Inteligência artificial consegue traduzir idioma mais antigo do mundo
A inteligência artificial consegue traduzir cuneiformes acádios direto para o inglês com uma precisão extremamente alta
O Acádio é o idioma mais antigo do mundo que se tem conhecimento, e assim como o sumério era escrito com técnicas cuneiformes. Agora, arqueólogos e cientistas da computação israelitas conseguiram desenvolver uma inteligência artificial capaz de traduzi-lo direto para o inglês.
O Acádio é o idioma mais antigo do mundo que se tem conhecimento
O idioma era falado há 5 mil anos na Mesopotâmia, local onde também surgiu a civilização mais antiga. Além da região, a língua também era falada no Oriente Próximo, entre 2500 a.C e 100 d.C.
Escrito em tabuletas de argila, existem centenas de milhares de textos acádios que contam sobre a história, política, sociedade, economia e ciência da Antiga Mesopotâmia, mas pouquíssimas dessas tábuas já foram traduzidas.
Isso porque faltam pessoas com o conhecimento necessário para realizar a tarefa e a maioria dos textos estão fragmentados, e a inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv pretende facilitar esse processo.
O acádio (lišānum akkadītum), também conhecido como acadiano ou assiro-babilônio,era uma língua semítica, parte da família afro-asiática, falada na antiga Mesopotâmia,particularmente pelos assírios e babilônios. A mais antiga língua semítica registrada, ela utilizava a escrita cuneiforme, que, por sua vez, havia sido derivada do antigo sumério, uma língua isolada sem qualquer parentesco. O nome da língua é derivado da cidade de Acádia, um dos principais centros da civilização mesopotâmica.
O registro mais antigo até agora encontrado data do século XIV a.C. e está escrito em símbolos cuneiformes da língua acadiana. O pedaço de barro escrito foi achado em Jerusalém por arqueólogos israelitas.
Desenvolvimento
O acádio é divido em diversas variedades de acordo com a geografia e o período histórico:
Acádio antigo — 2500 – 1950 a.C.
Babilônio antigo/Assírio antigo — 1950 – 1530 a.C.
Babilônio médio/Assírio médio — 1530 – 1000 a.C.
Neo-babilônio/Neoassírio— 1000 – 600 a.C.
Babilônio tardio — 600 a.C. – 100
Hoje considerado uma “língua morta”, o acadiano era uma língua semítica (parte da família afro-asiática) falada particularmente pelos assírios e babilônios na antiga Mesopotâmia, onde atualmente fica parte do Iraque, do Kuwait, da Síria, da Turquia e do Irã.
Redação Jornal JRP
L.Lopes Jornalista RN- Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário