Apesar de
atravessarem um dos melhores momentos nos seus negócios, atuando no
mercado doméstico que mais cresce no mundo, as duas líderes do setor
aéreo brasileiro, a Gol e a TAM, somaram, apenas no terceiro trimestre
do ano, prejuízos superiores a R$ 1 bilhão. Segundo os balanços das
companhias, os resultados foram afetados pela alta do dólar, com
despesas inesperadas e forte aumento nas dívidas. Entre julho e
setembro, a Gol perdeu R$ 516,5 milhões e a TAM, R$ 619,7 milhões.
A receita líquida da Gol, entre julho e setembro, totalizou R$ 1,8 bilhão, um salto de 3,1% quando comparada com o mesmo período de 2010. A TAM, por sua vez, registrou faturamento 13% maior no período, atingindo R$ 3,32 bilhões. Analistas ressaltam que o setor aéreo no Brasil está relativamente estável. Isso porque, além da franca expansão do número de passageiros, o mercado brasileiro tem a seu favor a dominância (80%) de duas empresas com comandos mais profissionais que outras no passado, como Vasp e Transbrasil, que faliram.
Para recuperar as perdas deste ano, a TAM informou que revisou o seu plano de aquisição de aviões a partir de 2012 e que vai reajustar a maior parte das tarifas já neste mês de dezembro, de grande fluxo de passageiros. A meta é elevar a rentabilidade. “Para alcançar esse objetivo, intensificaremos nossas ações de controle de custos e aumento de receitas”, sublinhou a companhia em seu balanço. A Gol projeta a sua recuperação nesta temporada de férias. A empresa anunciou a compra da Webjet, negócio que lhe permitiu disputar a liderança com a TAM.
Fonte:Sílvio Ribas
A receita líquida da Gol, entre julho e setembro, totalizou R$ 1,8 bilhão, um salto de 3,1% quando comparada com o mesmo período de 2010. A TAM, por sua vez, registrou faturamento 13% maior no período, atingindo R$ 3,32 bilhões. Analistas ressaltam que o setor aéreo no Brasil está relativamente estável. Isso porque, além da franca expansão do número de passageiros, o mercado brasileiro tem a seu favor a dominância (80%) de duas empresas com comandos mais profissionais que outras no passado, como Vasp e Transbrasil, que faliram.
Para recuperar as perdas deste ano, a TAM informou que revisou o seu plano de aquisição de aviões a partir de 2012 e que vai reajustar a maior parte das tarifas já neste mês de dezembro, de grande fluxo de passageiros. A meta é elevar a rentabilidade. “Para alcançar esse objetivo, intensificaremos nossas ações de controle de custos e aumento de receitas”, sublinhou a companhia em seu balanço. A Gol projeta a sua recuperação nesta temporada de férias. A empresa anunciou a compra da Webjet, negócio que lhe permitiu disputar a liderança com a TAM.
Fonte:Sílvio Ribas