Rafael Nadal estará no Brasil em 2013. A organização do ATP 250 de São Paulo confirmou, por meio de comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, que o espanhol disputará o ATP 250 de São Paulo, entre 11 e 17 de fevereiro, no Ginásio do Ibirapuera. O torneio deve marcar o retorno às quadras do tenista, que está lesionado e não atua pelo circuito profissional desde junho passado.
Como profissional, Nadal só atuou no país uma vez. Foi também no Brasil Open, em 2005, quando o torneio ainda era disputado na Costa do Sauípe. Na ocasião, o jovem de 19 anos conquistou o título e seguiria na América do Sul também para ser campeão na semana seguinte, em Acapulco.
Desde então, o espanhol jamais havia participado do giro sul-americana de saibro, optando por competir em quadras duras. A programação do tenista muda em 2013, quando ele já havia confirmado a entrada no ATP 500 de Acapulco, que será realizado de 25 de fevereiro a 3 de março.
Em 5 de outubro, o técnico e tio de Rafael, Toni Nadal, esteve em São Paulo para promover uma clínica a treinadores. Na ocasião, ele afirmou que havia a intenção de aumentar o número de torneios no saibro, piso menos prejudicial ao físico do atleta na comparação com as quadras duras.
Ex-líder e atual quarto colocado do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o espanhol não atua desde 28 de junho, quando foi eliminado na segunda rodada de Wimbledon pelo checo Lukas Rosol. Ele trabalha para se recuperar de uma inflamação no tendão patelar (síndrome de Hoffa) e uma ruptura parcial no tendão rotuliano, ambas no joelho esquerdo.
O tenista havia anunciado o retorno às quadras para o fim de dezembro, no torneio de exibição de Abu Dhabi, mas desistiu alegando uma infecção estomacal que provocou febre. Embora tenha afirmado na ocasião que os joelhos já se encontravam melhor, ele abriu mão também da disputa do ATP 250 de Doha e o Aberto da Austrália, eventos sobre quadras duras realizados em janeiro.
Em comunicado, a organização do ATP 250 de São Paulo divulgou que a competição marcará a volta de Nadal ao circuito. Ele ainda teria a possibilidade de participar do ATP 250 de Viña del Mar, uma semana antes de atuar no Ginásio do Ibirapuera.
Como a lista de inscritos do Brasil Open foi fechada em 2 de janeiro, o heptacampeão de Roland Garros precisará de um dos três convites disponíveis para jogar. Também está confirmada a presença do espanhol Nicolás Almagro, 11º colocado no ranking da ATP e três vezes campeão do evento, além do argentino Juan Mónaco, o 12º da lista, e do suíço Stanislas Wawrinka, o 17º. O único brasileiro garantido na chave até aqui é Thomaz Bellucci, número 32 do mundo.
Do JB