Pesquisar o SITE

domingo, 29 de dezembro de 2013

Associação ATAP/RN:Nota pública



Nota pública

Associação de trabalhadores agrícolas  de Parnamirim (ATAP/RN) vem a público informar que toda a equipe da Associação de trabalhadores agrícolas está pronta para auxiliar e assessorar as comunidades e entidades de interesse público e comunitário, com o objetivo de fortalecer as comunidades de Parnamirim/RN.

Conforme o coordenador, Leon Lopes, o ATAP/RN está à disposição dos interessados para fornecer informações aos líderes comunitários que queiram legalizar ou fundar sua entidade. Os  interessados devem comparecer à sede da ATAP/RN, no endereço Rua Presidente Castelo Branco, nº 37,sala 01 – Santa Tereza – Parnamirim/RN. Os telefones para informações são (84) 3643-2378 e 9964.3633-8801.1042. O horário de atendimento é das 14:00h às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira.
Ligar para agendamento!

Os interessados devem estar munidos com a documentação para inclusão, complementação ou correção das informações prestadas a fim de tornar as entidades aptas e regulares.

A Diretoria da ATAP/RN  querem garantir todos os direitos das entidades comunitárias, colaborando para o desenvolvimento das ações em benefício das comunidades.
 Nos  colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos necessários.

Leon Lopes
Coordenador da ATAP/RN em Parnamirim/RN

Cel.(84)9964-3633.8801-1042

E-mail:jcidadern@hotmail.com





E-mail: jcidadern@hotmail.com

Por Leon Lopes

Parceiro:
Kl- Brasil 


Carro pega fogo apois vistoria no Detran de Natal/RN




NATAL - Uma vistoria anual do Detran está causando muita dor de cabeça aos proprietários de veículos no Rio Grande do Norte.

Quinta feira -  Barros, de 47 anos, teve o seu carro totalmente queimado no Detran de Natal/RN.Ele alega que o incêndio foi provocado por falhas elétricas:


Filas intermináveis e poucos funcionários os usuários do DETRAN de Natal sofre pela incompetência do atual governo.


 Sempre faço as vitorias lá. Dessa vez, o rapaz começou a me coordenar e mandou que eu acendesse a lanterna e pisasse no freio. Em seguida, ele abriu o capô do carro e realizou um procedimento ao conectar um cabo à bateria do veículo, quando já tinha terminado a vistoria na saída o veículo gol a gás natural deu início a um curto-circuito que queimou toda parte do motor.

Barros, que estava sozinha no veículo, disse que tomou um susto ao ver as chamas. Segundo ele, não havia nenhum extintor de incêndio no local, e o fogo foi controlado por outros motoristas que estavam aguardando para realizar suas vistorias.

O incêndio ocorreu no dia 27 de dezembro, por volta de 13h30m. Barros afirmou que desde então está sem trabalhar, pois precisa do veículo para atender aos seus clientes.

Vejam as fotos:




Da redação do JRP

Fotos Leon Lopes

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PARNAMIRIM/RN : É TOMADA PELA LAMA!



  


PARNAMIRIM/RN : É TOMADA PELA LAMA!

Mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto em casa. Este é só um dos dados de um estudo divulgado, nesta sexta feira (27), sobre a situação do saneamento básico, nas 100 maiores cidades do país.

“Aqui desce todos os resíduos. É insuportável o cheiro, dá muita mosca, muitos insetos”, diz uma moradora.


Parnamirim é a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte, com mais de 210 mil habitantes. Em saneamento básico, é a pior entre as 100 maiores do país.
O ranking no Brasil leva em conta itens como distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, e é baseado nos últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Em todos os quesitos os índices de Parnamirim/RN  são uma calamidade.

Quase metade da população não tem água encanada. Rede esgoto praticamente não existe, e os 8% coletados vão assim mesmo pros rios. O município não trata nem um único litro de esgoto.


Um conjunto habitacional foi planejado, construído pelo poder público. Então foi feito uma rede coletora de esgoto que passa embaixo do asfalto. Não tem esgoto a céu aberto.

E o planejamento parece não existir. Todo o esgoto coletado no conjunto habitacional, acaba jogado assim a céu aberto. O descaso deixa cicatrizes.

Parnamirim é o extremo, mas não um caso isolado. Apenas metade dos brasileiros tem coleta. E só 38% do esgoto são tratados.



Os melhores exemplos estão concentrados em São Paulo, Paraná e Minas. A melhor cidade entre as 100 maiores é Uberlândia, que tem praticamente todos os moradores com acesso a água tratada e coleta de esgoto.

Quando o saneamento falta, o reflexo é imediato na saúde, principalmente das crianças.

“De cem crianças que a gente cuida, então uma medida de 42 a 60% que tem esse problema de diarreia”, afirma  a coordenadora de assistente social  da Associação de Apóio as Crianças em Parnamirim, Ewanuelly  de  Mendes.


“Cada real que nós deixamos de investir em saneamento básico leva a um prejuízo 10 vezes maior em custos de saúde pública e de tratamento de doenças”,  relatam os médicos infectologistas.


Menos da metade da população tem coleta, os números são piores. Apenas 36% dos moradores são atendidos com rede coletora. 

“Normalmente a gente pensa na luz, na água, telefone, internet, mas saneamento é uma coisa que a gente não vê, não se vê então não preocupa só quando tem o cheiro tu pensas, puxa vida tem alguma coisa errada”, conta a moradora Adriana da silva.

E já faz algum tempo que o cheiro bateu a porta dos moradores.


 O sistema de fossas usado na cidade não da mais conta de uma população que passou dos 210 mil habitantes. E o esgoto vai para rede de água da chuva ou direto para os rios.


“Isso aqui é esgoto porque você pode ver que aqui na Escola e em todas  as casas desce esgoto. Não tem saneamento, um lugar próprio né, que vai”, disse o morador  Carlos de Paula.

Parnamirim é uma cidade muito suscetível a alagamentos. A chuva inclusive já deixou marcas profundas na história recente da cidade. E é justamente nesses momentos que os  30 milhões de litros de esgoto despejados nos afluentes e no rio  voltam para perto da população.

Sem saneamento, a história se repete. Parnamirim tem quase três vezes mais internações por diarreia do que as cidades mais bem colocadas no ranking.


Na última matéria, em  17/12/20113, a equipe de reportagem  Jornal JRP mostrou o drama de moradores de Parnamirim , nos bairros . Eles reclamaram que as obras do Saneamento Básico é mal feita, não funciona  correto e estar fora dos padrões, tem provocado obstruções e alagamentos em dias de chuva, além de proporcionar a ocorrência de mosquitos causadores da dengue.


“No ritmo de hoje talvez a gestão não consiga resolver  o problema  , portanto nossos netos continuarão discutindo saneamento básico.

“Não cabe mais em Parnamirim e no Brasil de hoje, ter uma infraestrutura básica tão atrasada”,

Da Redação 

Clipe de Miley Cyrus vaza um dia antes do lançamento oficial; confira

Publicação: 26/12/2013 10:08 Atualização: 26/12/2013 11:26

Em Adore You, Miley aparece de lingerie (Reprodução/Vídeo)
Em Adore You, Miley aparece de lingerie
Clipe de Miley Cyrus vaza um dia antes do lançamento oficial; confiraEm rede social, a cantora reclamou sobre a divulgação, mas pediu para os fãs "continuarem sorrindo"
A cantora Miley Cyrus se irritou nesta quinta-feira (25/12). Previsto para ser lançado nesta sexta-feira (27) no canal oficial da artista, o clipe de Adore You vazou nesta magrugada. Em rede social, a ex-Hannah Montana comentou sobre o caso "Todos nós sabemos que o vídeo quebraria outro recorde se não fosse pela pessoa que vazou o meu vídeo. Continuem sorrindo".

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Ao som de "Baby, pode me ouvir? Quando eu estou chorando por você? Eu estou assustada, tão assustada", Miley aparece de lingerie e sensualiza entre lençóis com uma câmera amadora. Na última sexta-feira (20/12), a cantora havia divulgado uma prévia do vídeo em rede social. A publicação teve uma grande repercussão. Alguns fãs comentaram se o novo trabalho seria tão polêmico quanto o  último vídeo lançado pela cantora, Wrecking Ball, em que ela aparece nua em cima de uma bola.
 

 

EUA entrega mísseis e drones ao Iraque para luta contra rebeldes

EUA entrega mísseis e drones ao Iraque para luta contra rebeldesOs mísseis foram entregues na semana passada, segundo altos membros do governo de Barack Obama, explicou o jornal

France Presse

Publicação: 26/12/2013 

Os Estados Unidos entregaram ao Iraque 75 mísseis Hellfire e pode fornecer também 10 drones de vigilância para ajudar Bagdá a combater o recrudescimento da violência, atribuído aos rebeldes ligados a Al-Qaeda, informou nesta quinta-feira (26/12) o New York Times.

Os mísseis foram entregues na semana passada, segundo altos membros do governo de Barack Obama, explicou o jornal.

Os alvos que buscam são os "acampamentos de rebeldes", entre os quais estão o jihadista do Estado Islâmico no Iraque e o Levante (EIIL), afiliado da Al-Qaeda no deserto de Al Anbar, oeste do país.

Está previsto que os drones de vigilância, modelo ScanEagle, sejam entregues "antes do mês de março", segundo o New York Times, e que contribuam para localizar esses acampamentos.

Segundo o jornal, "os serviços de inteligência e de luta contra o terrorismo norte-americano asseguram que descobriram posições da rede da Al-Qaeda no Iraque e compartilham essas informações com os iraquianos".

Leia mais notícias em Mundo 

Dois anos depois da saída dos soldados norte-americanos, a violência no Iraque voltou a alcançar níveis similares aos de 2008, quando o país saía de um conflito religioso devastador.

Segundo uma contagem realizada pela AFP com balanços de fontes médicas e de segurança, mais de 6.700 pessoas morreram em atos de violência este ano no Iraque.

O anúncio da entrega desses equipamentos militares em Bagdá ocorre dois meses depois da visita em Washington do primeiro-ministro iraquiano. Nessa oportunidade, Nuri al Maliki manifestou ao governo de Obama seu desejo de adquirir equipamentos norte-americanos "a fim de realizar operações em áreas isoladas onde se instalaram os acampamentos terroristas".

Este pedido se chocou, contudo, com as opiniões de senadores democratas e republicanos que acusaram Maliki, um xiita, de ser em parte responsável pela violência devido a sua "política sectária e autoritária".

Sam Alves confirma favoritismo e vence a segunda edição do The voice Brasil



Sam bateu a forte concorrência de Pedro Lima na grande final (João Cotta/TV Globo)
Sam bateu a forte concorrência de Pedro Lima na grande final
Sam Alves confirma favoritismo e vence a segunda edição do The voice BrasilDepois de falhar ao tentar vaga na versão americana do programa, o cantor, que estudou música em Brasília, iguala o feito de Ellen Oléria na competição musical


O cantor Sam Alves é o vencedor da segunda edição do The voice Brasil, “reality” que já havia consagrado a brasiliense Ellen Oléria na primeira temporada. Nascido em Fortaleza (CE), Sam estudou na Escola de Música de Brasília, e tem família na capital. Representante do time de Claudia Leitte, ele bateu Pedro Lima, do time de Lulu Santos; Lucy Alves, do time de Carlinhos Brown; e Rubens Daniel, do time de Daniel na final da competição. Sam ganhou com 43% dos votos. 

Na disputa desta quinta-feira (27/12), o cantor subiu ao palco e encantou a plateia com uma versão (com trechos em inglês e em português) da música Hallelujah, famosa canção gravada originalmente em 1984 pelo canadense Leonard Cohen. 

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Antes de se inscrever para o The voice Brasil, o cantor tentou uma chance na versão americana do reality, mas não foi escolhido por nenhum dos técnicos e acabou eliminado ainda na primeira fase do programa, chamada de “audição às cegas”, quando os jurados não veem quem é o participante e devem virar suas cadeiras se gostarem da voz. Mesmo assim, recebeu elogios de Shakira, que disse, em português, que Sam era um cantor “realmente bom”.
 (Cynthia Salles/TV Globo)
O caminho até a final

Diferente da situação que viveu nos Estados Unidos, Sam Alves levantou o interesse dos quatro técnicos brasileiros logo na primeira apresentação, quando cantou When I was your man, sucesso na voz de Bruno Mars. Depois de receber elogios de Lulu Santos, que destacou a entrega do músico durante a performance, ele escolheu o time de Claudia Leitte.

Já na segunda fase da competição, derrotou a paulista Marcela Bueno, cantando A thousand years, em performance elogiada até pela intérprete da canção, Christina Perri. “Este foi o meu cover favorito até agora”, escreveu em rede social. Depois, eliminou Julia Tazzi e Bruna Góes na fase seguinte.

Na semifinal, a batalha foi contra a carioca Gabby Moura. Depois de receber o apoio de Claudia Leitte, que distribuiu 20 dos 30 pontos que ajudariam a selecionar o finalista para Sam, ele ganhou a chance na final com 86% dos votos populares.  


Conheça os outros representantes da capital

 (João Cotta/TV Globo)


Herli Dias


Além de Sam Alves, o DF foi representado por Herli Dias, que mora na Cidade Ocidental e foi eliminado na fase do “tira-teima”. A passagem de Herli pelo programa foi marcada por altos e baixos. Escolhido por Carlinhos Brown na primeira fase, ele foi eliminado pela dupla Ângelo & Angel, mas acabou sendo “resgatado” por Daniel. Na fase seguinte, perdeu espaço para o finalista Rubens Daniel.
 (Raphael Dias/TV Globo)

Gustavo Trebien


Nascido no Paraná e morando em Brasília há seis meses, Gustavo Trebien competiu com outro representante da capital, Herli Dias, na fase de “tira-teima”. Cantou Heaven e teve a performance aplaudida, mas também acabou caindo diante do finalista Rubens Daniel. Antes, eliminou fortes concorrentes na competição, como a dupla André & Kadu.

 (Raphael Dias/TV Globo)


Guto Sant’anna


Representante do time Claudia Leitte, assim como Sam Alves, Guto Santa’nna deixou a competição depois de cantar Não vá embora, de Marisa Monte. Apesar de elogiar o cantor, Claudia Leitte seguiu na competição com Khrystal, que cantou A carne. Guto é brasiliense e vocalista da banda Faluja.

CB

Como é feito o tratamento de esgoto?

como-e-feito-o-tratamento-de-esgoto

Como é feito o tratamento de esgoto?

O princípio das estações de tratamento é dar uma turbinada no processo natural de limpeza que qualquer rio faz. Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira. Mesmo o combalido Tietê, um dos rios mais poluídos do mundo, consegue eliminar boa parte das 400 toneladas de esgoto que recebe por dia. Cerca de 200 quilômetros depois de receber toda a sujeira da Grande São Paulo, ele volta a ter peixes e condições para a prática de esportes aquáticos. "A diferença é que uma estação de tratamento faz o serviço muito mais rápido. Como ela possui microrganismos em concentração milhares de vezes superior à de um rio, dá para reproduzir em algumas centenas de metros a mesma limpeza que um rio demora até 140 quilômetros para fazer", afirma o químico Moacir Francisco de Brito, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Para diminuir as impurezas presentes no esgoto, o trabalho envolve ao menos cinco etapas até que a água possa ser devolvida ao ambiente. A idéia é começar barrando a sujeira visível a olho nu - de geladeiras a fios de cabelo -, depois eliminar grãos de terra, partículas em suspensão e por fim atacar as impurezas solúveis na água. "O tratamento remove até 95% desses dejetos, fazendo com que a água possa ser usada na limpeza de ruas, na irrigação, ou ser devolvida sem perigo aos rios", diz Moacir. A tarefa é demorada e cara, mas vale a pena se for encarada como um investimento a longo prazo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que, a cada dólar aplicado em saneamento e tratamento de esgoto, economizam-se 5 dólares em atendimento médico. No Brasil, onde só 16% dos esgotos urbanos são tratados, quatro em cada cinco doenças são causadas por água ou esgoto sem tratamento adequado.
Purificação turbinadaO segredo é reproduzir o processo de limpeza natural de um rio, só que bem mais rápido
1 - A primeira etapa do tratamento é barrar o lixo sólido que vem junto com o esgoto. Para reter o material pesado, duas linhas de grades (a primeira com 10 centímetros de espaço entre as barras e a segunda com 2 centímetros) impedem a entrada de tocos de madeira, garrafas de refrigerante, pedaços de papel e fios de cabelo que chegam por uma impressionante tubulação de 4,5 metros de diâmetro
2 - A fase seguinte, chamada de desarenação, serve para retirar a terra e a areia que se misturam à sujeira. No fundo de uma grande caixa, um tubo joga ar na água, fazendo com que as partículas em suspensão formem uma espiral e se depositem no fundo. A retenção também evita que o atrito dos sedimentos estrague as bombas que impulsionam o líquido no tratamento
3 - Pequenos grãos de dejetos e de fezes são eliminados na chamada decantação primária. Por serem mais densos, esses tipos de resíduo tendem a ficar acumulados no fundo do tanque. Em seguida, uma pá que se move lentamente empurra a massa sólida para uma espécie de ralo. De lá, esse lodo segue para outro setor do sistema de tratamento, podendo se transformar em adubo ou ser usado para gerar energia
4 - A água do esgoto inicial, ainda suja, vai para o tanque de aeração, habitado por uma rica fauna de bactérias e considerado o coração da estação de tratamento. Lá, um tubo injeta microbolhas de ar, que ativam a voracidade desses microorganismos. Alimentando-se da matéria orgânica dissolvida no esgoto, os bichinhos do tanque comem a sujeira em uma velocidade milhares de vezes maior do que em um rio
5 - O líquido que sai do tanque de aeração está quase limpo, mas ainda sobraram as bactérias. Por sorte, elas também são mais densas que a água e se agrupam no fundo do tanque. Aí começa a chamada decantação secundária: em tanques redondos, uma pá giratória separa os microorganismos da água limpa e manda-os de volta ao tanque de aeração
6 - Depois de tratada, a água que sai da estação está pronta para ser devolvida ao rio. A eficiência do processo é grande: no total, algo em torno de 90 a 95% da carga orgânica chega a ser removida. Além disso, a concentração de oxigênio pode até ajudar na limpeza dos cursos d’água, dando uma forcinha para que a natureza se encarregue do resto da tarefa
7 - Mesmo que o produto final seja uma água bem mais limpa, ela ainda apresenta alguns organismos causadores de doenças. Para ser reutilizada, ela é filtrada e clorada em uma estação de utilidades. Depois disso, a água serve para irrigação e uso industrial, mas ainda não é potável. Nesse ponto, sua qualidade equivale à das represas usadas para o abastecimento das cidades
Por Rodrigo Ratier

sábado, 21 de dezembro de 2013

A PRAÇA DE DEUS EM PARNAMIRIM ESTÁ PICHADA E MAL CUIDADA





A PRAÇA DE DEUS EM PARNAMIRIM ESTÁ PICHADA E MAL CUIDADA

Espaço público encontra-se atualmente vazio devido ao seu estado precário

·         

PRAÇA de DEUS, no Centro, está suja e com bancos e canteiros mal cuidado

Deveria ser um espaço de lazer e turismo, mas a verdade é que o local está abandonado. A praça de DEUS, localizada no centro de Parnamirim/RN, atualmente encontra-se vazia devido ao seu estado precário. Suja, com bancos quebrados, totalmente mal cuidados.
 É assim que os moradores da redondeza descrevem o espaço público. Segundo eles, servidores da Prefeitura de Parnamirim aparecem apenas uma ou duas vezes por mês no local para fazer uma limpeza e podação das árvores. O que estaria sendo insuficiente.

“Essa praça  nem sempre foi assim. Antes, ela tinha a igreja com paredes muitos   bonitas que os vândalos  picharam, sem falar nos orelhões que também tem defeitos. É uma praça que não tem segurança nem fiscalização.
Aqui no centro da cidade vem moradores e turista à vontade, e eles ficam comentando. Ela deveria ser uma praça bem bonita, tem tudo para ser bonita porque é arborizada, a questão é só o trato. Então, o local fica assim, com os bancos todos sujos, as pessoas dormindo aqui, até fumando maconha. Está abandonada”, relatou o comerciante João Pereira, 59 anos, que há três anos vende lanche no local.

É dessa forma que também enxerga Manoel Lima, 66, outro comerciante do local. Há mais de 20 anos ele trabalha nas redondezas e afirma que a situação não é das melhores. “Os homens e as mulheres da comunidade vêm tomar banho aqui na fonte, e também pegam água para levar. Deveria ter uma pessoa tomando conta do local, até multar se fosse possível”, sugeriu. Manoel afirma, ainda, já ter sido furtado várias vezes. “Quando eu dava um cochilo, o pessoal levava os produtos da minha barraca. Hoje fico mais esperto, mas está muito fraca a situação dessa praça aqui”, finalizou.

Vejam as fotos


Picharam na parede da igreja um nome parecido com do Prefeito

Canteiros mal cuidados 
Bancos pichados
Pichação suja parede da igreja 


Picharam as paredes da igreja

Lixo na praça
Calçadas quebradas podem causar acidentes aos pedestres 


- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR
Atribuições da Secretaria
  • Realizar a administração, manutenção, fiscalização e execução dos serviços relativos a áreas públicas, horto municipal, espaço comunitário, praças, parques, fontes, academias da melhor idade, cemitérios públicos, mercados municipais e feiras livres;
  • Realizar serviços referentes a execução de podas em áreas públicas e apreensão de animais;
  • Promover a manutenção dos serviços e equipamentos do sistema de drenagem do município, inclusive das lagoas de captação, infiltração e estabilização;
  • Inspecionar, limpar e desobstruir os sistemas de galerias, dutos, coletores e demais dispositivos de drenagem;
  • Coordenar, controlar e fiscalizar a coleta e destino final dos resíduos sólidos (esgotamentos sanitários);
  • Promover o planejamento, execução, manutenção e a fiscalização da iluminação de logradouros públicos e articular-se com os órgãos responsáveis pela energia elétrica;
  • Coordenar as atuações das Coordenadorias Regionais do Município, aproximando a população do poder público municipal (Coord. Regional de Nova Parnamirim e Coord. Regional do Litoral);
  • Representar as coordenadorias regionais junto ao prefeito e demais órgãos, reivindicando as solicitações, de acordo com as suas necessidades;
  • Prestar colaboração á defesa civil, na prevenção de incêndios, inundações e outras atividades de vigilância e fiscalização que lhe forem atribuídas;
  • Desenvolver em articulação com outras secretarias, eventos de prestação de serviços público nos diversos bairros;
  • Promover medidas compatíveis com a destinação institucional do órgão;
  • Desempenhar outras atribuições que lhe forem expressamente cometidas pelo chefe do poder executivo.

No última matéria , em  17/12/20113, a equipe de reportagem  Jornal JRP mostrou o drama de moradores de Parnamirim , nos bairros . Eles reclamaram que as obras do Saneamento Básico é mal feita, não funciona  correto e estar fora dos padrões, tem provocado obstruções e alagamentos em dias de chuva, além de proporcionar a ocorrência de mosquitos causadores da dengue.


Por meio de nota, a assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal reiterou que os serviços devem ser retomados.

Da Redação