Pesquisar o SITE

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anatel homologa iPhone 4S com "unidade fabril" nacional

iPhone 4S chegou às lojas americanas em 14 de outubro. Foto: Divulgação
iPhone 4S
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou nesta segunda-feira o iPhone 4S no País. Com a autorização, o produto já pode ser vendido no Brasil. A novidade no documento emitido pela agência reguladora é a inclusão da fábrica da Foxconn em Jundiaí, em São Paulo, como uma das "unidades fabris" do aparelho.
O Certificado de Homologação da Anatel lista uma unidade brasileira e outra chinesa como fabricantes do dispositivo. Na homologação da geração anterior do iPhone, emitida em 23 de agosto de 2010, constava apenas a planta chinesa como fabricante do smartphone.
Contatada pelo Terra, a Apple afirmou que ainda não há confirmação do início das vendas no País nem sobre a produção do aparelho em Jundiaí. As vendas do iPhone 4 no Brasil começaram menos de um mês depois da homologação pela Anatel no ano passado.

Creme de frutas light

 

 


Descasque as maçãs, corte-as em pedaços e vá colocando em um recipiente com água e o suco de limão. Escorra a água e coloque as maçãs em uma panela. Regue...

Ingredientes

Categoria da Receita:
Doces
Dificuldade de Preparo da Receita:
fácil
Temperatura da Receita:
gelado
Light:
sim
Rendimento da Receita:
8 porções
Tempo de preparo da Receita:
20 min + tempo de geladeira
  • • folha de hortelã para decorar
  • • 1 lata de creme de leite light
  • • 1 lata de leite condensado desnatado
  • ½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
  • • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • • 6 maçãs

Preparo da Receita

Descasque as maçãs, corte-as em pedaços e vá colocando em um recipiente com água e o suco de limão. Escorra a água e coloque as maçãs em uma panela. Regue com o suco de maracujá, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Retire e espere amornar. Bata no liquidificador e misture o Leite Moça e o Creme de Leite. Coloque em taças e enfeite com as folhas de hortelã. Leve à geladeira até o momento de servir.

Microondas: Coloque as maçãs e o suco de maracujá em um recipiente refratário, tampe e cozinhe por 6 a 8 minutos na potência alta. Espere amornar e faça o restante da receita conforme indicado no modo de preparo convencional.

Dica para esta receita

- Se desejar, coloque pingos de suco de maracujá sobre o creme e mexa levemente com a ponta de uma faca para dar um efeito mesclado, antes de decorar com as folhas de hortelã.
- As maçãs podem ser substituídas por peras, na mesma proporção.
- Se preferir, faça o suco com maracujá fresco. Corte dois maracujás médios ao meio e despeje a polpa no copo do liquidificador. Ligue e desligue algumas vezes o aparelho para não quebrar as sementes. Passe por uma peneira e utilize.

Congelamento: Coloque o creme de maçãs em potes plásticos descartáveis com tampa, etiquete e congele em freezer ou duplex por 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira por cerca de 6 horas ou em temperatura ambiente por 30 minutos e depois deixe na geladeira até o momento de servir.
Fonte: Cozinha Nestlé

Análises estatísticas direcionarão ações da Segurança Pública no RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), pela primeira vez, direcionará suas operações a partir de análises científicas. A implantação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal coloca um fim no "achismo" e servirá como referência para o trabalho policial.

A Subcoordenadoria será composta de quatro núcleos, um de cada organismo que compõe a Sesed: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O subcoordenador de Estatística e Análise Criminal é o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, formado em estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foi professor-substituto por dois anos. "Teremos a centralização das informações, que serão analisadas e servirão para orientar as ações da Sesed. Vamos criar um banco de dados único, para evitar desencontros nas informações que são passadas, por exemplo, aos comandantes dos Batalhões, para que eles possam balizar o
trabalho", explica.

Segundo Kleber Maciel, as zonas críticas, onde as ocorrências acontecem mais frequentemente, passarão a ser identificadas mais
rapidamente, recebendo uma maior atenção do aparelho público da segurança. "Violência não é só um problema da falta de policiamento. Baixa escolaridade, iluminação pública precária, ausência de escolas, de quadras esportivas, de postos de saúde, tudo influencia na questão da segurança e com as informações sendo tratadas cientificamente, a partir da análise estatística, teremos como pontuar esses problemas", explica.

A equipe da Subcoordenadoria será formada por estatísticos, economistas, sociólogos, demógrafos e universitários. Entrevistas serão feitas com populares, para que as diferentes situações que formam o quadro da segurança pública sejam identificadas. Inicialmente, os dados analisados serão os obtidos pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nos dez municípios que integram a Região Metropolitana.

A Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal produzirá relatórios semanais, que serão divulgados às segundas-feiras, aos veículos de comunicação social, oficializando as informações acerca das ocorrências, e mensais, com uma análise completa sobre os dados tabulados, que serão apresentados aos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar.

Os relatórios quantitativos de ocorrências registradas pela Polícia Militar são feitos há quatro anos, entretanto, somente agora, com a gestão da governadora Rosalba Ciarlini, os parâmetros serão decifrados tecnicamente, ratificando o compromisso do Governo do Estado com a qualidade do serviço prestado ao povo.

Para o secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Júnior, a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal representa um marco no Rio Grande do Norte. "Durante muitos anos, as polícias vinham desempenhando seu trabalho no Estado, fazendo o melhor que podiam, mas muitas vezes terminavam perdendo o potencial das operações, porque os planejamentos não eram feitos a partir de análises científicas dos dados registrados nas ocorrências. Agora, cumprindo determinação da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário Aldair da Rocha modificou a estrutura da Sesed e implantou essa importante Subcoordenadoria", relatou.

Silva Júnior não tem dúvida que a análise estatística trará bons resultados para a segurança pública do Rio Grande do Norte. "Vamos ter uma radiografia das regiões. Nas entrevistas que serão feitas com os populares, pela equipe da Subcoordenadoria, ouviremos o quê o povo pensa sobre o trabalho das polícias, as sugestões, as denúncias que farão, ou seja, teremos como agir a partir do sentimento popular e do que for analisado cientificamente por essa equipe multidisciplinar".
Publicidade

Alerta sobre o perigo do AVC

A cada seis segundos, uma pessoa morre vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta doença, conhecida como derrame, é caracterizada pela obstrução (entupimento) do fluxo de sangue nas artérias carótidas (do pescoço) ou por alterações cardíacas. Isto faz com que o paciente perca funções neurológicas e tenha alguma parte do corpo paralisado. Tudo ocorre de forma súbita; portanto, ao perceber os primeiros sintomas, o indivíduo deve ter o cuidado de procurar o médico imediatamente.

De acordo com os  neurologista de Ambulatório de Doenças Cerébro-Vasculares, a orientação, de fato, é fundamental. “Muita gente até já teve um AVC e não sabe; por isso, acaba ficando com sequelas. Se o paciente já tem alguns fatores de risco, como hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo, isso favorece o entupimento das artérias e causa a ausência do fluxo de sangue - que é quando ocorre o Acidente Vascular Cerebral”,  alertou ainda para os sintomas que, geralmente, vêm em conjunto. “Dificuldade para falar ou para movimentar alguma parte do corpo, a boca paralisada e fala embolada são sinais de que alguma coisa está errada. Então, de imediato, é preciso procurar uma emergência clínica, para que seja injetada a medicação na veia. Mas, é importante que esse atendimento seja rápido, porque o remédio só tem efeito se for usado em até quatro horas após o ocorrido”.

Advogado tenta devolver lixo hospitalar, mas não sabe se EUA receberão mercadoria de volta

O advogado Gilberto Lima foi a Suape hoje tentar devolver o lixo hospitalar oriundo dos Estados Unidos que desembarcou há duas semanas naquele porto. A intenção é que a carga de 46 toneladas de tecidos, que conta com lençóis, toalhas e jalecos de hospitais americanos, seja entregue no Porto de Charleston, na Carolina do Sul.

No entanto, apesar do requerimento do advogado, o destino do material é incerto, pois a legislação norte-americana não permite a entrada de material suspeito em solo americano. A empresa Na Intimidade, nome fantasia da Império do Forro de Bolso, tem o prazo de 30 dias dado pelo Ibama para fazer a devolução. Esta quinta-feira (27) é o oitavo dia.

A expectativa de Gilberto, que defende o empresário Altair Moura, é que a carga seja devolvida, uma vez que o material não é o que foi importado pela Na Intimidade. Caso os EUA não recebam de forma alguma, o lixo deverá ser incinerado no Brasil por uma empresa especializada.

Comissão da Câmara Federal acompanha investigações do lixo hospitalar

Uma comissão da Câmara Federal veio a Pernambuco, nesta segunda-feira (31), acompanhar as investigações do lixo hospitalar americano utilizado como matéria prima por empresa de confecção do Interior. A comitiva formada pelo coordenador da Comissão, José Augusto Maia (PTB/PE), o relator Protógenes Queiroz (PC do B/SP) e o médico Aluizio Santos (PV/RJ). Os deputados permanecem no Estado até a noite desta terça-feira (1°).
Durante o início da manhã, os membros da Câmara Federal estiveram reunidos com a Polícia Federal, depois se encontraram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, e ainda seguiram para superintendência da Receita Federal. Na programação ainda estão previstas visitas ao Porto de Suape, a Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pernambuco) e ao Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
A intenção da visita é tranqüilizar a população sobre o material encontrado, além de elaborar um relatório apontando a conclusão da Comissão. Para isso, a Comissão terá 90 dias para produzir o documento, que também contará com indicações para evitar possíveis crimes parecidos. A comitiva volta para São Paulo às 19h desta terça-feira.

Laudo é entregue à Polícia Federal

O Instituto de Criminalística (IC) encaminhou, ontem, para a Polícia Federal (PF) o laudo sobre o material apreendido pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) em galpões nos municípios Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no Agreste do Estado. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, confirmou a informação de que as manchas encontradas são mesmo de sangue, como antecipou a Folha de Pernambuco, mas não deu detalhes sobre o conteúdo do documento elaborado pelos especialistas. “Segundo fui informado, existem manchas de sangue em algumas partes examinadas. Não tenho detalhes sobre o laudo, mas ele já foi entregue à Polícia Federal. Porém, a Polícia Civil está trabalhando em apoio a Polícia Federal. O que a PF precisar que estiver ao nosso alcance nós faremos”, destacou.
O Departamento de Comunicação Social da Polícia Federal informou que o órgão só irá se pronunciar após a conclusão do laudo do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, quando haverá uma entrevista coletiva. A estimativa é de que o laudo seja concluído em 30 dias. De acordo com o secretário Wilson Damázio, foram tomadas todas as providências para que o caso não se repita. “O que tínhamos que fazer nós já fizemos. As autoridades detectaram as cargas, apreenderam. As duas polícias tomaram as suas providências e, doravante, é ficar cada vez mais vigilante para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer.
ApreensãoA PRF apreendeu, ontem, 100 quilos de fronhas provenientes de hospitais norte-americanos, durante fiscalização de rotina, no Posto da PRF de Ouricuri, Sertão do Estado. O carregamento estava sendo transportado por Francisco Neto de Sousa, no Fiat Uno de placa PFA 3347, de Santa Cruz do Ca­pibaribe. As fronhas apresentam manchas residuais e são oriundas de diversos hospitais dos Estados Unidos da América; dentre eles, West Virginia University Hospital e St Joseph Hospital. Segundo informações do proprietário do veículo, as fronhas seriam comercializadas na confecção da sogra do mesmo, que fica, no Maranhão.
Da Folha de Pernambuco

Copa do mundo e sustentabilidade ambiental é tema de conferência do 13° congresso nordestino de ecologi

A “Copa do Mundo e Sustentabilidade Ambiental” é tema de conferência que integra a programação do 13° Congresso Nordestino de Ecologia, promovido pela Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

Nunca se falou tanto nos investimentos que Pernambuco vem sofrendo devido a Copa de 2014. Geração direta de empregos e projeção mundial do Estado compõem a lista de benefícios resultados desta festa esportiva. No entanto, a questão ambiental não pode ficar de fora em todo o processo.

Participam do debate o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, do Ministério dos Esportes, Cláudio Langone, e Evanildo Barbosa, da FASE. A conferência acontece no dia 10 de novembro, a partir das 17h30, no auditório térreo da Fafire. Informações e programação completa no site da SNE (www.sne.org.br).

Dilma empossa novo ministro do Esporte e diz que agora Orlando está livre para buscar a verdade

Brasília – Ao dar posse ao novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, hoje (31), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff reforçou a confiança na inocência do antecessor dele na pasta, o ex-ministro Orlando Silva. Dilma chamou Silva de companheiro de governo e disse que, com sua saída, ele ganhava liberdade para defender-se das acusações que o levaram a sair do cargo. "Ele [Orlando] ganha plena liberdade para lutar para restituir a verdade", disse a presidenta.

Orlando Silva entregou o cargo na semana passada depois de tentar resistir por duas semanas, após a publicação, pela revista Veja, de acusações de recebimento de dinheiro proveniente de desvio do programa Segundo Tempo. O esquema, de acordo com a reportagem, envolvia também o partido de Orlando, o PCdoB, acusado de fazer caixa de campanha com recursos desviados do programa.

Dilma também elogiou o PCdoB, partido que, apesar das suspeitas sobre o envolvimento no esquema de desvio de recursos, ela decidiu preservar na pasta. "Perco um colaborador, mas preservo o apoio a um partido que, em meu governo, considero fundamental."

Aldo Rebelo também fez elogios ao PCdoB, ao programa Segundo Tempo e ao ex-ministro Orlando Silva. Ele lembrou o tempo da ditadura militar em que o "sangue do partido foi derramado em nome da democracia". "O bem que os homens fazem é enterrado com seus ossos e o mal é levado para sempre", disse, defendendo seu antecessor. "Talvez mais que inocente, o senhor seja vítima".

Rebelo lembrou que o Segundo Tempo foi concebido sem ter uma estrutura física para que funcionasse e citou como feito do programa a criação de áreas para a prática de esportes em escolas e praças. O novo ministro dirigiu-se à Dilma para dizer que o convite para integrar a equipe ministerial foi aceito com a ciência de que há desafios do Ministério do Esporte que estão além de sua competência. "Eu assumi essa responsabilidade com a humildade de saber que o desafio talvez esteja em um nível mais elevado que minha capacidade. Os desafios são mais leves e menores pelo que já foi feito", considerou.

O ex-ministro Orlando Silva repetiu, na cerimônia de posse do sucessor, que vai lutar para provar que é inocente das suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de recursos públicos que acabaram motivando sua saída do governo. Em um discurso longo e emocionado, Silva enfatizou que "a verdade" aparecerá em breve.

"Estou feliz por poder olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que sou inocente. Os dias vão passar e a verdade vai aparecer", disse o ex-ministro que foi aplaudido pelas pessoas presentes à posse de Rebelo. Entre elas, estavam o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, além de dirigentes dos principais clubes de futebol e de vários políticos.

Fonte: Agência Brasil

Anvisa monitora uso de anticoncepcional com o hormônio drospirenona

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai monitorar os casos de reações adversas graves em mulheres que tomam anticoncepcional com o hormônio drospirenona. A Anvisa baixou um informe pedindo que os médicos notifiquem à agência reguladora casos desse tipo, mesmo que as reações estejam previstas na bula do medicamento.
A Anvisa decidiu fazer o alerta depois que dois estudos internacionais indicaram que o uso do hormônio aumenta o risco de trombose venosa, tromboembolia pulmonar e formação de coágulos sanguíneos. As pesquisas foram divulgadas na semana passada pela publicação médica britânica British Medical Journal e a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, Food and Drugs Administration (FDA).
Dois artigos publicados no British Medical Journal, por exemplo, relataram que mulheres que usam contraceptivo oral com drospirenona têm duas a três vezes mais chances de ter trombose venosa em comparação a mulheres que usam anticoncepcionais com outro hormônio, levonorgestrel.
Os médicos devem registrar as reações adversas no sistema Notivisa, disponível no site da Anvisa. A agência reguladora diz, no momento, ser favorável ao uso de anticoncepcional com o hormônio, desde que com orientação médica e seguindo as recomendações contidas na bula. A Anvisa ainda não conclui parecer definitivo sobre os medicamentos e vai continuar monitorando.
Fonte: Agência Brasil

Médicos residentes passam a ter direitos trabalhistas e reajuste do valor das bolsas

Brasília - O Diário Oficial da União publicou hoje (31) lei que aumenta o valor da bolsa-auxílio de médicos residentes em todo país, de R$ 1.916,45 para R$ 2.384,82. A nova lei também concede aos residentes direito de contribuir com a Previdência Social (na modalidade contribuinte individual) e permite que a categoria tenha uma data-base anual.
Os residentes ainda passam a gozar de direitos como licenças paternidade de cinco dias e maternidade de 120 dias (podendo esta ser prorrogada por 60 dias) e poderão contribuir com conselhos classistas. As instituição de saúde que mantêm programas de residência médica, por sua vez, deverão assegurar aos bolsistas moradia, alimentação e condições adequadas de higiene e descanso.
Segundo o secretário-geral da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Natãn Katz, a lei é fruto de um movimento grevista dos residentes que durou 40 dias, entre agosto e setembro do ano passado. Apesar de reclamar dos baixos valores pagos aos residentes, cerca de 20% menos que o salário de um médico contratado, o secretário reconhece os avanços da lei. E destaca, entre eles, a isenção de Imposto de Renda sobre a bolsa. O benefício também vale para residentes de outras profissões ligadas à saúde, como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.
Fonte: Agência Brasil

OIT adverte líderes mundiais sobre risco da falta de emprego

 
 

A três dias da Cúpula do G20 (que reúne os líderes dos 20 países com maiores economias no mundo), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) advertiu nesta segunda-feira (31) que a economia mundial está prestes a viver um período de “recessão de novos empregos”, atrasando a recuperação econômica global e com riscos de gerar conflitos sociais. Em 2010, as medidas adotadas pelo G20 foram responsáveis pela garantia da preservação de 21 milhões empregos, segundo a organização.


A conclusão está no Relatório sobre o Trabalho no Mundo 2011: os Mercados a Serviço do Emprego, elaborado pelo Instituto Internacional de Estudos Trabalhistas (cuja sigla em inglês é IILS), vinculado à OIT. "Chegamos ao momento da verdade. Nós temos uma tímida janela de oportunidades para evitar uma crise nos principais setores de emprego”, disse o diretor do instituto, Raymond Torres.


Segundo Torres, a tendência é que a normalização ocorra apenas em cinco anos. De acordo com o relatório, dentro de dois anos, será necessário necessário criar 80 milhões de empregos. Para os especialistas, há ameaças de "agitação social" em decorrência da falta de emprego no mundo.


O relatório foi elaborado com base em informações de 118 países, dos quais 45 apresentaram sinais de agitação. Segundo os analistas, essa tendência ocorre na União Europeia, nos países árabes e, em menor escala, na Ásia. Na América Latina, esse risco é considerado baixo. Mais da metade dos entrevistados em 99 países pesquisados admitem não confiar nos seus governos.

Em 2010, mais de 50 % das pessoas nos países desenvolvidos se disseram insatisfeitas com a disponibilidade de empregos decentes. Em países como a Grécia, a Itália, Portugal, a Eslovênia e a Espanha, mais de 70% dos entrevistados relataram insatisfação.


No texto, são citadas as principais razões para a desaceleração econômica. As empresas se sentem fragilizadas para manter todos os empregados, os empregadores acreditam que são obrigados a adotar medidas de austeridade fiscal – incluindo cortes de pessoal – e os governos estão menos propensos a assumir programas de apoio à renda. Além disso, os líderes dos países tendem a tomar decisões isoladas.


Para a OIT, o ideal é que haja um esforço conjunto para a manutenção dos empregos, intensificando os esforços para reduzir a dívida pública e os déficits. O estudo sugere ainda que os líderes políticos invistam mais em economia real por intermédio de uma reforma financeira, lembrando a necessidade de buscar soluções que visam à redução das desigualdades de renda excessiva.


Fonte: Agência Brasil

domingo, 30 de outubro de 2011

Infância: ameaçada Pesquisa mostra que as vítimas preferidas dos criminosos sexuais têm entre 5 e 10 anos de idade

 Infância: 
ameaçada  Pesquisa mostra que as vítimas preferidas dos criminosos 
sexuais têm entre 5 e 10 anos de idade (Foto: Moisés Schini/Tribuna 
Impressa)

As vítimas preferenciais dos abusadores de crianças têm idade entre 5 a 10 anos e, quando ficam mais velhas, os criminosos perdem o interesse, atesta a psicóloga. "Tudo tem relação com o poder de dominação física", explica.

Na opinião dos psicólogos, o Estado deveria aprimorar os programas de recuperação desses criminosos com mais acompanhamento médico. "São pessoas que se assumem como doentes e dizem não ter o controle do que fazem, e o sistema atual não tem programas e propostas para ajudá-las a se recuperar".
 
Polícia Militar dá dicas contra estupros

a Polícia Militar  divulgou um panorama sobre os estupros às mulheres adultas na cidade com recomendações de prevenção. Segundo a PM, os ataques ocorrem das 5 horas às 8h30 e acontecem próximos a estacionamentos, banheiros públicos e matas. Somente 2% dos estupradores portam armas. A polícia recomenda que as vítimas reajam, porque os estupradores costumam desistir com medo de serem atacados.
Os criminosos evitam atacar mulheres que carregam guarda-chuvas e objetos que possam ser lançados à distância. Quando sentir-se perseguida ou observada, a mulher deve encarar o suspeito, porque ele costuma perder o interesse, segundo a PM.
 
Tipos de violência sexual
Estupro - Quando alguém é forçado a manter relações sexuais por meio de violência, ameaça grave, estado de inconsciência e sem possibilidade de reação.
Coação Sexual - Consiste em constranger outra pessoa por meio de violência a praticar sexo.
Assédio Sexual - Aproximação sexual, solicitação de favores ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual indesejável.
Abuso Sexual - Prática de ato sexual com pessoa inconsciente ou incapaz de opor resistência. As maiores vítimas são crianças e adolescentes.
Fonte: Secretaria Nacional dos Direitos Humanos

Educação



Tablet da Intel: foco no desenvolvimento 
infantil
Tablet da Intel: foco no desenvolvimento infantil
Sem avançar no projeto de notebooks, governo quer ampliar plataforma.
Em 5 de dezembro vence o prazo de registro de preço do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). E a expectativa é que o governo abra nova licitação, desta vez com uma novidade: a inclusão dos tablets como instrumento educacional para cada aluno - não só notebooks.
O Ministério da Educação já confirmou que estuda implantar um programa digital com uso de tablets em conjunto com o material tradicional do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Para incentivar a fabricação do produto, foi publicada em maio uma medida provisória (MP), que dá benefícios fiscais aos tablets feitos no país, para reduzir o preço em até 36%.
E o mercado não perdeu tempo. Em meio à discussões sobre a abertura de uma fábrica da Apple no Brasil, a Intel saiu na frente ao apresentar um modelo do produto ontem em São Paulo.Com tela de sete polegadas -um modelo de 10 polegadas está previsto para 2012 -, câmera frontal e traseira, entradas USB, 3G e SD protegidas contra água, o produto é pequeno e leve (550g), ideal para crianças.
"Pensamos em um modelo que não racha, não solta tinta, não tem cheiro, é resistente a quedas e a água", afirma Fabio Tagnin, diretor de expansão da empresa. Ele garante que a Intel já negocia com fabricantes e que deve lançar o modelo até o final do ano.
Mas o tablet não substituirá o notebook. "Acreditamos que o tablet é para o aluno de séries iniciais. A partir do Fundamental II (antiga 5ª série), o aluno passa a produzir conteúdo e o notebook é mais adequado", diz Tagnin.
E não espere um computador de U$S 100, sonho do professor Nicholas Negroponte, que lançou a ideia, em 2005. "Isso é um desafio, mas adianto que com US$ 100 não é possível ter um computador com a qualidade que oferecemos." No ano passado, os computadores comprados pelo governo custaram de R$ 344,18 a R$ 376,94.
Corrida tecnológica
O Brasil está perdendo a corrida de inserção tecnológica na sala de aula. As discussões em torno do programa Um Computador por Aluno (UCA) vem desde 2008, quando o governo federal comprou 122,6 mil notebooks para uma distribuição gratuita em projeto piloto.
De lá para cá, sabe-se que cerca de 250 mil computadores foram comprados - desde 2010 sob financiamento de estados e municípios e não mais gratuita.
O número não impressiona, especialmente quando comparado com a performance de outros países, que, mostraram mais habilidade do que o Brasil para reduzir o déficit tecnológico nas escolas.
A Argentina, por exemplo, alcançou 1,7 milhão de computadores distribuídos entre os estudantes. Venezuela, 1,5 milhão, e Portugal, 750 mil notebooks.

Minha Casa Minha Vida, nos moldes atuais, incentiva à segregação

Especialista afirma que falta de planejamento urbano e infraestrutura para comércio e serviços condena moradores à exclusão
DA REDAÇÃO
O principal programa habitacional criado pelo governo federal, reconhecido como importante indutor de crescimento, não contempla uma série de questões que deveriam ser observadas para a garantia de seu sucesso. Com a previsão de construção de dois milhões de casas até 2012, segundo especialista em urbanização, o projeto erra estrategicamente por não oferecer uma integração desses bairros à sociedade, se tornando um programa apenas de construção, e não de moradia. “O único objetivo do poder público é suprir a necessidade básica de habitação, como se esta fosse uma questão apenas de espaço. Não são consideradas as necessidades mínimas de quem reside nesses lugares. Falta um planejamento completo, que garanta a geração de renda e movimente a economia local”, afirma Sérgio Pereira Guimarães Júnior, especialista em urbanização e diretor da Vallor Urbano. Para ele, a falta de preocupação com a inclusão de comércio, áreas verdes, infraestrutura e mobilidade urbana, resulta na segregação da população de baixa renda e pode gerar em alguns anos o mesmo problema enfrentado atualmente na Europa, onde estão acontecendo revoltas de jovens estudantes por falta de emprego e acesso à saúde e moradia.
Da RedaçãoDa Redação
Sem infraestrutura esses conjuntos podem virar núcleos de criminalidade, com baixa qualidade de vida

A construção de um bairro deve levar em consideração vários pontos, como a destinação de áreas comerciais e institucionais, que garantem a capacitação profissional para os moradores dessas comunidades e também a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. No caso da Europa, o descaso com as regiões é um dos principais fatores para as revoltas. “São bairros extremamente distantes, ocupados por uma juventude, que em função da crise econômica local, não tem possibilidade de trabalho e reclama justamente da falta de estrutura de onde moram e das dificuldades de acesso aos serviços públicos” explica Sérgio Pereira. De acordo com o especialista, o fato do desenvolvimento da vida não ser pensado nesses locais, também faz com que nesses programas habitacionais a taxa de rotatividade e inadimplência sejam altas. “É como se o governo batesse um carimbo de social na testa do cidadão, marginalizando-o. O que é feito diminui expectativas e possibilidades, condenando-os à mesmice e ao conformismo”, afirma Sérgio Pereira.

Em São Paulo, um exemplo de projeto mal sucedido é a Cidade Tiradentes, onde um grande aglomerado de pessoas foi “jogado” naquele local, sem as devidas estruturas de comércio ou serviços. Outro caso é verificado no Rio de Janeiro, na Cidade de Deus, onde se desenvolveu a criminalidade. Segundo Sérgio Pereira, o poder público não proporciona as mínimas condições para que essas pessoas vivam nesses locais. “Não existe uma preocupação com a criação de uma estrutura urbana para que essas novas áreas nasçam como bairros”, explica. São locais que têm a presença do estado como um construtor apenas, mas depois disso, não há a oferta de serviços públicos, prefeitura e educação. “Essas ações podem gerar núcleos para criminalidade, com baixa qualidade de vida, condenando essas pessoas a nenhuma inserção na sociedade”, sinaliza Sérgio Pereira.

O especialista também aponta a falta de uma consciência comunitária nas comunidades locais como um fator negativo, independentemente da falta de estrutura e planejamento. Segundo Sérgio, a criação de um corpo de comunidade com a formatação de uma liderança com regras de convívio são indispensáveis para o desenvolvimento dessas regiões. “Nós importamos programas habitacionais como os do México e Chile apenas no que se refere à construção, mas não copiamos o modelo social fundamental de organização”, analisa Pereira. Ações para a criação de uma organização comunitária custam muito pouco e se referem ao planejamento da vida da sociedade. Um trabalho não imputado a construtoras e empreiteiras, mas por empresas especializadas em urbanização e organização de sociedades.

O assunto sustentabilidade, tão discutido nos dias atuais, também está fora de cogitação no programa. No Minha Casa Minha Vida, também não há a destinação de áreas verdes, arborização de vias ou preocupação com a permeabilidade do solo, características essenciais na construção de um bairro. “As pessoas falam tanto em sustentabilidade e práticas de meio ambiente, e nós não vemos esses princípios no maior programa habitacional do governo”, comenta Sérgio Pereira. A falta desses itens compromete a qualidade de vida da população e gera problemas relacionados à saúde dos cidadãos e à infraestrutura como enchentes. “Se não pensarmos a vida do ponto de vista de quem vai habitar, o produto se tornará inviável”, aponta o especialista em urbanização.

Preocupação com inflação abate otimismo do consumidor

Confiança

De acordo com a pesquisa, os consumidores continuam bastante 
pessimistas sobre a trajetória dos preços
De acordo com a pesquisa, os consumidores continuam bastante pessimistas sobre a trajetória dos preços

Comunidade

A confiança dos consumidores brasileiros cresceu 0,5% em outubro, conforme o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Mesmo com o crescimento moderado nos últimos dois meses, o INEC permanece abaixo do registrado em julho e o visto no início do ano.
"Apesar da evolução recente, não se pode afirmar que a confiança do consumidor está retomando trajetória de crescimento", assinala o estudo.
Marcelo Azevedo, economista da CNI, destaca que, mesmo com a melhora do INEC, a expectativa do brasileiro sobre o índice de inflação, que caiu 1,9% de setembro para outubro, mostra que os consumidores continuam bastante pessimistas sobre a trajetória dos preços.
"Esse indicador está 23,3% abaixo do registrado em outubro de 2010, o que mostra uma preocupação muito grande dos brasileiros com a inflação", diz Azevedo.
Dos seis componentes do INEC, três registraram melhora sobre setembro: expectativas de desemprego (2,6%), avaliação de situação financeira (2,2%) e endividamento (2,6%).
As expectativas sobre a renda pessoal, contudo, recuaram 1,5% em outubro na comparação com setembro, mostrando que os brasileiros estão menos otimistas com o aumento dos salários.

Petrobras reajusta preços de gasolina e diesel


O reajuste será realizado antes da incidência dos tributos 
federais PIS/Cofins e Cide e do tributo estadual ICMS
O reajuste será realizado antes da incidência dos tributos federais PIS/Cofins e Cide e do tributo estadual ICMS

A partir de 1º de novembro, a Petrobras vai reajustar o preço da gasolina em 10% e o diesel em 2%.
Segundo comunicado da estatal petrolífera, o reajuste será realizado antes da incidência dos tributos federais PIS/Cofins e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do tributo estadual ICMS.
"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo, que vem apontado um novo patamar para os preços praticados", justificou.
O reajuste da Petrobras ocorre no mesmo dia em que o Ministério da Fazenda anunciou a redução das alíquotas de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidentes sobre a gasolina e o óleo diesel.

sábado, 29 de outubro de 2011

A indústria e o meio ambiente

Confrontadas com uma lista de seis opções, os problemas mais assinalados foram a demora na análise nos pedidos de licença e os custos dos investimentos necessários para atender às exigências requeridas pelo órgão ambiental responsável.

s indústrias brasileiras estão conscientes da necessidade de adotarem práticas de gestão ambiental e pretendem ampliar seus investimentos destinados à proteção do meio ambiente. Não obstante, a grande maioria das empresas vem enfrentando dificuldades na relação com os órgãos ambientais face à necessidade de se cumprir exigências ambientais por vezes inadequadas sob o ponto de vista da aplicabilidade técnica e dos aspectos de sustentabilidade econômica.
Das questões abordadas nesta Sondagem Especial, voltadas para aferir o processo de licenciamento ambiental e a relação empresa e órgãos público da gestão ambiental, destacam-se: os problemas relativos aos prazos para análise e deliberação das licenças, os custos elevados de todo o processo e o grande número de requisitos solicitados. Adicionalmente, a Sondagem investiga o comportamento da empresa frente aos procedimentos da autogestão ambiental e os investimentos em proteção do meio ambiente realizados em 2003 e previstos para 2004.

Licenciamento Ambiental
A grande maioria das empresas consultadas que já requisitaram licenciamento ambiental (74,5% das grandes e 71,3% das pequenas e médias) enfrentou alguma dificuldade para obtê-lo. Confrontadas com uma lista de seis opções, os problemas mais assinalados foram a demora na análise nos pedidos de licença e os custos dos investimentos necessários para atender às exigências requeridas pelo órgão ambiental responsável. Esses problemas foram selecionados, respectivamente, por 45% e 43,5% das empresas. As dificuldades apontadas já haviam sido detectadas em pesquisa anterior realizada pela CNI, em 1998, na qual esses problemas também foram os mais assinalados pelas empresas.
Nesta Sondagem, a Região Sudeste apresentou o maior percentual de indústrias que declararam ter tido problemas no processo de licenciamento (78,3%), o que pode se justificar pela existência de órgãos públicos de gestão ambiental mais bem estruturados e atuantes. Já as indústrias da Região Centro-Oeste foram as que menos relataram dificuldades, embora o percentual continue elevado (63,6%).
A Sondagem mostra que os setores industriais que mais registraram dificuldades em obter o licenciamento ambiental são: Borracha (88,2%), Papel e Papelão (81,5%) e Minerais Não-Metálicos (78,4%). A indústria de produtos farmacêuticos apresentou o menor percentual de empresas que identificaram obstáculos (44,4%), o que pode ser justificado pelo fato desse segmento já ter, em 1998, um percentual elevado de empresas com sistema de gestão ambiental implementado, como identificado na sondagem anterior.
q
O percentual de empresas consultadas que "nunca precisou requerer uma licença ambiental" não é desprezível: 16% do total da amostra. Tal resultado pode ser explicado pelo fato de que apenas os empreendimentos considerados efetivo ou potencialmente poluidores são obrigados a requerer o licenciamento ambiental.
O maior percentual de empresas que já requisitaram licenças ambientais (91,4%) encontra-se na Região Norte, enquanto a Região Sudeste apresenta o menor (78,2%). Entre os elementos que podem explicar esta diferença, vale ressaltar o fato de que no Sudeste já foram implementados ou estão em implementação marcos regulatórios específicos que simplificam e modernizam os procedimentos de obtenção da licença ambiental.

Relação das Empresas com os Órgãos Ambientais
Entre as empresas de grande porte, 62,4% responderam ter enfrentado problemas com os órgãos ambientais. No caso das pequenas e médias empresas, esse percentual foi um pouco menor: 58,9%. Os requisitos exagerados de regulamentação ambiental e o alto custo para o seu cumprimento foram apontados como os principais causadores dos problemas. O terceiro item de desgaste identificado foi a complexidade da regulamentação ambiental.
q
A região geográfica do país que registrou a maior proporção de indústrias com dificuldade na relação junto aos órgãos ambientais foi a Norte, com um percentual de 66,7%. No outro extremo, tem-se a Região Nordeste cujo percentual foi de 52,8%. Tais resultados devem-se, provavelmente, às características das principais atividades industriais desenvolvidas na região, bem como as estruturas dos órgãos ambientais ali existentes e a qualidade da implementação dos marcos regulatórios.
Os setores de Madeira (72,2%), Química (70,3%) e Minerais Não-Metálicos (70,1%) foram os que apresentaram maior incidência de empresas que enfrentaram problemas na relação com os órgãos ambientais. O setor Farmacêutico, novamente, aparece identificado como aquele que apresentou o menor número de empresas com esta dificuldade (33,3%).

Gestão Ambiental
A Sondagem sinaliza que a questão ambiental está cada vez mais integrada ao planejamento das empresas. Cerca de 80% das empresas pesquisadas realizaram procedimentos gerenciais associados à gestão ambiental, sendo que as indústrias de grande porte adotaram tais medidas em proporção maior do que as de pequeno e médio porte (87,7% e 72,2%, respectivamente).
Observando-se a atuação das empresas por região geográfica, percebe-se que as localizadas na Região Norte são aquelas que mais adotaram procedimentos gerenciais de gestão ambiental (83,8%). As empresas da Região Centro-Oeste apresentaram o menor percentual de empreendimentos que adotam tais procedimentos (71,4%). Isso confirma o quadro identificado na Sondagem de 1998, que já apontava para o fato de que essas iniciativas poderiam estar relacionadas às características setoriais e de porte das indústrias predominantes na região.
industria
Os setores de Bebidas (91,7%), Farmacêutico (85,7%), Química (84,7%), Produtos Alimentares (84,2%), Minerais Não-Metálicos (82,5%), Madeira (82,1%) e Material de Transporte (81%) destacaram-se como os que mais implementaram medidas gerenciais associadas à gestão ambiental. O setor de Vestuário e Calçados foi o que apresentou o menor índice de atuação relacionada à gestão ambiental (58,8%).
Indagadas sobre as principais razões para a adoção destes procedimentos, por meio de um conjunto de 12 opções, as empresas elegeram a necessidade de atender aos regulamentos ambientais, a busca de conformidade perante à política social da empresa e as exigências requeridas para o licenciamento ambiental como fatores mais importantes do que as motivações associadas à redução de custos. Destaca-se que a segunda razão mais assinalada - conformidade à política social da empresa - confere maior possibilidade de continuidade da ação ambiental.
Pode-se sugerir, a partir da Sondagem, que as indústrias estão procurando minimizar, por meio da gestão ambiental estratégica, os eventuais conflitos advindos do processo de licenciamento ambiental e as dificuldades encontradas nas relações administrativas com os órgãos ambientais.

Investimentos em Proteção Ambiental
Em relação aos investimentos realizados pelas empresas com o objetivo de proteger o meio ambiente, a sondagem revelou que, em média, 73% das indústrias destinaram recursos para esta finalidade em 2003. No ano corrente, o mesmo percentual de empresas pretende investir nesta área. Esse dado reafirma o fato de que o empresariado nacional está efetivamente compromissado com a proteção ambiental.
Analisando os investimentos desagregados por região, verifica-se que, em 2003, a Região Norte foi a que registrou o maior percentual de empresas que investiram em proteção ambiental (79,2%). O número significativo de indústria do setor de Madeira na Região Norte - atividade que apresenta substanciais possibilidades de impacto ambiental - justifica a maior preocupação das empresas da região em investir na proteção do meio ambiente. O previsto para 2004 é que a Região Norte permaneça como a que localiza o maior número relativo de empresas que investem em proteção ambiental (82,5%) e a Região Centro-Oeste passe a ser aquela que concentra o menor número relativo (62,7%).
As empresas de vestuário e calçados foram as que menos investiram em proteção ambiental no ano passado (apenas 40% das empresas), enquanto o setor de bebidas foi o que apresentou o maior número relativo de empresas que investiram nesta área (94,7%). Em 2004, a expectativa é de que aquele setor permaneça como o que possui menos empresas que investem em proteção ambiental (apenas 40,5%), e de que o setor de madeira passe a apresentar o maior número relativo de empresas investindo nesta área (80,7%).
Em 2003, das empresas que investiram em proteção ambiental, 58,5% destinaram até 2% dos seus investimentos totais para esta finalidade, enquanto 8,5% investiram mais de 10% dos seus investimentos totais em proteção do meio ambiente. Para 2004, porém, apesar da expectativa quanto ao número relativo de empresas que investirão em proteção ambiental ser praticamente igual ao observado em 2003, espera-se que o percentual relativo aos investimentos totais das empresas destinado para esta finalidade seja um pouco maior.
A expectativa é de que, neste ano, o percentual de empresas que destinam até 2% dos investimentos para proteção ambiental caia para 54,5%. Já o percentual de empresas que destinam mais de 10% para esta iniciativa deve subir para 10,6%. Estes fatores são mais uma demonstração da crescente importância dada pelas indústrias à prática do desenvolvimento sustentável.
As indústrias de produtos farmacêuticos, papel e papelão e a de couros e peles, no item investimento, destacam-se em 2003, confirmando tendência apontada na Sondagem de 1998. Estes setores tiveram 23,5%, 19% e 15,4%, respectivamente, das empresas que investiram em proteção ambiental, destinando mais de 10% dos seus investimentos totais para tal finalidade. Em 2004, o previsto é que os setores Papel e Papelão, Química e Couros e Peles destaquem-se com, respectivamente, 27,3%, 20,4% e 20% das suas empresas que investirão em proteção ambiental, direcionando mais de 10% dos seus investimentos totais a este objetivo.
q
Considerações Finais
Os principais resultados obtidos mostram que o setor industrial vem enfrentando problemas nas relações com os órgãos ambientais e dificuldades para obter o licenciamento ambiental. Esses resultados confirmam as tendências e comportamentos, já verificados em pesquisas anteriores realizadas pela CNI.
Mais especificamente quanto ao processo de licenciamento ambiental, a principal dificuldade identificada pelas empresas pesquisadas é a demora na análise dos pedidos e, conseqüentemente, na emissão da licença. Isso reflete a existência de procedimentos relativamente burocráticos, não sistêmicos e desarticulados para a obtenção da licença. No que diz respeito à relação entre as indústrias e os órgãos ambientais, os requisitos da regulamentação ambiental, por vezes inadequados e até excessivos, foram identificados como os maiores causadores de desgaste.
Nesse contexto, pode-se identificar algumas iniciativas visando ao equacionamento das questões aqui observadas: (i) melhor definição quanto às competências dos órgãos que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA; (ii) simplificação do processo de licenciamento ambiental; (iii) implementação de uma política de informação/informatização dos órgãos ambientais, com vistas à maior transparência, automação e sistematização, sobretudo quanto aos processos de licenciamento; e (iv) padronização das decisões.
Concluindo, a análise desta Sondagem Especial permite inferir que ainda há muito a se fazer e avançar tanto na iniciativa pública como privada. As respostas às questões aqui apontadas, passam pela busca de maior agilidade, qualidade e eficiência do SISNAMA, sem comprometer o desenvolvimento econômico e social brasileiro.

Comportamento

Prática esportiva pode melhorar relação familiar

Segundo Nico, o esporte é uma maneira de união entre as famílias através de um momento de relax e prazer

Alexandre e Eduardo Vieira têm orgulho da mãe, Shirlei, e deles próprios por terem a ajudado a superar o medo de piscina. Os meninos de dez e 13 anos, respectivamente, praticam natação há três anos e a incentivaram a também fazer aulas e vencer a fobia que a acompanhava desde a infância. Com a ajuda do professor Antônio Carlos Weymar, o Nico, hoje os três praticam o esporte que virou o hobby da família toda também nos finais de semana.

Segundo Nico, o esporte é uma maneira de união entre as famílias através de um momento de relax e prazer. Shirlei nota melhoras na relação com os filhos desde que o esporte foi inserido na rotina dos Vieira. Após as aulas feitas no mesmo horário, mas separadamente devido às diferenças de idade, o trio passa um tempo brincando e se divertindo na água, momento que faz com que até as pequenas brigas caseiras sejam esquecidas.




Por: Mônica Jorge

Saúde

Câncer de boca pode ser evitado com autoexame

Por causa da doença, os pacientes têm diversas partes do rosto atingidas

Uma forma de câncer pouco falada e que afeta milhares de brasileiros todos os anos também é uma das modalidades da doença mais facilmente identificáveis. O câncer de boca atingiu no ano passado 14.120 pessoas, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os principais fatores de risco são o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e contaminações pelo vírus HPV, contraído em relações sexuais.

Os dados foram divulgados durante o lançamento da segunda etapa da Campanha Nacional contra o Câncer de Boca, que ocorreu durante o 8º Simpósio Internacional de Prótese e Implante, no Rio de Janeiro. Por causa da doença, os pacientes têm diversas partes do rosto atingidas - incluindo olhos, bochechas e orelhas - o que só pode ser revertido com a retirada das áreas comprometidas e o implante de próteses e tecidos.


Doença


Lula fará quimioterapia para combater tumor na laringe


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará uma quimioterapia nos próximos dias para tratar um tumor na laringe. A informação foi divulgada neste sábado (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Boletim divulgado diz que o ex-presidente, que completou 66 anos nesta semana, recebeu o diagnóstico nesta manhã, depois de se submeter a exames no hospital. Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial.

Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda neste sábado.

A equipe responsável pelo acompanhamento do ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.

Fonte: Agência Brasil

Gastronomia

Boa pedida para o verão são as combinações com maracujá

Cada fruta tem em média 28 calorias

A primavera que está aí lembra a todos que o verão se aproxima. Nessa época todo mundo quer ficar em forma, então é sempre bom conhecer alternativas de alimentos gostosos, porém, saudáveis e de baixa caloria.

O maracujá é uma fruta cheia de benefícios e além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Contém também vitamina A, que combate os radicais livres, evitando envelhecimento precoce, além de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). A combinação de todos os nutrientes dá ao maracujá poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo.

Não bastassem esses benefícios, o maracujá tem baixíssima caloria. Cada fruta tem em média 28 calorias, enquanto uma pera tem 68 e um abacate, 160. Ou seja, você pode consumir a fruta e seus derivados à vontade.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Defensoria Pública da União (DPU) vai recomendar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que anule 14 das 90 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso antecipado a esses itens.
Enem
Uma ação civil pedindo a anulação integral da prova ou das 14 questões já foi ajuizada na Justiça Federal pelo Ministério Público Federal no Ceará
Para o defensor público Ricardo Salviano, autor da recomendação que será encaminhada na tarde desta sexta-feira, a anulação das perguntas e respostas para os cerca de 4 milhões de estudantes que realizaram a prova em todo o país é uma das duas formas de garantir que ninguém seja prejudicado ou beneficiado por realizar as provas em condições desiguais. A outra forma de preservar o princípio da isonomia entre os candidatos é o Inep anular toda a prova, nacionalmente, conforme sugere o defensor.
Após a confirmação de que o Colégio Christus, de Fortaleza (CE), distribuiu aos seus alunos do ensino médio uma apostila com 14 das questões usadas na prova do Enem, realizada no último final de semana, o Ministério da Educação (MEC) decidiu anular as provas dos 639 estudantes da escola, que terão que refazê-la nos dias 28 e 29 de novembro, quando serão aplicadas as provas à população carcerária.
Para Salviano, contudo, como o Enem é um concurso nacional, a solução não pode se restringir apenas ao Ceará. O defensor dará um prazo de dez dias para que o Inep, a partir do momento que receber a recomendação, se manifeste. Caso o instituto não adote nenhuma das duas providências sugeridas, a Defensoria poderá ajuizar uma ação civil pública na Justiça Federal.
Uma ação civil pedindo a anulação integral da prova ou das 14 questões já foi ajuizada na Justiça Federal pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). O procurador da República Oscar Costa Filho também menciona a manutenção do princípio da isonomia para justificar a ação impetrada na quinta-feira.

Cientistas testam terapia genética inédita para salvar visão de britânico

A técnica é uma versão avançada de um tratamento desenvolvido há quatro anos em Londres. Pela primeira vez, cientistas tentaram compensar um problema genético nas células que captam a luz, posicionadas no fundo do olho, injetando cópias de genes saudáveis.
Genética
O médico e professor Robert MacLaren (foto) realiza o tratamento de injeção de cópias de genes saudáveis nas células que captam luz para compensar problema genético
O paciente é um advogado de Bristol, Jonathan Wyatt, de 63 anos, que sofre de uma condição genética conhecida como choroideremia. Wyatt foi o primeiro de 12 pacientes submetido à técnica experimental. A experiência com a nova técnica deve durar dois anos no Hospital John Radcliffe, de Oxford.
O médico de Wyatt, professor Robert MacLaren, acredita que só dentro de dois anos poderá terá certeza se a degeneração da visão do paciente parou de avançar. Se isto ocorrer, a visão do advogado terá sido salva.
- Se isto funcionar então vamos querer tratar pacientes muito mais cedo, na infância, quando eles ainda tem visão normal (…) para evitar que eles percam a visão, afirmou.
MacLaren afirma que, se esta terapia funcionar, poderá ser usada também para outras doenças da visão, incluindo a forma de cegueira mais comum entre idosos, a degeneração macular.
Esta é uma doença genética e não tenho dúvidas de que, no futuro, vai haver um tratamento genético para ela, disse.
Visão prejudicada
Jonathan Wyatt enxergava normalmente até os 19 anos, quando começou a ter problemas para enxergar em ambientes escuros. Médicos disseram que a visão dele iria piorar e que ele poderia ficar cego.
Há dez anos ele começou a ter dificuldades para ler declarações durante julgamentos, em salas com menos iluminação.
- A pior ocasião foi quando eu estava lendo uma declaração para a corte e cometi um erro. O juiz me perguntou ‘O senhor não sabe ler, Sr. Wyatt?’. Então decidi abandonar a advocacia, disse.
Atualmente ele trabalha em casa e, sem o tratamento, aguardava ficar cego dentro de poucos anos. O advogado espera que o tratamento permita que ele continue em sua profissão.
A doença de Wyatt, choroideremia, é rara e é causada por uma versão defeituosa do gene chamado REP1. O problema faz com que as células do olho que detectam a luz, que ficam no fundo do olho, morram.
Os portadores da doença tem uma visão normal, mas, no final da infância, começam a deixar de ver durante a noite.
A partir daí a visão entra em fase de gradual degeneração. Os médicos afirmam que os pacientes podem perder totalmente a visão quando estão por volta dos 40 anos. Não havia tratamento para este problema.
A nova terapia genética testada em Oxford é simples: o processo de morte das células detectoras de luz é suspenso quando cópias sem defeito do gene REP1 são injetadas nestas células.
Tratamento em dez anos
A pesquisa de Oxford foi feita depois de um teste com terapia genética que começou há quatro anos no Hospital Moorfields, em Londres. O objetivo principal destes testes é demonstrar que a técnica usada em Londres é segura.
O tratamento, que adota um procedimento um pouco diferente, foi testado primeiro em adultos que já tinham perdido quase toda a visão e depois em crianças.
De acordo com o professor Robin Ali, que liderou esta pesquisa, os testes mostraram que a terapia genética é segura e que houve uma melhora significativa em alguns pacientes.
O presidente da Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha, John Bell, afirmou que estes testes de terapias genéticas em Oxford e Londres sugerem que vários problemas de visão sem cura poderão ter um tratamento “dentro dos próximos dez anos”.

EUA e Coreia do Sul aumentam defesa contra provocação do Norte


Coreia do Norte
Os ministros de Defesa dos EUA e Coreia do Sul, Leon Panetta e Kim Kwan-jin reveem as diretrizes operacionais de defesa para retaliar a Coreia do Norte
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul estudam a adoção de medidas adicionais para deter futuras provocações norte-coreanas, disseram os chefes de Defesa dos dois países aliados nesta sexta-feira.
As tensões na península coreana atingiram o ponto mais alto em décadas no ano passado, quando um navio da Marinha sul-coreana foi afundado com um torpedo disparado, segundo alega Seul, por Pyongyang. O Norte nega envolvimento no incidente que matou 46 marinheiros. Depois a Coreia do Norte bombardeou uma ilha sul-coreana, matando quatro pessoas e levando o Sul a revidar.
A resposta de Seul, criticada pelos sul-coreanos por ser muito fraca e tardia, desencadeou uma revisão das diretrizes operacionais de defesa para permitir uma retaliação mais dura em eventos semelhantes no futuro.
-O ministro (coreano) e o secretário (dos EUA) reafirmaram a necessidade de aprimorar as capacidades de dissuasão militar da Aliança de uma forma mais prática e concreta e também melhorar a prontidão de resposta no caso de uma provocação da Coreia do Norte-, afirmou uma declaração conjunta dos chefes de Defesa. ”Eles também decidiram avançar nas suas capacidades combinadas de prontidão nas Ilhas do Noroeste e nas áreas próximas à Linha Limítrofe do Norte”, acrescentou o comunicado.
As águas perto da fronteira marítima disputada são um ponto de tensão e têm sido palco de vários confrontos entre as duas Coreias desde 1999, incluindo os dois ataques do ano passado.
O ministro de Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jin, disse que Washington reafirmou seu compromisso de fornecer “um aumento avassalador de forças em circunstâncias extraordinárias”.
Kim e o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, repetiram o alerta de que a Coreia do Norte representa uma séria ameaça à paz regional e global.
Kim disse que a próxima agressão de Pyongyang -que ele acredita que pode acontecer no próximo ano- será seguido por uma resposta inicial por parte das forças sul-coreanas.
-E, em seguida, uma resposta conjunta Coreia do Sul-EUA, se chegar o momento disso, vai incluir todos os ativos disponíveis-, afirmou Kim em entrevista coletiva.
O porta-voz do Pentágono, George Little, alertou que um envolvimento militar dos EUA não significa necessariamente o uso de força letal. No ano passado os militares dos EUA e da Coreia do Sul realizaram exercícios conjuntos em resposta aos ataques da Coreia do Norte.
Little acrescentou que a possibilidade de envolvimento dos EUA também não era algo novo, dado o “espectro” de respostas possíveis disponíveis.
Ainda assim, os comentários de Kim enfatizaram a pressão sobre Seul para responder com mais força ao Norte se sua atual abertura diplomática der lugar a agressão renovada.

Cientistas refazem experimento que detectou neutrinos mais rápidos que a luz e desafiou Einstein


Simulação da colisão de íons de chumbo no LHC. Foto: Divulgação / Cern RIO - Cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) estão refazendo a experiência que detectou neutrinos, um tipo de partícula subatômica, viajando mais rápido que a luz. O anúncio dos resultados do experimento - que contrariam a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que a estabelece a velocidade da luz como limite no Universo - causou polêmica na comunidade científica e já foi objeto de mais de 80 artigos no serviço de divulgação científica online "arXiv".
Sergio Bertolucci, diretor de Pesquisas a instituição, disse à "BBC" que nos últimos dias novos feixes de neutrinos foram gerados pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC), acelerador de partículas do Cern na fronteira entre França e Suíça, direcionados ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália e a cerca de 730 quilômetros de distância. Segundo ele, o experimento foi alterado para tentar descartar possíveis erros sistêmicos.
Na experiência original, o LHC disparou seus feixes de prótons, que produzem os neutrinos, em pulsos longos com duração de 10 microsegundos (10 milionésimos de segundo) e os detectores do projeto Opera, em Gran Sasso, registraram sua chegada até 60 nanosegundos (60 bilionésimos de segundo) antes do que se estivessem viajando à velocidade da luz. Agora, os feixes serão muito mais curtos, durando um ou dois nanosegundos, e terão um grande intervalo, de cerca de 500 nanosegundos, entre cada. De acordo com Bertolucci, este sistema será mais eficiente.
- Para cada evento de neutrino em Gran Sasso, poderemos associar sem dúvidas com um feixe de prótons no Cern - disse ele à BBC.
Os grupos de pesquisa Minos, nos EUA, e T2K, no Japão, também se preparam para tentar replicar os resultados do Opera, mas ainda deverá levar alguns meses até que qualquer um dos três divulgue suas novas observações.


Depois de Wagner Montes, Myrian Rios se filia ao PSD

A deputada Myrian Rios em  foto de arquivo - Simone Marinho
RIO - A deputada estadual Myrian Rios deixou na quinta-feira o PDT para se filiar ao PSD, seguindo os passos do colega de plenário Wagner Montes, que anunciou na terça-feira sua ida para o partido fundado pelo prefeito Gilberto Kassab. Com isso, o PSD se firma como a maior bancada da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com 13 deputados, seguido pelo PMDB, com 11, e PDT, com nove.
PERFIL : Myrian Rios 'leva' Deus para a Alerj e nada aprova
NO SENADO : Encontro do PSD é prestigiado por PT, PSDB e PSB
Myrian oficializou sua ida para o PSD no último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que políticos mudassem para o novo partido sem perder o mandato por infidelidade partidária. A legenda foi criada no dia 27 de setembro e, pelas regras do tribunal, poderia filiar por 30 dias parlamentares que queriam se transferir de partido sem perder o cargo.
- Criou-se um clima muito positivo nesta reta final, e a Myrian percebeu que o PSD é o partido onde ela teria maior possibilidade de reeleição - disse o presidente estadual do PSD, Indio da Costa.
E foi o próprio Indio da Costa quem procurou Wagner Montes para participar da nova legenda:
- O Wagner é uma referência popular, e o PSD pretende ser um partido não da elite, como acabaram se tornando outros partidos, mas uma legenda da base.
A filiação de Myrian, católica ligada à Renovação Carismática, é a prova de que o PSD investe em parlamentares religiosos. O partido já tinha em seus quadros os deputados estaduais Samuel Malafaia, irmão do pastor Silas Malafaia, e Fábio Silva, além de Arolde de Oliveira, dono de uma gravadora gospel.
- Eleitoralmente, é importante e estratégico - disse Indio, sobre ter na sigla políticos de diferentes religiões.
Ex-aliado de Garotinho vai ser líder do PSD na AssembleiaNa alerj, a maior bancada tradicionalmente indica o presidente da Casa. Mas Indio já avisou que o partido abrirá mão desta prerrogativa, porque "vai apoiar quem o governador quiser":
- Na política, vale a palavra. Se o partido tivesse oito deputados, nós apoiaríamos o indicado de Cabral. Esses 13 votos darão apoio ao governador, que, ao que tudo indica, quer o Paulo Melo (PMDB).
O PSD conta ainda com o deputado estadual Christino Áureo, que está licenciado do mandato porque é secretário de Agricultura e Pecuária do governo de Sérgio Cabral.
Para desgosto do ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, um ex-aliado - Iranildo Campos, um dos quatro deputados estaduais que deixaram o PR - será o líder do PSD na Alerj. O ex-governador amarga ainda uma outra perda: a deputada federal Liliam Sá deixou o PR e também se filiou ao partido de Kassab.
A bancada fluminense da nova legenda fica agora com cinco nomes, embora Sérgio Zveiter esteja licenciado porque atualmente é secretário de Trabalho e Renda do governo Cabral. Na Câmara dos Vereadores, o PSD já contava com Carlinhos Mecânico, eleito em 2008 pelo PPS, e Aloísio Freitas, que deixou o DEM, mas não vai tentar reeleição no ano que vem
.

Promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional diz estar em contato com filho de Kadafi

Saif al-Islam, durante entrevista, em março - AFP
AMSTERDAM - As expectativas sobre uma possível rendição de Saif al-Islam ao Tribunal Penal Internacional (TPI) ganharam força nesta sexta-feira após o promotor-chefe do organismo, Luis Moreno-Ocampo, dizer que está em contato com o mais temido filho de Muamar Kadafi. Segundo Ocampo, as negociações para que Saif se renda estão sendo feitas por meio de intermediários.
O promotor-chefe do TPI disse não saber exatamente onde Saif está. Ocampo acredita que mercenários estão oferecendo ajuda para conseguir refúgio para Saif em países africanos que não cooperam com o tribunal. O Zimbábue, que está entre eles, seria uma opção.
O tribunal pediu em junho a prisão de Saif, junto com o pai, por incitar mortes durante o início da revolta popular que levou o regime Kadafi ao fim após 42 anos. Pouco depois, Interpol emitiu um alerta vermelho pedindo a prisão dos dois e do ex-chefe da inteligência do ditador líbio, morto neste mês após ser capturado em Sirta.
TPI oferece garantias para entregaSaif, de 39 anos, era considerado o provável sucessor do pai e, segundo rumores, estaria tentando cruzar o deserto para sair da Líbia e entrar no Mali. O ex-chefe da inteligência de Kadafi, Abdullah al-Senoussi, que também teve sua prisão pedida pelo TPI, já estaria no país vizinho.
O Mali reconhece o tribunal e poderia atender ao pedido de prisão emitido contra os dois. O Níger, outro possível destino de Saif, para onde parte da família Kadafi fugiu, também coopera com o TPI.
Embora a Argélia não reconheça o TPI, Saif não deve tentar entrar no país, para onde há muitos olhos voltados devido a presença de sua mãe e de três de seus irmãos - ao contrário dele, os quatro não são procurados pela Interpol. Ainda assim, o tribunal promete garantias caso o filho de Kadafi se entregue.
"Deve-se dizer a ele que terá um julgamento justo caso se entregue", afirma Ocampo em comunicado, acrescentando que ele "tem direito de ser ouvido; considera-se que ele é inocente até que se prove o contrário, e, sobretudo, são os juízes que decidem".
Partidários de Kadafi prometem ajudar SaifA mensagem do promotor-chefe do TPI também diz que está em estudo uma forma de interceptar qualquer voo com Saif a bordo que cruze o espaço aéreo de algum país membro da corte.
Saif deve receber ajuda nas comunidades do deserto do sul da Líbia, por muito tempo cortejadas por Kadafi. Partidários do ex-ditador inclusive fazem ameaça.
- Nós estamos prontos para escondê-lo em qualquer lugar que ele precise - afirmou Mouddour Barka, morador de Agadez, no Níger. - Nós estamos falando à comunidade internacional para ficar longe disso e a nossas próprias autoridades para não entregá-lo, caso contrário nós estamos prontos para ir às ruas.

Cantor Luciano é internado em Curitiba após anunciar fim de parceria com o irmão Zezé Di Camargo


RIO - O cantor Luciano, da dupla Zezé de Camargo e Luciano, deu entrada na manhã sexta-feira no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Segundo informações da rádio CBN, ele estaria na UTI do hospital após chegar vomitando e com dores no estômago. A causa da internação ainda não foi esclarecida oficialmente. Na tarde desta sexta, a dupla deve emitir um comunicado oficial. A assessoria de imprensa confirma o segundo show marcado para a noite desta sexta-feira no Teatro Guaíra. Zezé Di Camargo pode fazer o show sozinho.
Ainda de acordo com a CBN, a assessoria do hospital negou que Luciano tenha entrado no hospital desacordado e afirma que o cantor chegou andando, reclamando de fortes de dores. A comunicação do centro médico acrescentou que Luciano está internado na UTI não por seu estado de saúde, mas sim por ser a única área restrita do local, já que a presença do cantor chamaria a atenção nas outras instalações do hospital.
Durante um show na noite desta quinta-feira no teatro Guaíra, em Curitiba, os dois irmãos tiveram uma briga e anunciaram o fim dos 20 anos de carreira da dupla. No entanto, o perfil oficial dos cantores no Twitter desmentiu a decisão: "A história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua! Equipe ZCL", dizia o post.
Porcurado pelo GLOBO, o escritório ZCL Produções Artisticas, responsável pela carreira da dupla, disse que não se pronunciaria sobre o caso. A assessoria de imprensa também não se posicionou sobre o possível fim da dupla.
Zezé Di Camargo e Luciano têm dois shows marcados no Rio na semana que vem, dentro da turnê comemorativa pelos 20 anos da dupla. Eles se apresentariam no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, nos dias 4 e 5 de novembro. Até o momento, não há nenhuma informações sobre cancelamentos ou adiamentos.

Fonte:JB






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Leve o computador no bolso sem precisar carregar seu notebook



Com o dispositivo adequado e as dicas certas pode-se ter à mão um PC personalizado sem ter de carregar o portátil pra todo lado.

pendrive_generico_150O notebook é um equipamento útil, mas dependendo do modelo que você tem, carregá-lo para todo lugar pode se tornar uma tarefa incômoda, por conta do peso, ou até mesmo arriscada, pela questão da segurança.
Mas há uma solução que cabe direitinho em seu bolso: o onipresente flash drive USB (também conhecido como pendrive).
Com o dispositivo e softwares corretos, você pode plugar esse acessório em um computador dentro de um cibercafé, lan house, hotel ou qualquer outro lugar e ter acesso a todas as ferramentas e arquivos que você necessita para o seu trabalho, personalizando imediatamente a máquina a ser utilizada.
Claro que você pode usar aplicativos online como Google Docs ou Zoho Office, mas um flash drive permite que o usuário carregue uma quantidade maior de utilitários.
Escolha o hardware certo
Para começar, você precisa de um bom flash drive. Considere as seguintes dicas antes de comprar o seu:
Adquira um drive rápido na leitura – quanto mais rápido for seu pendrive, mais programas irão rodar facilmente.
Quando for comprar, observe as especificações e procure pela taxa de leitura de 15 megabits por segundo (em megabytes por sengundo, 1,9 MBps) ou mais. Se você já tem um flash drive, pode verificar sua velocidade com um utilitário gratuito como o HD Tech para Windows.
Prefira modelos 2.0 – Um pendrive com interface USB 2.0 tem desempenho muito melhor do que um USB 1.x. Tenha certeza de que o modelo que você escolher tenha especificado USB 2.0.
Com ou sem U3? – Alguns pendrives (especialmente os da SanDisk) levam o rótulo U3 e podem guardar aplicações que utilizam um formato específico para drives USB.
Esses drives geralmente acompanham um programa de inicialização, chamado LaunchPad, e outros programas. Caso não tenham, levam você a uma página da internet para baixar e instalar.
A SanDisk afirma que apenas programas compatíveis com esse padrão rodam em tal drive. Mas não tive problemas em executar software para U3 e também não compatíveis com esse formato, ao mesmo tempo e no mesmo dispositivo (mas não espere que suas aplicações não compatíveis apareçam no menu Iniciar do U3).
Com tantas aplicações portáteis disponíveis a partir de várias fontes gratuitas, você não necessariamente precisa de um drive equipado com U3.
Se já possui um, também pode desfrutar do recurso LaunchPad e seus diversos aplicativos,ou até mesmo encontrar utilitários para remover esse software de drives U3 da SanDisk e de drives que não são da SanDisk.
E se você mudar de idéia sobre essa remoção, a SanDisk também tem uma ferramenta gratuita para recuperar o software.

Tenha os melhores aplicativos
Uma vez com o flash drive de sua escolha, é hora de focar nas ferramentas que você precisará quando estiver longe do seu desktop ou notebook.
O termo software portátil geralmente se refere a aplicações que podem ser executadas a partir de uma única pasta (geralmente dentro de um dispositivo removível) sem adicionar qualquer arquivo ou entradas de registro no sistema host.
Embora essa ação deixe de lado “monstros” como Microsoft Office e a Creative Suite, da Adobe, você ainda pode encontrar muitos programas úteis que se enquadram nos requerimentos de portabilidade.
Se deseja um pacote com todas as ferramentas básicas incluídas – planilhas, editor de texto, programa para gráficos – pode escolher as suítes portáteis gratuitas. Uma coleção excelente é o PortableApps, que vem em dois tamanhos: 260 MB, a Standard, e 105 MB, a Lite, ambos disponíveis para download.
A versão padrão possui um modo portátil do OpenOffice Suite, enquanto a versão Lite utiliza o AbiWord como editor de texto.
Ambas as versões possuem programa antivírus, um navegador de web (Mozilla Firefox), programa de mensagens instantâneas (Gaim), game Sudoku, calendário, gerenciador de tarefas (Mozilla Sunbird) e programa de e-mail (Mozilla Thunderbird).
Você pode encontrar outro pacote gratuito em winPenPack (www.winpenpack.com). Esta suíte possui mais “sabores” do que o PortableApps (Essential, 1GB, Escola, Games e Web) e você ainda tem a opção de criar a sua versão, pois permite baixar aplicações individuais.
As ofertas caem numa vasta gama de categorias, como escritório, internet, gráficos, multimídia, segurança, sistema e utilitários.
Executar suas aplicações portáteis ficará mais fácil com um inicializador de menu. Você encontrará um no flash drive U3, bem como no PortableApps e no winPenPack.
Em cada caso, um ícone aparecerá na bandeja da barra de tarefa (a área de ícones perto do relógio); clique nele para ver um menu Iniciar, que lista as aplicações existentes em seu flash drive.
Nos testes realizados, mostrou-se mais fácil de personalizar o aplicativo do winPenPack. É possível baixar o inicializador do winPenPack separadamente.  Você ainda pode testar outro aplicativo gratuito, o PStart, da Pegtop Software. 
Algumas vezes é possível descobrir uma versão portátil de seu programa favorito apenas digitando em seu site de busca predileto o nome do aplicativo seguido da palavra portable (portátil).
Outros bons lugares para procurar incluem sites como o Portable Freeware e a seção programas gratuitos portáteis do site Absolutely Free Software.
Outro endereço onde você pode encontrar uma seção portátil é o Snapfiles.com. E finalmente, tente digitar a palavra portable na busca de sua página favorita de downloads.
Fique esperto
Quando você carrega consigo arquivos do trabalho no flash drive ou os armazena online, precisa tomar precauções para proteger esses arquivos e seu computador de invasões.
Portanto, tenha em mente os seguintes passos para a manutenção de sua segurança:
Faça uma verificação – Já que usar seu drive USB em um computador desconhecido pode expor o pendrive a riscos, tenha certeza de instalar anti-spyware e antivírus como parte do seu pacote de aplicações portáteis.
Como precaução extra, faça uma verificação no flash drive em seu computador quando voltar para casa, para ter certeza de que nenhum malware foi instalado.
Use o bom senso – Como PCs públicos podem ter keyloggers que gravam suas senhas, saiba que a computação portátil nunca será 100% segura. Por isso, evite transações com o cartão de crédito ou de internet banking quando usar seu sistema portátil em outra máquina.
Proteger é preciso – Se você está trabalhando com documentos importantes, deve mantê-los criptografados enquanto estiverem em seu flash drive (afinal, você pode perdê-lo).
A ferramenta open source TrueCrypt e o programa gratuito de armazenamento IZArc2Go, por exemplo, possuem recursos de codificação que rodam em um pendrive.
Na maioria dos casos, você terá de copiar os documentos para fora da pasta criptografada antes de trabalhar com eles, e então copiá-los de volta quando tiver terminado. Para aprimorar a segurança, use um aplicativo para destruir as cópias.
O CyberShredder e o UltraShredder são dois utilitários portáteis gratuitos que realizam esse serviço.
Faça backup dos arquivos portáteis – Como esses dispositivos são pequenos e é fácil de serem perdidos, fazer um backup do seu “desktop de bolso” é mais importante até do que criar backups para o seu sistema principal.
As aplicações são bem menores e o processo de cópia de segurança é rápido. Os pacotes anteriormente mencionados possuem utilitário de backup. Claro que você não necessita exatamente de um software desses.
É possível usar o Windows Explorer apenas para arrastar e guardar o conteúdo do seu flash drive em um disco de backup. O importante é fazer isso com freqüência.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Esportes
 
Em busca de um milagre
Flamengo tenta reverter vantagem de quatro gols contra Universidad, no Chile


Depois de perder por 4 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana diante do Universidad de Chile, o Flamengo vai até Santiago em busca de um milagre. Hoje à noite, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago, o rubro-negro carioca terá que vencer por cinco gols de diferença para conquistar a classificação no tempo normal. Ciente da dificuldade em reverter o resultado, o técnico Vanderlei Luxemburgo levou apenas 15 jogadores na delegação, entre eles Leonardo Moura e Willians do time principal.


Vanderlei Luxemburgo levou apenas 15 jogadores para o jogo em Santiago Foto: Nina Lima/VIPCOMM/D.A Press
Quem também pode estar à disposição do comandante rubro-negro são Maldonado e Negueba, já que no empate em 1 a 1 contra o Santos em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, levaram o terceiro cartão amarelo e na 32ª rodada cumprem suspensão automática. O atacante Deivid que não tem o seu nome na lista de relacionados para o confronto com os chilenos, demonstrou que não acha impossível uma vitória dos flamenguistas, mas ressaltou as dificuldades. "A vantagem do adversário é muito boa. É difícil, mas tudo pode acontecer em 90 minutos. Da mesma forma que fizeram quatro gols, podemos fazer. Mas não somos bobos de dizer que a missão é fácil e enganar o torcedor. Trata-se de um grande adversário".

O Flamengo tem que vencer por ao menos quatro gols de diferença. E caso devolver o resultado que foi no Rio de Janeiro, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. Vander, que enfrentou o Santos pelo Brasileirão, vai receber uma nova oportunidade.

São Paulo
O técnico Emerson Leão faz hoje sua estreia no comando do São Paulo. Para o segundo jogo contra o Libertad, no Paraguai, o treinador surpreendeu e deixou o veterano Rivaldo fora da lista de atletas relacionados O camisa 10, que se indispôs com Paulo César Carpegiani ao reclamar da reserva e, apesar de utilizar tom mais ameno, também chiou com Adilson Batista, evitou causar polêmica com o recém-chegado Leão.