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quarta-feira, 26 de outubro de 2011



Política
Governo implanta o marketing do vem aí
Os tapumes em torno da área do Machadão anunciam obras que a administração estadual estaria realizando
Allan Darlyson // allandarlyson.rn@dabr.com.br


Vem aí a Arena das Dunas, Vem aí a reforma do Aeroporto Augusto Severo, Vem aí o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Vem aí a Via Expressa da Av. Roberto Freire. Essas frases, entre outras, estão estampadas nos tapumes que cercam a área onde será construído o novo estádio de Natal, o Arena das Dunas. Essa é uma estratégia publicitária do governo do estado em busca de uma agenda positiva. No entanto, a maioria das realizações são conquistas de parcerias com o governo federal, o que a propaganda omite.


O governo anuncia a estrada de Pipa como se fizesse parte do conjunto de obras programadas para a Copa de 2014 Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
De acordo com o secretário de Comunicação do Estado, Alexandre Mulatinho, a estratégia da propaganda nos tapumes foi usada para mostrar à população os benefícios que a Copa do Mundo de 2014 trará para o Rio Grande do Norte. "Os tapumes foram adesivados com os anúncios de obras relacionadas à Copa. A ideia é informar à população sobre os legados que ficarão após os jogos. Por isso, os destaques. Muita gente ainda não acredita nas conquistas que o evento trará. Ostapumes informam", explicou.

Mulatinho disse que os tapumes trarão os destaques dos benefícios que a Copa promoverá durante todo o período das obras da Arena das Dunas; disse, também, que alguns serão destinados às obras de arte do grafite. Entre os pontos positivos que serão abordados no decorrer das obras pelos "tapumes publicitários", o secretário destacou as obras de mobilidade, a geração de emprego e renda, o treinamento de mão de obra e o crescimento do turismo. "Vamos mostrar que a Copa não é só o estádio. Ficaremos com muitos legados", reforçou.

A propaganda do governo não foi bem recebida pela oposição. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) afirmou que a estratégia do "vem aí", exposta nos tapumes, é usada porque o governo não tem realizações para mostrar. "Todas as obras que o atual governo expõe como conquista dele, nas peças publicitárias, foram projetadas ou iniciadas no governo do PSB. Não existe nenhum projeto sequer implantado pela atual gestão. Isso fica muito claro em todas as propagandas",criticou a pessebista.

Para o deputado estadual Fernando Mineiro, o "vem aí" é sinal da falta de projetos do governo. Ele questionou o atraso no início das obras de mobilidade de responsabilidade do Estado. O parlamentar também lembrou que a maioria das obras anunciadas para o futuro, com base na Copa, são do governo federal, como a reforma do Aeroporto Augusto Severo e a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. "Infelizmente, hoje é até comum essa apropriação de obras federais ou a omissão de obras feitas em parceria", analisou.