Sr. Leon Lopes da Silva
Professor, pesquisador,Jornalista e Artista plástico de Natal - RN - BRASIL
Os tipos de vinho podem ser classificados principalmente por sua cor (tinto, branco, rosé), efervescência (tranquilo, espumante, frisante) e doçura (seco, meio seco, suave).
Classificação por Cor
- Vinho Tinto: Produzido a partir de uvas tintas ou roxas, fermentado com as cascas, o que lhe confere a cor e maior presença de taninos e corpo. Uvas comuns incluem Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.
- Vinho Branco: Geralmente feito de uvas brancas, fermentado sem as cascas. Também pode ser feito de uvas tintas, desde que as cascas sejam removidas imediatamente (conhecido como Blanc de Noirs). Uvas comuns incluem Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling.
- Vinho Rosé: Um intermediário entre o tinto e o branco, feito com uvas tintas, mas com pouco contato com as cascas durante a fermentação, resultando em sua coloração rosada e um perfil mais leve e frutado.
Classificação por Nível de Açúcar
A legislação brasileira define os vinhos com base na quantidade de açúcar residual por litro:
- Seco: Contém até 4g de açúcar por litro. Possui baixa percepção de doçura.
- Meio Seco (ou Demi-Sec): Contém entre 4,1g e 25g de açúcar por litro. Oferece um equilíbrio entre a secura e a suavidade.
- Suave: Contém acima de 25g de açúcar por litro, podendo ter açúcar adicionado. É o tipo mais doce e popular no Brasil.
Outros Tipos Notáveis
- Vinho Espumante: Vinhos com gás carbônico perceptível, que causam efervescência. Incluem o Champagne, Cava e Prosecco, podendo variar de extremamente seco (Brut, Extra Brut) a doce (Demi-Sec).
- Vinho Licoroso (Fortificado): Vinhos que tiveram aguardente vínica adicionada durante ou após a fermentação, aumentando seu teor alcoólico e potencial de envelhecimento. Exemplos notáveis são o Vinho do Porto e o Jerez (Sherry).
- Vinho Verde: Um tipo de vinho português conhecido por sua acidez acentuada e frescor, que pode ser tinto ou branco.
- Vinho Laranja (Orange Wine): Vinhos brancos fermentados em contato com as cascas, técnica que lhes confere uma coloração alaranjada e taninos.
%20(2).jpeg)
Por Leon Lopes da Silva, Diretor jornalista e fotógrafo do Jornal JRP INTERNACIONAL



%20(1).jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário