Fotografia por Christopher T. Morehart
Os arqueólogos descobriram os restos de mais de 150 crânios de um antigo santuário no centro do México evidência de um dos maiores sacrifícios em massa de seres humanos na Mesoamérica pré-hispânica.
Os crânios, muitas voltada para o leste, estava debaixo de um bruto, monte ligeiramente elevada de brita sobre o que era uma vez uma ilha artificial em um grande lago raso, agora completamente seco.
"O site é apenas um inchaço no horizonte no meio do nada", disse oarqueólogo Christopher Morehart chumbo , da Georgia State University. E isso era desconcertante. Evidência prévia de tais sacrifícios veio do Grand Pyramids, em grandes centros cerimoniais.
A descoberta sugere que o local perto da cidade de Xaltocan (nomeado após o antigo lago) desempenhou um papel significativo na turbulência política durante o período entre os anos 650 e 800. A grande cidade de Teotihuacan , apenas nove milhas (15 quilômetros ) de distância, de repente começou a entrar em colapso, eo poder que uma vez exercida sobre a região foi se esvaindo. Muitos especialistas acreditam que essa sucessão de eventos foidesencadeada por uma seca enorme .
O que se seguiu foi um tempo de "mudança política, cultural e demográfico", segundo Morehart, que recebeu financiamento da Comissão da National Geographic de pesquisa e exploração . (National Geographic News faz parte da National Geographic Society.)
Como as pessoas deixaram de Teotihuacan e mudou-se para as zonas envolventes, novas comunidades formadas e novos líderes competiam por poder. "Há uma boa chance de que os sacrifícios estão relacionados para essas competições", disse Morehart.
Os indivíduos sacrificados poderia até ter sido cativos de guerra, muitas vezes o caso nas culturas mesoamericanas. O próprio site provavelmente não era um campo de batalha, no entanto. Era um espaço sagrado que foi preparado especialmente para rituais.
As pessoas que viviam nessa área parecem ter realizado rituais elaboradamente coreografada no santuário antes da queda de Teotihuacan, mas eles não incluem o sacrifício humano. Devido à sua localização água ligado ea presença de nascentes de água doce nas proximidades, o santuário foi provavelmente o local de cerimônias que pediu deuses associados com a chuva ea fertilidade. Artefatos descobertos incluem imagens de barro de Tlaloc, o deus da chuva.
Os rituais começaram a incluir sacrifícios, embora, como lutas de poder tomou conta da região árida. Morehart e seus colegas da Universidade Nacional do México, acredita que as vítimas foram os primeiros mortos e desmembrados.As partes do corpo podem, então, ter sido jogado no lago, enquanto as cabeças foram cuidadosamente dispostos e enterrado. O incenso foi queimado durante esta cerimónia, juntamente com a madeira resinosa de pinheiros. Flores acrescentou seu próprio perfume com a fumaça perfumada, e alimentos, como o milho ritualmente queimados foram apresentados como ofertas adicionais.
Ao longo dos séculos seguintes, os povos novos chegaram no poder político área e diminuiu e mudou, mas a natureza sagrada do site persistiu. Morehart e sua equipe descobriram evidências de rituais aqui nos dois períodos astecas e colonial, e eles ainda me deparei com uma oferta recente.
"Como estávamos cavando encontramos um saco de plástico preto. Dentro havia um ovo cozido, uma vela preta, e algumas fotos de pessoas", disse ele."É um exemplo fascinante de atividade ritual contínuo em um lugar, apesar das mudanças dramáticas em contextos sociais, políticos e culturais."
Por Linda Poon
National Geographic News
07 de fevereiro de 2013
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