Pesquisar o SITE

quinta-feira, 26 de março de 2015

Canadá está à procura de brasileiros; saiba mais!


Brasileiros que trabalham nas áreas de TI, engenharia, administração, contabilidade e marketing estão na mira da província de Québec no Canadá.
Com boas perspectivas profissionais, a região promove anualmente um programa de imigração voltado para profissionais qualificados e, de preferência, que tenham até 35 anos. São aceitas até 6.300 solicitações de visto permanente por ano, recebidas de todo o mundo.
“Todo ano são milhares de novos imigrantes que chegam ao Québec”, diz Perla Haro Ruiz, assessora de prospecção e promoção do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec.
Ficou interessado? “Aprender francês é o primeiro passo”, diz Perla. Neste mês, ela está no Brasil e tem percorrido várias cidades fazendo palestras para interessados em conseguir o visto permanente de residência e trabalho no país.
O foco na exigência de domínio do idioma francês, que é a única língua oficial do Québec, fica claro nos encontros, sempre lotados, realizados por aqui. “Se o profissional não fala francês, ele não vai conseguir um emprego qualificado”, afirma Perla.
A facilidade que brasileiros têm em aprender o idioma, aliás, é um dos pontos que faz com que o país seja um dos preferidos do governo do Québec na hora de recrutar profissionais para imigração na América Latina. Segundo Perla, a raiz latina comum e a fonética do português tornam, em tese, mais simples o estudo do francês para brasileiros.
Mas não é só isso. A boa qualidade acadêmica e profissional e a facilidade de adaptação dos brasileiros, também contam a nosso favor, segundo Perla. “A formação universitária brasileira é parecida com a canadense, em geral, não há necessidade de revalidação do diploma. Além disso, os imigrantes brasileiros são abertos a novas culturas e não costumam se fechar em ‘guetos’”, afirma.
“Muitas pessoas se inscrevem na palestra e acham que vão sair daqui com emprego no Québec, mas não é bem assim”, diz Perla. O programa é para conseguir o visto permanente de residência e trabalho.
E, apesar de o governo do Quebec dar suporte e fornecer ferramentas de acesso a plataformas de networking e de busca de emprego, a conquista das oportunidades profissionais é de responsabilidade de cada imigrante aceito na província.
Por isso, é importante atentar à lista de profissionais mais demandados, que é atualizada a cada dois anos pelo ministério da imigração a partir de informações do mercado de trabalho da província.
Com informações do site Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário