Golpe militar na Niger e possível Guerra na África envolvendo Níger potências é uma possibilidade real após golpe, projetam analistas
Eventual interferência no Níger a colocaria em rota de colisão com Mali e Burkina Faso, que por sua vezes contam os golpistas Militares que deram o golpe e eles tem apoio de Putin da Rússia.
Os quinze pais que apoiam o presidente Mohamed Bazoum, deposto tem também apoio da França ,EUA outros país.
Presidente do Níger é confinado em residência oficial durante tentativa de golpe de Estado da Guarda Presidencial
Segundo fontes próximas a Mohamed Bazoum, Exército se manteve leal ao líder do país e exigiu que guardas se retirem
Os desdobramentos do recente golpe de Estado no Níger podem ser sentidos muito além das fronteiras do país.
Analistas ouvidos pela revista Newsweek alertam para o fato de que a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) rejeita a tomada de poder, e uma eventual intervenção armada do bloco levaria a um confronto com Mali e Burkina Faso.
Nesse caso, as ramificações alcançariam a Rússia e as nações ocidentais, levando a uma guerra.
Bola Tinubu, presidente da Nigéria e da CEDEAO, já se manifestou contra o golpe e parece disposto a agir para desfazer a tomada de poder pelo general Abdourahamane Tchiani, que derrubou o presidente eleito democraticamente Mohamed Bazoum.
Segundo Ibrahim Maiga, conselheiro sênior do Projeto Sahel do think tank International Crisis Group, Tinubu tem “mostrado firmeza” em sua determinação de derrubar Tchiani. E o líder nigeriano é conhecido por não recuar em suas convicções.
“Acho que não devemos subestimar a determinação da CEDEAO de ver este golpe fracassar no Níger”, disse o analista. “Portanto, não devemos subestimar sua disposição de ir tão longe, incluindo o uso de intervenção militar.”
Redação Jornal JRP
Nenhum comentário:
Postar um comentário