Pesquisar o SITE

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016

5 de janeiro de 2016 - 14h52


Foto de mesarios eleitorais atuando


Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016


A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ao introduzir mudanças nas Leis n° 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos.

Outra mudança promovida pela Lei nº 13.165/2015 corresponde à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quiser disputar as eleições em 2016 precisa filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até às 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos.

Por fim, a nova redação do caput do artigo 46 da Lei nº 9.504/1997, introduzida pela reforma eleitoral deste ano, passou a assegurar a participação em debates de candidatos dos partidos com representação superior a nove deputados federais e facultada a dos demais.

Confira aqui a íntegra da Lei nº 13.165/2015.

RR/JP

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Veículo da Prefeitura de Parnamirim/RN é usado para levar geladeira de cervejas...


Leon Lopes compartilhou nas redes sociais e em 22 Sites

Veículo da Prefeitura de Parnamirim/RN é usado para levar geladeira de cervejas...


Agora cadê o saneamento que foi prometido pelo prefeito?Cadê a guarda municipal?Cadê a saúde de qualidade as pessoas ficam nas macas dos hospitais !!...Cadê a educação de qualidade? E também falta equipamentos,materiais para os alunos,merenda de qualidades e outros.Cadê os empregos? mais de 20 empresas foram embora de Parnamirim porque os impostos são muito alto.É muito fácio usar o patrimônio público para fazer fara...


Cadê a saúde de qualidade as pessoas ficam nas macas dos hospitais !!...Cadê a educação de qualidade? E também falta equipamentos,materiais para os alunos,merenda de qualidades e outros.Cadê os empregos? mais de 20 empresas foram embora de Parnamirim porque os impostos são muito alto.É muito fácio usar o patrimônio público para fazer fara...

Povo de Parnanirim/RN está dando o direito de resposta e cobram explicações... Sr. Prefeito Maurício Marque do Santos


Leon Lopes compartilhou nas redes sociais e em 22 Sites
Foto: mandada para o jornal JRP 

DIRETORIA DO PCDB ANUNCIA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE ISRAEL FERNANDES


 



DIRETORIA DO PCDB ANUNCIA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE
ISRAEL FERNANDES


O presidente nacional do PCDB - Partido das Causas Domésticas do Brasil, Leon Lopes,  e dirigentes do partido em Parnamirim e no Rio Grande do norte se reuniram para discutir o apoio a pré-candidatura do sindicalista Israel Fernandes à eleição de 2016.

Enquanto continua com o processo de fundação e regularização da legenda junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o presidente do PCDB mantém articulações com outros partidos para participar do pleito de 2016.  “Nossa caminhada é dura, mas estamos confiantes na regularização do nosso partido. Enquanto isso, estamos apoiando correligionários como Israel Fernandes, que é presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte e pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PTC”, relatou Leon Lopes.

A reunião contou com a presença dos diretores regionais do PCDB Ricardo Miranda, Tiago Luis, Givanildo , além de correligionários e lideranças políticas. 

A parceria política entre Leon Lopes e Israel Fernandes iniciou nas eleições municipais de 2008, quando ambos participaram da coligação que venceu o pleito em Parnamirim.  Esse ano, o presidente do PCDB lidera o grupo que apoia a decisão de Israel Fernandes de concorrer ao cargo eletivo. “Nossa luta continua e conto com a importante adesão do amigo e líder político Leon. Vamos enfrentar mais uma luta difícil, mas com a mesma disposição de abrir espaços e conquistar vitórias”, explica Israel.        

Fotos da  reunião do PCDB

















Da Redação
Fotos Márcia Melo

sábado, 9 de janeiro de 2016

Sisu terá aplicativo para auxiliar candidatos A ferramenta é gratuita e oferece consultas a vagas disponíveis em instituições públicas de educação superior, além de uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial

O Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para os participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam segunda-feira (11/1).
A ferramenta, desenvolvida para celular e tablet, promete enviar mensagens com informações individualizadas e possibilitar aos estudantes acompanhar o calendário de atividades do MEC. Segundo o ministério, a intenção é melhorar a comunicação com os candidatos.
O app está disponível para download nos sistemas operacionais Android, Windows e IOS e, ao ser instalado, faz uma autenticação dos dados do usuário: com o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, o candidato fará as opções de curso na página do Sisu na internet.
Depois, deve fazer a assinatura no boletim de inscrição, no aplicativo disponível nas lojas virtuais. A partir daí, uma comunicação direcionada começa a ser estabelecida, de acordo com os interesses do estudante. Mensagens, alertas e notificações serão encaminhadas ao aplicativo.
A ferramenta é gratuita e oferece consultas a vagas disponíveis em instituições públicas de educação superior, além de uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial.
O aplicativo oferece também uma agenda na qual o usuário pode inserir alertas e lembretes, desde as datas de inscrição até a convocação da lista de espera.
*Com informações do Ministério da Educação