Pesquisar o SITE

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Máquina de votação teria alterado voto nos EUA, diz denúncia

Um usuário anônimo do Reddit publicou um vídeo na internet que mostra, supostamente, uma máquina de votação alterando um voto durante o plebiscito de terça-feira para a presidência dos Estados Unidos. A imagem, captada com um smartphone Android, mostra o eleitor tentando, sem sucesso, selecionar a opção de votar em Barack Obama, enquanto a máquina mantinha o candidato Mitt Romney marcado. As informações são do The Next Web.
De acordo com o site, a NBC News noticiou que uma máquina no estado da Pensilvânia foi removida depois da divulgação de um vídeo mostrando o mal funcionamento do dispositivo, mudando um voto que selecionava Obama pra Romney.

Usuário do Reddit publicou um vídeo que mostra a tentativa de votar em Barack Obama, enquanto a máquina selecionava Mitt Romney
 

Usuário do Reddit publicou um vídeo que mostra a tentativa de votar em Barack Obama, enquanto a máquina selecionava Mitt RomneyO TNW diz que ainda não foi possível confirmar se a alteração de votos na máquina teve origem fraudulenta, mas um representante do Centro de Democracia e Tecnologia dos EUA alegou que foi um problema com a tela touchscreen. Depois que o vídeo foi compartilhado no Reddit, surgiram rumores de que um problema similar foi observado durante a votação no estado da Carolina do Norte.
O usuário que gravou a máquina adulterando seu voto afirma ser um desenvolvedor de software, e disse que pode checar que a máquina de fato apresentava na hora de selecionar as opções. Após constatar a falha, ele relatou ter chamado uma das voluntárias do local de votação para façar sobre o problema, e a resposta que obteve era de que não havia nada de errado. Então ele decidiu fazer o registro.
Ironicamente, segundo a NBC News, o Comitê Nacional Republicano enviou uma carta aos funcionários eleitorais de seis estados na semana passada, levantando preocupações de que as máquinas pudessem erroneamente ter contado votos para Romney como se fosse para Obama, e pedindo-lhes para resolver o problema.

Fonte:JB/Terra