Minerva era a deusa romana da sabedoria, das artes, do comércio, da justiça, das escolas e das estratégias de guerra. Ela era a contraparte etrusca da deusa grega Atena.
Minerva era filha de Júpiter e nascia já adulta do seu cérebro. A história diz que Júpiter engoliu a deusa Métis (Prudência) para impedir o nascimento de Minerva, mas Vulcano, o deus do fogo, abriu a cabeça de Júpiter com o seu machado.
Minerva era associada aos pássaros, principalmente à coruja, que se tornou o símbolo da cidade.
Minerva era uma das tríades Capitolinas, em associação com Júpiter e Juno.

Anel romano com pedra de granada esculpida com rosto de um homem, é possível que seja outro Deus pagão romano.
Anel romano foi encontrado no fundo do mar junto com moedas do século III e restos de um casco de navio, perto do antigo porto de Cesareia. O espesso anel octogonal com uma pedra verde encravada foi apresentado à imprensa por pesquisadores de Israel.
Na foto podemos ver outro anéis que foram encontrados em túmulos romanos e em outros lugares.
Anéis romanos foram encontrados em vários locais, incluindo naufrágios, túmulos e estradas romanas.
Anéis encontrados em naufrágios
Em 2021, um anel romano de ouro foi encontrado em um naufrágio perto do antigo porto de Cesareia, em Israel. O anel tinha uma pedra verde com a imagem do Bom Pastor, que representa Jesus Cristo.
O anel foi encontrado entre moedas romanas do século III, restos de um casco de navio, uma estatueta de águia de bronze, sinos e peças de cerâmica.
Anéis encontrados em túmulos
Um anel romano com efeito "holográfico" foi encontrado no túmulo de Aebutia Quarta, uma mulher nobre do século I d.C. O anel foi descoberto na necrópole de Grottaferrata, perto de Roma. Acredita-se que o anel represente o filho de Aebutia Quarta, Titus Carvilius Gemello.
Anéis encontrados em estradas romanas
Um anel de ouro com a escultura de Venus Victrix foi encontrado em uma estrada romana na França. O anel data do século II ou III d.C.
Anel bronze com grávura soldado
Valioso anel romano desenterrado da década de 90 ganha nova datação,Uma nova pesquisa apontou que a joia estava errada em cerca de 250 anos.
Anel Romano com valor incrível Histórico
Uma gema romana, nomeada de “entalhe”, desenterrada em 1995 no Parque Arqueológico de Gosbecks, em Colchester, Inglaterra, foi datada erroneamente. É o que aponta uma nova pesquisa no banco de dados de dois importantes museus da região — o Colchester e o Ipswich.
Agora, o especialista Martin Henig revelou que o item pertence aos séculos 1 a.C. e 2 a.C., tendo assim entre 150 e 250 anos a mais do que antes pensado. A revelação vem em momento crítico: a relíquia irá em breve para uma exposição no castelo de Colchester, apesar de estar disponível de maneira gratuita online.
incrível pedra vermelha pode ter sido parte da coleção de uma figura influente que embarcou para a Grã-Bretanha há milhares de anos. A gema que era usada para selar documentos e cartas tem a figura do deus da guerra, Marte, estampada.
Marte era, talvez não sem surpresa, uma divindade popular entre os militares romanos e este anel pode ter chegado à Grã-Bretanha pelo dedo de um legionário, tendo sido transmitido por gerações de sua família”, explicou o curador sênior do Colchester and Ipswich Museums Service, Glynn Davis. “A data revisada do anel fornece a alternativa atraente de que ele pertencia a um influente britânico da Idade do Ferro, talvez um chefe de alta patente”, finalizou.
A responsável pelo portfólio de cultura do Conselho de Borough de Colchester, Julie Young também comentou sobre a nova datação do anel: “Este objeto incrível oferece um vislumbre fascinante de nosso passado histórico. Ter um item tão precioso na coleção do Museu, que agora pode ser datado tão antigo quanto à República Romana, é simplesmente incrível”.
Sobre arqueologia
Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.
Anel de ouro com escultura de deusa romana é encontrado na França
O anel é feito de ouro, data de 1.800 anos e foi encontrado em uma estrada romana em ótimo estado de preservação.
Arqueólogos desenterraram um anel de ouro de 1.800 anos com um retrato esculpido da deusa romana Vênus. O objeto foi encontrado em ótimo estado de preservação perto da cidade de Pacé, no noroeste da França.
A equipe também localizou várias moedas de uma época posterior, quando o Império Carolíngio governava a região. Outros artefatos identificados no local incluem restos de talheres, panelas e outros equipamentos usados para moer grãos.
Anel de ouro com grávura de um homem
Anel com grávura de um Guerreiro com arco e flecha
Anel com grávura de uma mão de adulto segurado uma mão de uma criança
Anel de uma mulher
Anel romano foi encontrado no fundo do mar.de um naufrágio traz símbolo antigo de jesus
Anel feminino com pedra preciosa
Redação Jornal JRP
Fotos net.