Pesquisar o SITE

terça-feira, 8 de março de 2022

Como alugar imóveis em portugal


 Nos últimos anos, muitos brasileiros têm vindo morar em Portugal e a escolha do imóvel para viver é uma das grandes decisões que devem ser tomadas. As dúvidas são muitas, seja sobre preços, procura de imóveis ou sobre qual a melhor região para viver. Se você vai alugar apartamento em Portugal, acompanhe este artigo. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Na hora de alugar um apartamento é preciso pensar em várias questões antes de tomar a decisão, principalmente se você está chegando agora ao país e ainda conhece a região onde vai morar.

Abaixo iremos detalhar o passo a passo a seguir. Acompanhe:

 

1. Definir a cidade que você quer morar em Portugal

Se você vai morar em Portugal, mas ainda não sabe em qual cidade vai viver, este é o primeiro passo importante. Talvez ele dependa da atividade que você veio fazer no país, como estudo ou trabalho.

Cuidado com o clima

Se tiver mais liberdade para escolher a região onde vai morar, também pode ser interessante pensar em outros aspectos, como o clima.

Em Portugal, o Sul costuma ter temperaturas mais amenas, com tempo mais seco. Já no Norte, há mais umidade e o inverno também pode ser mais frio.

Você também pode escolher se prefere viver no litoral, no interior ou na serra, por exemplo. Portugal tem todas estas opções.

Orçamento varia de acordo com a região

O preço que você está disponível a pagar pelo aluguel também deve ser considerado, até porque este é o gasto que mais pesa no orçamento. Algumas regiões costumam ser bem caras, como é o caso de LisboaPorto e Algarve.

Se quiser economizar, você pode morar em cidades menores ou mesmo na região metropolitana das grandes cidades. Ao fazer isso, a economia em aluguel pode ser bem grande.

Cidades turísticas são mais caras

Nos últimos anos, o mercado imobiliário das grandes cidades foi muito movimentado. Porto e Lisboa, principalmente, receberam muito investimento em alojamentos para turistas e outros negócios com investimento estrangeiro.

Isso tem pontos positivos para as cidades, já que o turismo movimenta bastante a economia. Mas é inegável que há uma consequência bem clara para os moradores: os aluguéis encareceram bastante nesse período.

2. Visitar sites de aluguel de apartamento em Portugal

Quando você já souber em qual cidade vai morar, é hora de começar a busca por apartamento. Uma boa maneira de fazer isso é visitar sites de aluguel, e Portugal é cheio deles. Você vai poder ter acesso a muitos apartamentos que estão disponíveis para alugar e vai ter uma boa noção de quais são os preços praticados.

Nestes sites, você vai encontrar imóveis anunciados por imobiliárias e outros anunciados diretamente pelos proprietários. Cada tipo de negócio tem suas vantagens e desvantagens.

Alugar apartamento via imobiliária pode ser mais seguro, mas também é mais caro, já que existe o custo da prestação do serviço do corretor. Por outro lado, alugar diretamente com o proprietário pode ser mais em conta, mas é preciso ficar atento aos detalhes da negociação e do contrato.

Outras opções para encontrar apartamento em Portugal

Além dos sites de aluguel de apartamento em Portugal e do Chave na Mão, outras opções válidas também são:

Grupos do Facebook para alugar apartamento

Vale a pena olhar apartamento em grupos do Facebook? Valer vale, porém é necessário ter muita atenção aos golpes que ocorrem na internet.

Os grupos do Facebook podem ajudar a dar uma noção de como está o mercado e até das imobiliárias e empresas que atuam no setor imobiliário em Portugal.

Porém, tenha muita atenção ao fazer “o negócio da sua vida” através de um grupo do Facebook. Procure garantias e jamais envie documentos e informações bancárias através da rede social.

Alugar apartamento em Portugal por indicação

Uma indicação pode ser de grande valia para quem quer alugar apartamento em Portugal. Isso porque se você conhece alguém que está de mudança e vai vagar um imóvel, essa pessoa poderá te indicar e encurtar o caminho.

Muitos brasileiros conseguem indicação de outros brasileiros e fecham o negócio antes mesmo do imóvel ser anunciado em imobiliárias e grupos de aluguel.

3. Escolher uma lista de imóveis e entrar em contato

Se você escolheu fazer o processo por conta própria, depois de visitar os sites e escolher alguns imóveis que você gosta e que se adequam ao que procura, é hora de entrar em contato com os anunciantes para marcar a visitas.

Procure marcar mais de uma visita, para ter mais opções de escolha. Se gostar de mais de um apartamento, melhor. Você vai poder decidir com calma e escolher o apartamento ideal para você.

4. Preparar a documentação requisitada

A lista de documentos e exigências para fechar um contrato de aluguel pode variar. Alguns anunciantes exigem mais documentos e comprovações de renda do que outros.
Os documentos solicitados normalmente são:

Documento de identificação

Para sua identificação em Portugal os documentos aceitos são Passaporte, Título de Residência ou Cartão de Cidadão.

Comprovantes de meios de subsistência

Quase sempre os proprietários exigem um comprovante de você tem meios de arcar com o pagamento do aluguel. É possível apresentar contrato de trabalho, recibos verdes (caso seja um trabalhador independente) e Declaração do IRS (Imposto de Renda sobre o Rendimento de Pessoas Singulares).

Veja o que é exigido pelo dono do imóvel e, na falta de algum documento, converse com ele sobre estes comprovantes.

NIF

NIF (Número de Identificação Fiscal) é semelhante ao CPF do Brasil, e é exigido para este tipo de negociação. Caso você ainda não tenha feito o seu, dirija-se às Finanças para fazer isso. O NIF é necessário em muitas situações, sendo um documento fundamental em Portugal.

Caso não consiga fazer o seu NIF, fale com a Bordr, empresa que ajuda estrangeiros a fazer o NIF a distância.

Adiantamento do aluguel

Também é muito comum que seja exigido um adiantamento de valor dos aluguéis. Pela lei, o adiantamento máximo que pode ser exigido é de 3 meses do valor.

Mas há pessoas que exigem mais, principalmente, na falta de comprovantes de renda. Em uma situação dessas, o proprietário e o locador combinam um adiantamento maior, para dar mais segurança ao contrato.

O mais importante é ficar atento à negociação para fazer o melhor negócio para você.

Valor de caução

A cobrança de um valor de caução também é uma exigência comum nos contratos de aluguel em Portugal, e muitas vezes esse valor corresponde a 1 ou 2 meses de aluguel.

A caução fica com o proprietário do imóvel até o fim do contrato e deve ser devolvida ao final dele, quando o imóvel for entregue nas mesmas condições em que foi alugado.

Fiador

Normalmente os proprietários pedem que o contrato tenha um fiador português. Como esta é uma questão delicada, principalmente se você chegou há pouco tempo em Portugal, uma possibilidade.

5. Visitar os apartamentos

Embora algumas pessoas ou imobiliárias possibilitem o aluguel de um apartamento sem fazer uma visita prévia, ver o local pessoalmente antes de fechar o contrato é recomendável, para se certificar que tudo está em boas condições.

Quando fizer a visita, fique atento se o imóvel está de acordo com a descrição do anúncio e se contém os móveis ou eletrodomésticos anunciados.

Também é interessante observar qual a posição solar do imóvel, para saber se a casa recebe incidência de luz solar em algum momento do dia. É um grande diferencial para os dias de inverno.

A vista prévia também evita problemas ou cobranças indevidas na devolução da caução quando o contrato acabar. Por isso, faça uma vistoria com o proprietário ou consultor imobiliário para observar eventuais defeitos no imóvel.

6. Fechar o negócio

Depois que você encontrar o apartamento adequado, aceitar as condições do contrato e reunir a documentação exigida, é hora de fechar o negócio. Leia o contrato com atenção, e caso haja alguma discordância, fale com o proprietário antes da assinatura.

Caso o proprietário ofereça dispensar o contrato, fique atento. Ainda que esta situação exija menos documentos e possa dar um pouco menos de trabalho, o contrato é o documento que dá segurança para quem aluga e para quem é dono do imóvel.

Também se certifique se o proprietário emite os recibos dos aluguéis pagos. Os valores gastos com moradia (comprovados com recibo) podem ser declarados no IRS e você pode deduzir até 15% deste valor por ano.