Pesquisar o SITE

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Visite ! São Miguel/RN!


Foto Leon Lopes
São Miguel é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. Localiza-se na região do Alto Oeste, na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião da Serra de São Miguel, a uma distância de 444 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 171,690 km², sendo que 1,4214 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2012 em 21 994 habitantes, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o vigésimo quinto mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião.


A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e a caatinga é a vegetação predominante no município. Com uma taxa de urbanização de 65,44% (2010), o município contava, em 2009, com 24 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,615, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Foto Leon Lopes
Sua história começa no século XVIII, quando ocorreu a chegada de Manoel José de Carvalho, de Icó, no Ceará, à zona serrana do Rio Grande do Norte, dando origem ao povoado em torno de uma lagoa, em 29 de setembro de 1750, no dia de São Miguel Arcanjo, atual padroeiro micaelense. No século XIX (1875), foi elevado à categoria de vila e, um ano depois, à categoria de município, desmembrado de Pau dos Ferros.


Foto Leon Lopes

 Desde a sua emancipação, desmembram-se de seu território os atuais municípios de Doutor Severiano (1962), Coronel João Pessoa (1963) e Venha-Ver (1992). Considerado um centro de zona do Brasil, São Miguel é o maior produtor de milho do estado do Rio Grande do Norte e sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.



Leon Lopes e seu Francisco
MEIO AMBIENTE - Açude Bonito, em São Miguel, está sendo examinado por equipe de técnicos da Caern

Foto Leon Lopes



Por Leon Lopes