Consumo de produtos no Natal aumenta as vendas
Só as vendas no varejo em dezembro subiram 0,6% segundo expectativas
O exército de 105
milhões de brasileiros que compõem a nova classe média do país, sustentada pela
ascensão da Classe C nos últimos 15 anos, tem sido fundamental para que a
economia nacional continue crescendo em meio à crise internacional. o PIB
(Produto Interno Bruto) do Brasil deverá fechar o ano no positivo: cerca de 1,7%.
E este número, segundo os economistas, vem, em grande parte, do consumo interno
"popular".
"Há um
crescimento da renda real com geração de empregos em todo o país. No atual
cenário, os ricos também compram, mas com certeza, a entrada de um novo
contingente é a grande novidade e a que mais tem afetado a economia.
Natal
As perspectivas
são ainda melhores. Com a proximidade das festas de final de ano, o consumo das
famílias, tanto com alimentos, quanto presentes, deve aquecer ainda mais o
varejo.
"Existia uma demanda suprimida imensa desta classe social para
aparelhos eletrônicos,causados e brinquedos, que foi, com os incentivos ao
consumo e ao crédito, sendo superada. Estes itens registraram novo aumento de
venda, já que são produtos preferenciais para presentes de Natal", Outros
produtos que tem sofrido, mas deve se recuperar é os cosméticos.
"O
brasileiro, culturalmente, gosta de presentear nesta área, principalmente no
final de ano", afirma a opinião geral.
Por Leon
Lopes