México.
Milhões de gigantes viviam em Chihuahua, daí o nome “casas grandes”
A afirmação de que o nome "Casas Grandes", em Chihuahua, México, se deve ao fato de milhões de gigantes terem vivido lá é um mito ou lenda popular, não um fato histórico ou arqueológico.
O nome da região, que inclui a importante Zona Arqueológica de Paquimé (Patrimônio Mundial da UNESCO), deriva do tamanho impressionante e da complexidade das estruturas de terra batida (adobe) construídas pelos povos pré-colombianos que ali habitavam.
- Paquimé (que em língua Ópata significa "lugar de casas grandes") foi um grande centro urbano e comercial, com edifícios que chegavam a ter vários andares e numerosos compartimentos, o que era notável para a época e região.
- As ruínas são caracterizadas por essas grandes construções de adobe interconectadas, que os exploradores espanhóis e colonos posteriores se referiram como "Casas Grandes" devido ao seu tamanho e escala sem precedentes em comparação com as habitações locais da época.
Portanto, o nome refere-se às grandes construções arquitetônicas encontradas no local, e não à presença de gigantes mitológicos.
Por Sr.Leon Lopes, jornalista Natal-RN-Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário