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segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Simulador veicular é obrigatório em autoescolas e fica caro habilitação




Simulador veicular é obrigatório em autoescolas e fica caro habilitação

Tudo no Brasil é o olho da cara!.

No EUA é menos de U$150,00 dolares e não tem burocracias para tirar e receber habilitação,no Brasil é caro mais de R$1.700,00 (somos roubados)e é uns 50 dias para receber a habilitação se não for reprovado.

Diferenças entre tirar habilitação no Brasil e nos EUA

Como já sabemos, as diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos são grandes e abrangem diversos aspectos. Um deles está no fato de tirar a habilitação. Veja algumas diferenças entre tirar habilitação no Brasil e nos EUA.

Para tirar a habilitação nos EUA, você deve ir até o órgão responsável, pegar um folheto que possui todas as leis do exame teórico e agendar o exame através da internet gratuitamente.
 O exame prático poderá ser agendado uma hora depois.



Os detalhes do exame teórico são minuciosos e abrangem perguntas como a que distância de um carro que vem na contra mão é preciso abaixar o farol, qual o valor da multa por infrações, etc… Sendo assim, deve-se estudar muito!

Depois basta chegar ao local da prova com 15 minutos de antecedência, realizar os exames e esperar a habilitação chegar pelo correio.

O exame prático é feito com seu próprio carro, pois eles não possuem um veículo para o procedimento.

E no Brasil? Bem, no Brasil você paga para fazer cursinho, ganhar apostila, fazer exame médico, psicotécnico e para fazer as aulas. A vantagem é que não precisa ter seu próprio carro nem pedir emprestado o do pai.

No Brasil



Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula, de simulação
,sendo uma com conteúdo noturno.

Ao todo, são necessárias 25 horas ao volante para tirar a carteira de motorista na categoria B.

 A carga horária aumentou em 5 horas no ano passado, também por determinação do Contran.

Segundo o Ministério das Cidades, as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

A Resolução Nº 543, que trata do tema, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda e descreve o conteúdo das aulas no simulador.

O uso do aparelho é obrigatório em todas categorias , após as autoescolas terem tido um prazo para adquirir ou alugar o equipamento.

Mas a data de validade foi adiada até que, em junho de 2014,o Contran decidiu que o uso do aparelho na formação de novos motoristas seria opcional.

Naquela época, um simulador custa R$ 150.000mil,  a 200.000 mil cada máquina para auto escolas,
investimento muito alto para os donos.

O presidente do Contran, Alberto Angerami, diz que o simulador pode ajudar a reduzir acidentes.

"Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador”, afirmou.

Os mais abastados podem até ter um destes em casa para “brincar” de piloto de corrida, mas o simulador da foto é destinado aos futuros motoristas.

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a obrigatoriedade do equipamento nas autoescolas de todo o Brasil.

Já vimos esse filme. A exigência de uso de simuladores para quem tenta obter CNH de categoria B foi determinada em 2013.

As autoescolas tinham que disponibilizar o equipamento a partir de 1º de janeiro de 2014, mas o prazo foi sendo adiado até que, em junho do mesmo ano, o Contran decidiu tornar o equipamento opcional.

Com a nova resolução,os donos das autoescolas investiram para se adequar à exigência.

A intenção é diminuir o risco de acidentes com quem está tendo os primeiros contatos com a direção de um veículo. Além dos instrumentos do carro, o simulador recria várias situações do dia a dia do motorista, como rodovia com chuva, presença de animais na via e ultrapassagens.

Simulador veicular

Fica assim, então: o candidato a motorista deve passar no exame teórico e na avaliação médica.

Depois, deve fazer treinamento no simulador por no mínimo cinco horas/aula. Somente após essa fase é que a pessoa inicia as aulas em um carro de verdade (mínimo de 20 horas/aula).

É claro que o assunto ainda vai gerar muita discussão.

Há quem defenda os simuladores, para diminuir a insegurança de quem nunca assumiu o volante de um veículo.

 Mas a maioria parece ser contra a obrigatoriedade, principalmente donos de autoescola.

Primeiro pelo fator custo: um simulador pode custar mais de R$ 150 mil.

 Os gastos adicionais são repassados a quem busca sua CNH, ou seja, a obtenção do documento fica ainda mais cara.

Segundo pela dúvida quanto à eficácia: para muita gente, os simuladores não dão as noções iniciais necessárias, por mais realistas que sejam.

Na visão de especialistas em trânsito, a má formação de motoristas no Brasil se deve principalmente à falta de aulas práticas — 20 horas/aula (25 com o simulador) não são suficientes.

 O simulador pode até amenizar, mas não resolve o problema.

Mas o plano do Contran é estender o uso de simuladores para obtenção de habilitação para caminhões, ônibus e até motos.

Redação Jornal JRP

Por Leon Lopes SRTE/RN

Fotos: L.Lopes

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