Pesquisar o SITE

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Barbosa admite ingressar na política, mas só quando deixar o STF Presidente do Supremo também criticou o atual sistema político partidário


Barbosa admite ingressar na política, mas só quando deixar o STF

Presidente do Supremo também criticou o atual sistema político partidário


Ao participar  da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, no Rio de Janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, admitiu que poderá ingressar na política, mas só quando deixar o STF. Barbosa deixou claro que, somente depois de se aposentar, irá pensar sobre seu futuro profissional.
O presidente do STF foi o palestrante do painel "Brasil – Avanços e Retrocessos Institucionais", mediado pelo professor da Universidade do Texas Rosental Alves e pelo jornalista Fernando Rodrigues.
Joaquim Barbosa também admitiu a possibilidade de deixar o Supremo Tribunal Federal antes da aposentadoria obrigatória, aos 70 anos, Atualmente, o ministro tem 59 anos.
Barbosa deixou claro que, somente depois de se aposentar, irá pensar sobre seu futuro profissional
Barbosa deixou claro que, somente depois de se aposentar, irá pensar sobre seu futuro profissional
>> Presidente do STF defende publicação de biografias não autorizadas
Durante o painel, o presidente do STF criticou o atual cenário político partidário: "não me agrada nem um pouco", disseBarbosa disse ainda que o Brasil precisa promover alterações no sistema político e partidário, pois a reforma política “tem sido sistematicamente ignorada”. "A política nacional é movida por um combustível nada limpo, que é o dinheiro de origem duvidosa”, alfinetou.
Na opinião de Barbosa, as alterações mais importantes seriam o fim do voto obrigatório, a impossibilidade de candidaturas avulsas, a falta de limites de partidos políticos, e a suposta mercantilização e coronelismo da política.
JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário