Pesquisar o SITE

sábado, 28 de setembro de 2013

Cientistas criam carro que freia quando motorista se distrai

Cientistas criam carro que freia quando motorista se distraiAcelerador do veículo recebe "comandos" de um capacete com catorze sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e podem determinar seu nível de concentração

France Presse
Publicação: 25/09/2013 18:20 Atualização:

Sydney - Cientistas australianos apresentaram nesta quarta-feira (25/9) um protótipo de carro que freia se sensores colocados na cabeça do motorista detectarem que ele está distraído.

O acelerador do veículo recebe "comandos" de um capacete com catorze sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e podem determinar seu nível de concentração, explicou Geoffrey Mackellar, cientista da empresa de neuromecânica Emotiv.

Durante testes no sistema, os cientistas pediram aos motoristas que falassem ao telefone, trocassem a estação de rádio, bebessem água ou olhassem para um mapa para poder medir sua atividade cerebral enquanto executavam estas tarefas.

Os motoristas também tiveram que dirigir a 15 km/h para medir sua atividade cerebral quando não estão realizando outras atividades. O protótipo, encomendado pelo Real Automóvel Clube do estado da Austrália Ocidental, usa programas de computador que permitem acelerar quando "o motorista está atento e frear quando não está", disse Emad Tahtouh, da empresa eletrônica FINCH.


O sistema analisa dados como a frequência das piscadas, o tempo em que o olhar fica fixado em um ponto preciso, a inclinação do pescoço e o nível de atividade cerebral quando o motorista está executando algumas das ações descritas.

Quando o carro detecta uma redução da atenção, ele freia, e volta a acelerar quando a atenção volta a aumentar. O protótipo, que não tem objetivo comercial, quer contribuir para as pesquisas no campo da segurança viária.

"Em termos de mortos e feridos em estradas, os efeitos da falta de atenção são comparáveis aos da velocidade e da direção sob efeitos do álcool", afirmou o diretor do Real Automóvel Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário