Pesquisar o SITE

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pronatec-Mais educação para mais norte-rio-grandenses


Pronatec
Mais educação para mais norte-rio-grandenses

O que é o Pronatec? 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, municipais, Sistema "S" e institutos federais, a fim de oferecer bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional. A meta é que oito milhões de pessoas possam ter acesso a oportunidades de capacitação até 2014.

Como é a participação do Senac?
O Senac é um dos parceiros em todo Brasil.  No Rio Grande do Norte, a instituição está oferecendo cerca de 13 mil vagas gratuitas entre 2011 e 2012, beneficiando as populações dos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. 

Qual o público-alvo do Programa?
O Pronatec está sendo implementado por fases, e cada uma delas tem um público-alvo. Nesta etapa, o público-alvo são estudantes do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos, das escolas estaduais norte-rio-grandenses.

Quantas vagas e em quais cursos?
Serão oferecidas, nesta etapa, cerca de 4 mil bolsas de estudos gratuitas, para cursos de formação em áreas como informática, turismo, saúde, gestão e beleza. Temos oferta de 26 cursos como, por exemplo: Operador de Computador, Operador de Redes, Vendedor, Camareira, Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro, Manicure, dentre outros. Veja aqui o quadro de vagas.

Quem pode participar?
Os interessados em concorrer às vagas devem ser alunos regulares do ensino médio ou da educação de jovens.

Como serão as inscrições?
As inscrições começam no dia 22 de junho e seguem até 16 de julho, por meio do site www.pronatec.rn.gov.br. O estudante só poderá se inscrever no curso ofertado em turno oposto ao frequentado por ele na escola.

Como será a seleção?
Quando os inscritos forem em número maior que o quantitativo de vagas ofertas, será procedido um sorteio eletrônico para preenchimento das mesmas pela Secretária de Educação.

Quando será divulgado o resultado?
No dia 16 de julho de 2012, às 12 horas, no site www.pronatec.rn.gov.br.

Quando começam os cursos?
Os cursos começam a ser executados a partir de agosto. 

Onde os interessados no assunto podem obter mais informações?
No site do Senac ou no telefone (84) 4005-1000. 

Prodetur
Qualificando para o desenvolvimento do Turismo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) é parceiro do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), iniciativa financiada com recursos do Ministério do Turismo (MTur), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do RN (SETUR). O objetivo é ampliar os investimentos no setor turístico, tendo como foco a qualificação dos profissionais dessa cadeia produtiva, mediante o oferecimento de cursos gratuitos. 

Por meio de Licitação Pública Nacional, desde 2009, o Senac foi escolhido para executar o  Programa de Qualificação Profissional no Rio Grande do Norte. Somente na primeira fase do projeto, em 2009, foram capacitadas 4.500 pessoas, nos municípios de Tibau do Sul, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, Extremoz, Touros e Barra de Maxaranguape. No ano de 2010, já na segunda fase, as cidades beneficiadas foram Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com 7.600 profissionais habilitados. 

No ano passado, o Senac venceu mais uma licitação do Prodetur, desta vez, para executar o programa nos municípios de Arez, Baía Formosa, Canguaretama , Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso, qualificando um total de 1.481 pessoas. Em 2011 foram realizadas 49 turmas e qualificados 792 profissionais.

As ações de qualificação, em 2012, continuarão sendo implementadas nos cinco municípios, a partir de março, oferecendo 689 vagas para os seguintes cursos: Manipulação Segura de Alimentos, Qualidade no Atendimento, Relações Humanas, Espanhol, Informática, Inglês, Italiano e Português. 

O público alvo dessas capacitações são trabalhadores da área de turismo e egressos dos cursos de capacitação realizados no segundo semestre de 2011. As matrículas ocorrem durante a segunda quinzena de fevereiro, diretamente nos municípios beneficiados. Como se trata de um Programa de Formação Continuada, terão prioridade para participar dessas novas turmas, os egressos dos cursos realizados em 2011. Caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade, serão abertas vagas para pessoas que trabalham na área de turismo. 

Banco de Currículos 
Os egressos dos cursos realizados através do Programa de Qualificação Profissional e que buscam oportunidades de inserção no mercado de trabalho são beneficiados pelo Banco de Currículos do Senac. Essa ferramenta tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre as empresas e os profissionais qualificados no segmento de turismo e hospitalidade. 

Fonte:http://www.rn.senac.br/prodetur

Soldado Cidadão
Rumo ao sucesso
Com o Senac, os recrutas brasileiros marcham direto para o sucesso. Desde 2003, a Instituição participa do programa Soldado Cidadão, realizado em conjunto com o Ministério da Defesa, Fundação Cultural do Exército Brasileiro e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Um dos principais parceiros do programa, o Senac oferece cursos gratuitos para os jovens das Forças Armadas. Assim, os recrutas têm mais oportunidade de ingresso e permanência no mercado de trabalho, após o serviço militar. Até hoje, o Senac já proporcionou educação para milhares de jovens.

As atividades do Soldado Cidadão são realizadas nas Organizações Militares do Exército brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica. Fazem parte da programação cursos de diversas áreas, entre as quais Gestão, Comércio, Informática, e Turismo e Hospitalidade. Além do conteúdo regular dos cursos, os recrutas também recebem noções de cidadania, ética e meio ambiente, o que estimula ainda mais o crescimento profissional e pessoal.

Com o Soldado Cidadão, o Senac dá um passo à frente na inclusão social e na preparação de jovens para o mercado de trabalho.


Fonte:http://www.rn.senac.br/soldado_cidadao


Programa Senac de Acessibilidade
Oportunidade para todos
No Senac, as deficiências não são barreiras. Desde 2002, a entidade desenvolve um programa nacional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, por meio da educação profissional. Assim, a instituição amplia o seu trabalho e aprimora sua programação para atender uma grande parcela da população brasileira. Anteriormente chamado de Deficiência & Competência, o programa ganhou, em 2010, novo nome: Programa Senac de Acessibilidade (PSA).

De acordo com a legislação federal, empresas com mais de 100 funcionários devem destinar 2% de suas vagas a pessoas com deficiência ou reabilitadas; sendo 3% para quem emprega até 500 trabalhadores e 5% a empresas com mais de mil funcionários. Assim, o Senac tem investido na preparação de profissionais capazes e competentes para atender à exigência legal.

Os portadores de deficiência encaminhados por organizações parceiras têm acesso à formação profissional gratuita no Senac. No Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2011, 1.183 pessoas foram beneficiadas por meio dessa iniciativa. E o apoio do Senac vai além. Atualmente, a instituição conta com 14 profissionais deficientes em seu quadro de colaboradores, ocupando diversas funções.

Conheça as organizações parceiras no estado:
  • Associação de Orientação aos Deficientes (Adote)
  • Associação de Pais e Amigos da Pessoa Portadora de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB)
  • Associação dos deficientes Físicos do RN (ADEFERN)
  • Centro SUVAG do RN
  • Sociedade dos Cegos do RN  (SOCERN)
  • Sub-Coordenadoria para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência do RN (CORDE)

Fonte:http://www.rn.senac.br/psa
http://www.rn.senac.br/institucionalpsg
http://www.rn.senac.br/viraavida

Por  Leon Lopes