Pesquisar o SITE

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Especialistas discutem sobre vírus BadBIOS, capaz de roubar dados pelo som

Especialistas discutem sobre vírus BadBIOS, capaz de roubar dados pelo somEnquanto alguns pedem por provas concretas do fenômeno ultrassônico, outros defendem que, ao menos em teoria, isso é possível

Roberta Machado
Publicação: 13/01/2014 

 (Fernando Braga/CB/D.A Press)


O boato sobre um novo tipo de supervírus divide as impressões de especialistas em segurança digital de todo o mundo. A praga virtual, segundo descrita pelo respeitado profissional Dragos Ruiu, seria capaz de transferir informações por meio do som do computador. Mesmo completamente desconectada da internet, a simples proximidade com outra máquina infectada seria suficiente para que microfone e caixa de som se comunicassem em frequências inaudíveis ao ouvido humano, levando preciosos dados como senhas sem que qualquer antivírus notasse. Enquanto alguns pedem por provas concretas do fenômeno ultrassônico, outros defendem que, ao menos em teoria, isso é possível.

Tudo começou em outubro, quando Ruiu, fundador de uma das maiores competições de hackers do mundo e organizador de conferências de segurança, revelou que lutava havia quase três anos para desbancar um vírus que havia se apoderado de seu MacBook. Pelas redes sociais, o especialista canadense publicou imagens e relatos sobre como o malware parecia desaparecer cada vez que tentava pegá-lo no flagra.


De acordo com o especialista, o vírus funciona em qualquer sistema operacional, é praticamente inatingível a qualquer investida de segurança tradicional e usa ondas de alta frequência para se comunicar com outros computadores infectados. A experiência do especialista varia de mudanças inesperadas na configuração de arquivos até a completa inutilização dos drives de CD-ROM e USB. Quando ele se debruçou para analisar o que havia acontecido, o vírus aparentemente teria apagado dos próprios rastros, como o melhor dos espiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário