Em meio ao crescente interesse pelo metal, B3 lança contrato futuro de Ouro (GLD)
*****************************************
Sr Leon Lopes da Silva
Jornalista,professor,pesquisador,terapeuta,teólogo,artista plástico, técnico de projetos sociais,técnico de informática, perito grafotécnico forense
Jornal JRP internacional
jcidadern@hotmail.com
Denúncias,Ligue
Tel.55-84-999643633
*****************************************
A B3 (B3SA3) anunciou nesta quarta-feira (9) o lançamento do novo contrato futuro de Ouro (ticker: GLD) em meio a um cenário de crescente interesse pelo metal como ativo de proteção e diversificação. O produto será disponibilizado para negociação a partir de 21 de julho e, segundo a bolsa brasileira, será operado em modelo similar ao dos mini contratos de índice e de dólar.
Com tamanho de 1 onça troy, a B3 informa que o contrato futuro de ouro será menor que os já negociados mini índice e minidólar. O derivativo, de acordo ainda com a bolsa brasileira, foi desenhado para facilitar o acesso dos investidores a este mercado em um ambiente de bolsa regulado, com liquidação exclusivamente financeira e referência no preço internacional do metal (índice LBMA Gold Price).
O ETF de ouro mais popular no mercado americano é o SPDR Gold Trust (GLD), de acordo com o EBC Financial Group. No Brasil, o GOLD11 é o ETF de ouro listado na B3, que acompanha o índice do iShares Gold Trust (IAU) negociado nos EUA.

Conhecimento do produto
Para marcar o lançamento do produto, a B3 realiza neste mês a “Semana do Ouro”, com uma série de eventos para ampliar o conhecimento sobre o produto.
“O lançamento do Futuro de Ouro é um passo importante na democratização de produtos sofisticados. Ao oferecer uma solução local inspirada no sucesso dos nossos minicontratos, permitimos que o investidor de varejo acesse o mercado de ouro de forma eficiente e segura, sem a necessidade de buscar estruturas no exterior ou em mercados não regulados”, afirma Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
A B3 informa ainda que apesar de o foco principal ser o investidor de varejo, a modalidade também atende à demanda de investidores institucionais.
Públicidade: do PCDB NACIONAL todos direitos reservado
- O GOLD11 é um ETF (Exchange Traded Fund) que acompanha a variação do ouro na B3.
- BDRs são certificados de ações de empresas estrangeiras negociados no Brasil, como o BDR do ETF IAU (BIAU39).
- Existem fundos que investem diretamente em ouro ou em empresas relacionadas ao setor.
- É possível comprar ouro físico em barras ou moedas, mas é importante verificar a autenticidade e buscar locais confiáveis para a compra e armazenamento.
- Para investidores experientes, os contratos futuros de ouro na B3 oferecem a possibilidade de lucrar com a variação do preço do ouro.
- As corretoras de valores são o principal ponto de acesso para a compra de ETFs e BDRs de ouro, além de contratos futuros.
- Alguns bancos, como o Banco do Brasil, oferecem a possibilidade de comprar ouro físico em formato escritural, que representa a compra do ouro de forma virtual, ou por meio de fundos de investimento em ouro.
- Para compra de ouro físico, é recomendado buscar casas especializadas autorizadas pelo Banco Central e pela CVM, garantindo a autenticidade do produto.
- A negociação de ouro na B3 é feita em reais por grama, enquanto em bolsas internacionais, como a COMEX, a negociação é em onças-troy.
- Ouro é considerado um ativo de proteção, mas também pode ser volátil, sendo importante considerar o perfil de risco do investidor antes de investir.
- É importante pesquisar e comparar as opções de investimento, considerando taxas, custos e riscos envolvidos.
O ativo aprovado com "Laço de Ouro" no mercado brasileiro, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), é o contrato futuro de ouro, com ticker GLD. Ele foi lançado em 21 de julho, e é um derivativo que visa facilitar o acesso dos investidores ao mercado de ouro de forma regulada e transparente.
Um ETF (Exchange Traded Fund) de ouro é um fundo de investimento que busca replicar o desempenho do preço do ouro, permitindo que os investidores tenham exposição a esse metal precioso sem a necessidade de comprá-lo fisicamente. No Brasil, o ETF GOLD11 é um exemplo, buscando refletir a variação do ouro em dólar, através do iShares Gold Trust (IAU) negociado na bolsa de Nova York.
A B3 também oferece o ETF GOLD11, que investe em ouro, e contratos de ouro à vista em diferentes tamanhos (OZ1D, OZ2D e OZ3D). O contrato futuro de ouro (GLD) foi desenhado para ser menor e mais acessível, com referência no preço internacional do metal (índice LBMA Gold Price) e liquidação exclusivamente financeira, segundo a B3.
********************************************
PCDB NACIONAL
O Brasil com mais políticas públicas
pcdbnacional@hotmail.com
**************************************
- Em ouro no Brasil, você pode investir através de ETFs, BDRs, fundos de investimento, e até mesmo comprando ouro físico (em barras ou moedas).
Opções de investimento:
1. ETFs:
O GOLD11 é um ETF (Exchange Traded Fund) que acompanha a variação do ouro na B3.
2. BDRs:
BDRs são certificados de ações de empresas estrangeiras negociados no Brasil, como o BDR do ETF IAU (BIAU39).
3. Fundos de Investimento:
Existem fundos que investem diretamente em ouro ou em empresas relacionadas ao setor.
4. Ouro Físico:
É possível comprar ouro físico em barras ou moedas, mas é importante verificar a autenticidade e buscar locais confiáveis para a compra e armazenamento.
5. Contratos Futuros:
Para investidores experientes, os contratos futuros de ouro na B3 oferecem a possibilidade de lucrar com a variação do preço do ouro.
Onde comprar:
Corretoras:
As corretoras de valores são o principal ponto de acesso para a compra de ETFs e BDRs de ouro, além de contratos futuros.
Bancos:
Alguns bancos, como o Banco do Brasil, oferecem a possibilidade de comprar ouro físico em formato escritural, que representa a compra do ouro de forma virtual, ou por meio de fundos de investimento em ouro.
Casas especializadas:
Para compra de ouro físico, é recomendado buscar casas especializadas autorizadas pelo Banco Central e pela CVM, garantindo a autenticidade do produto.
Outras informações:
A negociação de ouro na B3 é feita em reais por grama, enquanto em bolsas internacionais, como a COMEX, a negociação é em onças-troy.
Ouro é considerado um ativo de proteção, mas também pode ser volátil, sendo importante considerar o perfil de risco do investidor antes de investir.
É importante pesquisar e comparar as opções de investimento, considerando taxas, custos e riscos envolvidos.
Redação JRP
Por Leon Lopes, jornalista
Jornal JRP internacional
jccidadern@hotmail.com
O Brasil com mais políticas públicas
PCDB NACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário