “Feijão” (campeão da 2ª série B de 2013), o também jogador de futevôlei Maurício Antônio Lima - o “Passarinho”Naldinho( campeão da 1ª série A de 2013 ) e o jogador de futebol  Max Brendo Costa Pinheiro (América).


Quadra de futevôlei que é patrocinada por Souza Filho no bairro de Santa Tereza em Parnamirim/RN


“Fiquei feliz com a presença de muitos amigos e agradeço o apoio deles sempre”, afirma o aniversariante.   Ele completou 50 anos de idade com muitos planos para o futuro. Microempresário e fundador da empresa QRV Segurança com 15 anos de experiência na área e esportista, Souza Filho sempre incentivou o esporte amador e profissional em várias modalidades e patrocinou, nos anos de 2011 e 2012, a primeira copa e a segunda copa de futevôlei em Natal com resultados  muito bons.



Feijão  e Passarinho

 
“Os amigos sinceros são aqueles que sempre estão juntos mesmo em momentos difíceis. Acredito na amizade, força de vontade, honra e lealdade dos amigos. Souza Filho, parabéns!”, diz o sobrinho Leonardo Falcão.


João Paulo,Paulinho (MIXTV)



Passarinho,Max,Souza Filho,Naidinho


“Ele é um grande homem que não mede esforços para incentivar o esporte no RN. Exemplos como o dele fazem a diferença no nosso país. Bom seria se todos os comerciantes, microempresários, governos e entidades fizessem mais pelo esporte”, destaca o amigo Leon Lopes.

Souza Filho é casado com Heloísa Elaine, tem um filho e se dedica à administração da empresa QRV Segurança. 

Por Leon Lopes/Diretor do jornal JRP