"Espetacular encontrar" inclui ouro, jóias, e um pequeno exército de sacrifícios prováveis.
Fotografia por David Coventry, National Geographic
Tumbas recém descobertas na América Central estão rendendo mil anos, ouro, pedras preciosas, e até mesmo sugestões de assassinato por baiacu
Mas o verdadeiro tesouro é a escavação de pistas para a civilização sem nome do chamado ouro chefes de Panamá , os arqueólogos dizem.
"É realmente uma espetacular muito encontrar .... provavelmente o mais significativo" para esta cultura desde os anos 1930, quando a vizinha Sitio local Conte, também na região central do Panamá, renderam uma riqueza de artefatos de ouro, o antropólogo John Hoopes disse.
Até agora, Sitio Conte desde que a única prova principal da cultura dourado-chefes, que pode ser traçado a partir de cerca de 250 dC ao século 16, quando os conquistadores espanhóis chegaram ao local.
Datando de entre 700 dC e 1000, os novos artefatos foram escavados cerca de duas milhas (três quilômetros) de Sitio Conte, em um local chamado El Cano.
Ouro marcante, Second Time Around
Campo de El Cano de monólitos de pedra e esculturas tinha desenhado caçadores de tesouros no início do século 20, mas como ele teria sorte, eles cavaram-se apenas artefato pobres túmulos de pessoas comuns.
Alguns anos atrás, depois de ter trabalhado no Sítio Conte, também marcado por antigos monólitos arqueólogo- Julia Mayo do Smithsonian Tropical Research Institute decidiu investigar novamente El Cano.
Pesquisas de Mayo de terra, a partir de 2005, traçou o contorno circular de uma série de enterros, cerca de 260 pés (80 metros) de largura.
Não muito tempo depois de cavar tinha começado, em 2008, a equipe descobriu o esqueleto de um chefe de alta patente, vestido de couraças circulares estampados com rostos macabros, punhos braço estampados, e um cinto de grandes pérolas de ouro, um gosto da recompensa para vir .
(Relacionada: ". Tomb antigo governante, o Trove ouro encontrado na Bolívia Pirâmide" )
Pedras, ossos e Ouro
A escavação mais recente, no início de 2011, descobriu um chefe igualmente adornado em um poço de sepultamento de vários níveis, uma vez protegido por um telhado de madeira. Em redor deste chefe de ouro, pelo menos, 25 corpos cuidadosamente arranjadas, tornando o conjunto maior dos seis enterros El Cano reveladas até o momento, de acordo com a Mayo, que recebeu financiamento do governo do Panamá, bem como a National Geographic Society Comitê de Pesquisa e Exploração e Conselho Expedições . (A Sociedade detém National Geographic News.)
Entre o traje cadáveres de ouro para uma criança, possivelmente o filho do chefe: pequenas placas de ouro, pulseiras, brincos e um colar de pedras semipreciosas.
Na parte inferior do poço, o próprio chefe foi suportado por uma espécie de plataforma criada a partir do arranjo apertado de 15 corpos.
Mayo acredita que esses indivíduos eram prisioneiros de guerra ou escravos que eram sacrificados ou cometeram suicídio, uma ligação potencial de Sitio Conte, onde os arranjos funerários semelhantes foram encontrados.
(Relacionado: "sacrificador antigos encontrados com lâminas no Peru Tomb?")
Assassinato por Pufferfish?
A equipe também descobriu um indício terrível a forma como os sacrifícios aparentes poderia ter encontrado seu destino, embora a análise forense ainda está em andamento.
"Um vaso cheio de ossos de um [baiacu] blowfish, Guentheridia formosa , foi encontrado perto dos corpos-que é um peixe muito venenosa ", acrescentou Mayo, que também atua como presidente da Fundação El Caño .
Em outro detalhe curioso, os corpos que cercam os chefes estavam cobertos de pedaços de placas de cerâmica. Embora significado das placas ainda não está claro, Mayo disse que eles parecem ter sido feito especificamente para cobrir os cadáveres. As placas, observou ela, são decorados apenas no que normalmente seria lá inferiores e foram colocados de bruços sobre os corpos.
Hoopes, da Universidade de Kansas, observou semelhantes achados de cerâmica no Sítio Conte.
"Eles levavam as placas que foram usados durante as festas, que tinham sido especialmente preparados, e que iria colocar aqueles nos túmulos", disse Hoopes, que não fazia parte das escavações El Cano.
"O que não está claro é se [as cerâmicas foram] intencionalmente quebrou ou se eles foram colocados no túmulos intactos e quebrou ao longo do tempo devido ao movimento da Terra."
Vampiros, lobisomens e Mascotes
Entre outros mistérios El Cano são os seres semi-humanos e criaturas mitológicas nos projetos da jóia de ouro e ornamentos enterro outro.
"Nós ainda estamos trabalhando na análise iconográfica", disse o líder do projeto Mayo. "De acordo com alguns especialistas, esses projetos poderiam representar os ancestrais dos clãs ou grupos de parentesco."
Hoopes disse, "Eu acho que eles são análogos aos lobisomens e vampiros na cultura ocidental, em que você tem presas e transformar em animais ou da parte dos animais."
A idéia de ser representado por um espírito animal foi generalizada entre culturas pré-colombianas das Américas, acrescentou.
Uma pessoa pode ter tido "um espírito animal correspondente que podem habitá-los e mudar a sua personalidade e torná-los mais eficazes na guerra", não ao contrário do uso de mascotes ferozes para inspirar as equipes de futebol, disse Hoopes.
Quem eram eles?
O líder do projeto Mayo espera que o tesouro de material emergente de El Cano, incluindo machados, pacotes de arraia espinhas, e um cinto feito de baleia e onça -dentes podem lançar nova luz sobre os chefes de ouro e seu povo.
A civilização, afinal, deixou pouco registro histórico precioso, pelo menos que nós saibamos.
"Parte do problema", disse Hoopes Kansas, "é que a devastação da área pelo espanhol aconteceu tão cedo e tão completamente que nós ainda não sabemos a língua que falavam."
Ele acredita que o Sítio pessoas Conte / El Cano estão "melhor considerado como uma cultura distinta e separada, que floresceu no centro de Panamá".Mas, acrescentou, os itens-incluindo comerciais aparentes prováveis esmeraldas colombianas encontradas em El Cano-sugerir a cultura teve algumas conexões com outros grupos.
Pouco resta dos chefes de ouro "mundo construído, quer, lavradas como era de palha e bambu, em contraste com, digamos, as pirâmides de pedra da Maya .
Felizmente, o ouro tem se mostrado mais persistente, e mais podem aguardar em até 20 tumbas inexploradas do El Cano, de acordo com a Mayo, que dá Hoopes pausa.
Apesar do alcance das descobertas de Mayo, disse ele, "esta é apenas uma pequena parte de um enorme complexo .... É absolutamente essencial que sites como este são protegidos de saqueadores."
Por James Owen