Pesquisar o SITE

domingo, 28 de dezembro de 2025

400 anos enterrados na lama, revelada a "ponte estadual" de Kaifeng, capital da dinastia Song do Norte

400 anos enterrados na lama, revelada a "ponte estadual" de Kaifeng, capital da dinastia Song do Norte
3 de agosto de2020. 

Escavações arqueológicas em Kaifeng, província de Henan, China, revelaram os restos de uma "ponte estatal" que é considerada uma estrutura representativa da capital Song do Norte, "Prefeitura de Tóquio Kaifeng".A velha ponte, que esteve enterrada na lama durante várias centenas de anos, está agora a ser revelada mais uma vez.
 O local de Zhouqiao está localizado a cerca de 50 metros ao sul da interseção da estrada Zhongshan e da estrada Jiyu na cidade.A data de construção remonta ao período Jianzhong (780-783) da Dinastia Tang.Foi descoberto por acaso em 1984, e investigações exploratórias parciais foram conduzidas.



A descoberta da Ponte Zhouqiao em Kaifeng, na China, revelou uma estrutura monumental que permaneceu enterrada sob metros de lama e areia por quase 400 anos. Construída originalmente durante a Dinastia Tang (780–783 d.C.), a ponte tornou-se um marco central de Kaifeng quando a cidade serviu como a próspera capital da Dinastia Song do Norte (960–1127). 
A estrutura foi completamente submersa em 1642, após uma inundação catastrófica do Rio Amarelo ocorrida durante o final da Dinastia Ming. 

Destaques da Descoberta
  • Murais Gigantes: A descoberta mais impressionante são os murais de pedra esculpidos nas paredes de contenção do canal, datados da Dinastia Song. Eles retratam cavalos alados, garças e nuvens auspiciosas, medindo cerca de 3,3 metros de altura e estendendo-se por mais de 20 metros em cada margem.
  • Dimensões Monumentais: A ponte possuía um deck de pedra com cerca de 30 metros de largura, comparável a pontas de rodovias modernas com oito faixas.
       

  • Cidades Sobrepostas: O local exemplifica o fenômeno de "cidades empilhadas", onde seis cidades diferentes foram construídas umas sobre as outras ao longo de 2.000 anos devido a inundações repetitivas.
  • Relíquias: Foram desenterrados mais de 60.000 artefatos, incluindo uma vasta coleção de porcelanas das dinastias Song, Jin, Yuan e Ming. 
      



As escavações modernas, iniciadas em 2018, permitiram aos arqueólogos confirmar descrições históricas encontradas em textos como o Dongjing Menghua Lu (Um Sonho de Esplendor na Capital Oriental), que detalhava a vida vibrante na antiga capital. 

Redação 

Por Leon Lopes da Silva, jornalista, Diretor e fotográfico do Jornal JRP INTERNACIONAL 

Apoio:
PCDB NACiONAL 
O Brasil com mais políticas Públicas 
JCIDADERN@HOTMAIL.COM 
pcdbnacional@hotmail.com






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário