O Email
Marketing é um tipo de divulgação feito por
email, onde você pode divulgar o que quiser enviando o mesmo email para várias
pessoas ao mesmo tempo. Para não ser classificado como Spam, o email deve ter o
conteúdo simplificado, concentrando-se na mensagem principal.
O topo da mensagem deve exibir o nome ou logo da
empresa e também deve ser feito um equilíbrio entre texto e imagem. Não
sobrecarregue a mensagem com muitas imagens ou muito texto. Alguns leitores de
e-mail não aceitam Html, portanto, você
deve se lembrar de incluir sempre a versão texto.
Ao inserir o Assunto do email evite usar
termos de baixa reputação (promoção, imperdível, crédito, etc), não use acentos
gráficos (!, ?) e nunca escreva em caixa alta. Se for uma promoção, dê o nome
da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas
anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis).
Deixe seu HTML puro. Nada de usar CSSs, DIVs,
Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails. Seguindo essas
regras você consegue montar um Email Marketing adequado, ganhando
confiabilidade dos provedores que, no fim das contas, são os portões de acesso
aos seus clientes.
Muitas pessoas tentam utilizar o Gmail e outros provedores de email gratuitos para fazer
Email Marketing, porém isso é um grande erro. Os provedores de email gratuitos
não oferecem suporte para fazer esse tipo de divulgação e as consequências são
várias.
Além de estar perdendo seu tempo, você estará
cometendo os maiores erros do Email Marketing. Suas mensagens
não estarão devidamente personalizadas, você não estará proporcionando
interatividade, a mensagem ficará com um design deficiente, entre outros
pontos.
Para começar a fazer Email Marketing você precisará
contratar os serviços de alguma empresa especializada. A mais indicada é o UOL HOST. Lá você pode fazer divulgação de forma
personalizada, obter relatórios em tempo real, saber quem clicou nos links ou
abriu as mensagens, descobrir qual o melhor dia e horário para o envio dos
e-mails e ainda captar novos clientes.
Você também confere os destinatários com problemas
e conta com outros recursos que asseguram o sucesso da sua campanha. Também
estão disponíveis uma análise de código html da mensagem para viabilizar o
envio (Anti-SPAM) e templates
pré-configurados para você usar, basta mudar o conteúdo e enviar para os
clientes.
O envio é rápido, automático e produtivo. Há a
possibilidade de importar imagens e textos de uma página externa fornecendo o
seu link, ou colar todo o código HTML de uma vez. Uma dica útil é definir o
melhor dia e a hora para o disparo, assim seus e-mails serão enviados
automaticamente.
Por Viktor Melo