Encerrado o prazo de convenções cartoriais, estão oficializados todos os candidatos que disputarão o pleito de 2014. No Rio Grande do Norte, cinco postulantes lutam para conquistar a vaga hoje ocupada pela governadora Rosalba Ciarlini. Para o Senado Federal, também foram homologadas as candidaturas de cinco nomes. Já na disputa proporcional, foram definidas oito coligações, e ainda as chapas “pura” das siglas PSTU, Psol e PSL.
Os 18 partidos que apoiam a candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao governo formaram uma única coligação na corrida pelas oito vagas da Câmara dos Deputados Federais. São eles: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN. Juntos, os partidos lançaram 20 candidatos a deputado federal.
Para a Assembleia Legislativa do RN, a coligação de Henrique Alves, denominada “União Pela Mudança”, se dividiu em três: PMDB, PSB, PR, PROS, DEM, SDD, PDT e PRB, com 44 candidatos; PPS, PHS, PV, PTN e PTB, com 46 candidatos a deputado estadual; e PSDB, PSC, PSDC, PMN e PRB, com 38 postulantes.
No arco de aliança formado pelo candidato ao governo Robinson Faria (PSD), estão presentes nove partidos, que também optaram pela divisão nas chapas proporcionais. Para a Câmara Federal, as legendas ficaram assim distribuídas: PSD, PT, PC do B, PP e PEN em uma coligação, e PRTB, PTC, PPL e PT do B em outra. Na disputa por vagas na Assembleia Legislativa, os partidos dividiram-se da seguinte forma: PT, PC do B e PT do B, e PSD, PP, PEN, PRTB, PTC e PPL. As coligações não informaram o total de candidatos homologados.
O PSL, que terá como candidato ao governo Araken Farias e Roberto Ronconi como postulante ao Senado, não se coligou com nenhum partido. A chapa, denominada “Nasce um novo Rio Grande do Norte”, homologou quatro candidatos a deputado federal e oito para deputado estadual. O PSTU também não terá coligação, lançando Simone Dutra como candidata ao governo e Ana Célia para o Senado. O partido terá quatro candidatos para a Assembleia Legislativa e cinco postulantes a deputado federal.
Por fim, o Psol homologou em convenção os nomes de Robério Paulino para o governo, Lailson de Almeida para o Senado, e terá na disputa proporcional 12 nomes para deputado federal e 25 para deputado estadual.
Redação
Fotos Leon Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário