Pesquisar o SITE

sábado, 27 de outubro de 2012

Fóssil descoberto da mais antiga tartaruga do mundo resiste ao tempo



 (Janek Skarzynski)




















Fóssil da mais antiga tartaruga do mundo resiste ao tempo

Poreba, Polónia - A retirada de uma lama de argila próximo a um aterro sanitário no sul da Polônia revelou o fóssil de uma tartaruga agora reconhecida pelos cientistas como a mais antiga já descoberta no mundo e a mais completa. Datada por pesquisadores do Instituto de Paleontologia de Varsóvia em 215 milhões de anos, o fóssil pode fornecer respostas a muitas questões relacionadas a este réptil, reverenciado até hoje em muitas civilizações em todo o mundo.

"Os fósseis do final do Triássico são raros. Há apenas oito locais no mundo onde você pode encontrá-los. Aqui na Polônia encontramos a coleção de fósseis mais antiga e mais completa", explica Tomasz Sulej, paleontólogo da Academia de Ciências Polonesa, que teve a chance de fazer essa descoberta na região de Cracóvia.

"Eu digo que foi meu anjo da guarda que me guiou a este lugar", disse, referindo-se ao dia que em setembro de 2008, quando, levado pela intuição, foi para a cidade de Poreba. Quatro anos depois, os testes confirmaram o que ele previu: o fóssil provou ser de uma das mais antigas tartarugas do mundo.

O Jornal de Paleontologia de Vertebrados, da prestigiosa edição polonesa da revista National Geographic fez o anúncio em agosto. Um fóssil de idade semelhante foi encontrado na Alemanha. Mas a descoberta na Polônia inclui, além dos ossos tais como a carapaça, vértebras do pescoço e da cauda e ossos das pernas, uma descoberta única. "Nós encontramos duas espécies, uma desconhecida", relata o paleontólogo polonês.

Fonte:France Presse