Em uma instituição, sem antivirais, oxigênio ou respiradores, havia apenas toalhas — e atenção. Os cuidadores improvisaram um método chamado drenagem postural: colocavam os pacientes em macas inclinadas ou colocavam toalhas sob o abdômen para que a gravidade ajudasse a drenar o líquido dos pulmões e manter as vias aéreas desobstruídas.
***************************************
Sr.Leon Lopes da Silva, Diretor, jornalista e fotógrafo do RN
**************************************
Os principais aspectos desse evento foram:Contexto – O surto de gripe devastou várias instituições para idosos, com recursos escassos ou inexistentes, como antivirais, tanques de oxigênio ou respiradores.
O "Milagre silencioso" – Em um dos asilos, os cuidadores se recusaram a aceitar a situação. Usando apenas toalhas e seus conhecimentos de anatomia, eles improvisaram a técnica de drenagem postural.
A técnica – Ao deitar os pacientes em camas inclinadas ou colocar toalhas enroladas sob seus abdômens, a equipe usou a gravidade para ajudar a drenar o fluido dos pulmões, mantendo as vias aéreas dos idosos desobstruídas.O resultado – Enquanto lares vizinhos lamentavam a morte de dezenas de idosos, neste asilo específico, nenhuma vida foi perdida. A história, no entanto, permaneceu desconhecida fora do Vietnã por muito tempo.
**************************************
Jornalista d Natal- RN no rio grande do norte , Brasil
Sr.Leon Lopes da Silva
Jornalista,professor,pesquisador,terapeuta,teólogo,artista plástico, técnico de projetos sociais,técnico de informática, perito grafotécnico forense criminal.
*************************************
O resultado? Enquanto outros lares registraram dezenas de mortes, nesse não se perdeu um único idoso. 🙌
Essa história permaneceu quase desconhecida fora do Vietnã, mas é um lembrete atemporal: às vezes, não são as máquinas avançadas que salvam vidas, mas a engenhosidade, a observação e o cuidado humano.
Por Livyo Araújo, jornalista
Redação: JORNAL JRP INTERNACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário