Pesquisar o SITE

sexta-feira, 16 de março de 2012


Presidente da Funasa visita Estação de Tratamento em Liberdade

O prefeito Maurício Marques e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz Filho, visitaram na tarde desta quinta-feira (15) a Estação de Tratamento de Esgoto que está sendo construída no bairro de Liberdade. Quando estiver em funcionamento, a obra vai beneficiar aproximadamente 30 mil habitantes.

A estação integra a primeira etapa do saneamento de Parnamirim. Orçada em 7,5 milhões, a obra é executada com verbas da Funasa, com a contrapartida de R$ 3,5 milhões do município. O prefeito Maurício Marques anunciou que a estação deverá ser inaugurada no próximo mês.

“Essa estação de tratamento de esgoto vai beneficiar não só os moradores de Liberdade, mas também do bairro de Primavera. Aproximadamente 12% da população de Parnamirim serão alcançadas com esta que chamamos a obra do século, que é o saneamento ambiental de Parnamirim”, disse o prefeito.

O presidente da Funasa contou estar “alegre” ao constatar que os convênios assinados estão sendo transformados em obras que trarão mais saúde para a população de Parnamirim. “Em breve, Parnamirim terá uma nova realidade sanitária, porque essa obra de saneamento vai beneficiar diretamente a saúde da população”, comentou.

O prefeito Maurício Marques disse que as bombas das estações elevatórias já foram adquiridas e que o sistema começa a operar em abril. A estação de tratamento usa equipamentos de última geração. O funcionamento pode ser acompanhado via internet.

“Esta é a primeira etapa do projeto de esgotamento sanitário. A segunda já está sendo executada na Bacia do Centro da cidade. A obra total do saneamento vai beneficiar 90% do município”, esclareceu o prefeito, acrescentando que a obra total está orçada em R$ 135 milhões.