ndo a Airbus lançou o primeiro avião comercial, em 1972, pouca gente acreditava que fosse possível uma máquina daquele tamanho cruzar o oceano Atlântico com apenas um motor. Três décadas depois, a maior fabricante de aviões comerciais civis do mundo, ao lado da Boeing, pretende agora ser conhecida por colocar um avião no ar capaz de transportar até 800 passageiros de uma única vez. De olho nos mercados do Oriente Médio, da América Latina e da Ásia, a Airbus quer o A380 à frente da linha de vendas para concorrer com o 747-800, da principal concorrente norte-americana.
Confira galeria de imagens do avião
A fabricante franco-alemã está implementando o conceito de aviação que tem como estratégia recolher o maior número possível de passageiros em um grande aeroporto chamado de hub e distribuí-los para os destinos finais, normalmente em voos de longa distância. O modelo já foi adotado pela Boeing com o 747-800. O A380 está sendo vendido pelas companhias aéreas como o maior e mais luxuoso avião do mundo. Desde que entregou o primeiro, em 2007, para a Singapore Airlines, a Airbus já vendeu 90 unidades da aeronave para nove companhias aéreas da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. Até o fim do ano, pretende entregar mais 29 unidades.
Qua
Por Nahima Maciel