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quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Viadutos do DNIT na BR101 vão prejudicar Natal e Parnamirim.

Viadutos do DNIT na BR101 vão prejudicar Natal e Parnamirim.

Amigos de Natal e Parnamirim , escrevo esse texto na esperança de ser lido e, quem sabe, ajudar a evitar mais um dano à nossa nossas cidades que tem sido tão maltratada por obras viárias erradas e algumas mau projetada, que deixa a cidade feia e atrapalham seu desenvolvimento.

 Os viadutos que o DNIT que está construir em Natal e Parnamirim na BR101 são um erro de Engenharia Rodoviária, vão destruir a beleza da principal entrada de Natal, vão afetar negativamente o valor imobiliário do seu entorno e inibir o desenvolvimento futuro, vão inviabilizar uma futura alternativa de trem/bonde/VLT no canteiro central da BR, inviabilizam uma ciclovia moderna na pista principal, são economicamente inviáveis pois produzem aumento de consumo de combustível, e possuem alternativas muito melhores.

 Duas obras essenciais à Natal deixam de ser realizadas - a melhoria do túnel da Av. das Alagoas e um viaduto no entroncamento da BR101 com o prolongamento da Prudente de Morais.

 Em Parnamirim, os viadutos do DNIT vão conter o desenvolvimento da região da cidade onde vão ser instalados.

Em resumo, os viadutos em Natal, todos, a meu ver, são equivocados, desnecessários, usam conceito ultrapassado e trarão prejuízos estéticos, urbanos, imobiliários e econômicos à cidade.

 Em Parnamirim, um deles tem conceito equivocado. Do conjunto da obra do DNIT, na minha opinião, apenas duas das intervenções fazem sentido e são boas, as trincheiras na altura da Maria Lacerda e no Acesso a Pium.

Antes, dois aspectos de fundo devem ser ditos, as omissões de obras essenciais e as ausências graves em obras como essas - audiências públicas e estudos necessários para obra como essa.

OMISSÕES GRAVES

Há três omissões gritantes no projeto.

(1) Infraestrutura cicloviária bem elaborada no meio da pista. Uma tendência moderna em todo mundo e até mesmo já consta nos manuais atuais do DNIT, não há nada previsto para bicicletas na BR101 no trecho Natal-Parnamirim.

(2) Viaduto Prudente de Morais. Onde realmente deveria haver um viaduto tradicional, essencial, no entroncamento da BR101 com a Prudente de Morais, não haverá intervenção nenhuma.

 (3) Túnel Av. das Alagoas. O túnel que dá acesso à avenida das Alagoas é essencial à cidade, reduz tráfego da Roberto Freire, e substitui com vantagem absoluta o Viaduto de Neópolis projetado para os retornos pretendidos.

AUSÊNCIA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA, ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA

Salvo engano, o DNIT não realizou sequer uma audiência pública para apresentar esse projeto e discutir com a sociedade natalense e de Parnamirim.

 Por ser uma obra realizada em área Federal, a faixa de domínio da BR101, o DNIT julga que pode ignorar solenemente a cidade do Natal e seus moradores, e fazer o que bem entenda, à revelia do entorno.Isso evidentemente não está certo e é um erro grave de projeto,Não consta, ou ao menos não encontrei, um estudo do impacto de vizinhança exigido em Lei para áreas urbanas, nem o estudo de impacto ambiental considera os aspectos socioeconômicos da obra.

 Mas eu tenho uma ideia do que vai acontecer e apresento aqui - o saldo dos viadutos é amplamente negativo.

 O próprio documento do DNIT considera que os viadutos poderão produzir desvalorização imobiliária.

 A afirmativa está errada, vão produzir desvalorização imobiliária, sem produzir ganhos efetivos para a cidade.

Não consta do projeto um estudo de viabilidade econômica, ou seja um estudo de custos anuais (o custo da obra considerada em perpetuidade) versus benefícios anuais (redução de consumo de combustível, redução de tempos de viagem).Uma análise do custo versus benefícios em termos de consumo de combustível e outros problemas.

Podemos ver que essa Administração do DNT e dos Governos de Parnamirim e Natal,eles não tem respeito pelo povo.

Redação JRP

POR JORNALISTA Leon Lopes

FOTOS:LEO

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