Pesquisar o SITE

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

O Códex Wallerstein é um manual de combate medieval do século XVI




O Códex Wallerstein é um manual de combate medieval do século XVI que compila três manuscritos de datatbuch do século XV. Este codex é fundamental para o estudo das Artes Marciais Europeias Históricas (HEMA) e fornece informações valiosas sobre estilos de luta medievais. O manuscrito contém técnicas de luta com várias armas, como espada longa, messer e punhal, bem como técnicas de luta sem armas e combate com armadura.


O Códex Wallerstein está dividido em três partes: a Parte A, que trata do combate com espada longa, punhal e messer; a Parte B, que se concentra em técnicas de luta e aderência e inclui ilustrações sobre combate corpo a corpo; e a Parte C, que se refere ao combate com armadura e manejo de armas nesse contexto.


Uma das características mais interessantes do Codex Wallerstein são suas ilustrações, que mostram homens lutando em diversas posições e com armas diferentes. Algumas destas ilustrações podem parecer curiosas ou até grotescas para os padrões modernos, como imagens de homens mordendo as partes íntimas de outros homens, que se acredita serem técnicas de luta ou rituais de submissão.


Acredita-se que o Códex Wallerstein pertencia a Michael Baumann, um mercenário profissional registrado nos registos fiscais de Augsburgo entre 1471 e 1495. Em 1556, o manuscrito chegou às mãos de Paulus Hector Mair, que se dedicou ao estudo e desenvolvimento das artes marciais ocidentais. 


Redação 


Por Livyo Araújo, jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário