Voando sobre os céus de Chengdu, no sudoeste da China, o plano chinês de última stealth - o J-20 Poder do Dragão - é uma prova de capacidade crescente da China em tecnologia militar.
O vôo de estréia do avião pode servir como um alerta para a Força Aérea dos EUA, que tem sido assolado por uma lista de problemas em seus jatos - incluindo a revelação de que alguns de seus jatos têm um sistema de oxigênio defeituoso que têm sido lentamente envenenando seus pilotos .
Avistamentos do avião preto decolando mais uma vez levou a reclamações de que o plano foi desenvolvido ao largo das costas da roubado dos EUA ou os planos da Rússia, uma reivindicação fortemente negada pela China.
O J-20 chinês caças stealth demorar muito o ar para testes: A entrada aviões marca da China como o terceiro país a ter tecnologia stealth vehind os EUA ea Rússia
Ver algo familiar? O Raptor F-22 tem similares inclinada rabo-barbatanas, uma bolha dossel semelhante e seção de nariz, e ambos não têm superfícies planas para ajudar a evitar a detecção por radar
Wired afirma t chapéu o lote atual de jatos de combate norte-americanas estão a lutar devido a disputas trabalhistas, custo mais-corridas, e falhas de projeto letais.
Primeiro, a dos EUA F-22 Raptor da Lockheed - o lutador mais recente do stealth que custou 66,7 bilhões dólares americanos para o desenvolvimento - foram envenenando seus pilotos devido a um sistema de oxigênio defeituoso. Enquanto isso, os trabalhadores na fábrica da Lockheed F-35 entraram em greve, sem fim à vista.
China alegou, inicialmente, o J-20 não estaria pronto até 2017, no mínimo, e os EUA, rebateu e disse que provavelmente seria 2020 ou posteriores.
No entanto, o vôo de teste mostra o quão perto a conclusão dos primeiros modelos são, e Wiredaponta que a China evita o sistema dos EUA cuidadosamente testando novos jatos mais de uma década.
Em vez disso, a China detém testes preliminares e, em seguida, passa os jatos mais para os militares e responder no feedback para melhorar a próxima geração.
Os EUA tentaram imitar este modelo com o F-35 - mas encontrou falhas de projeto que acabou custando os militares bilhões de dólares.
Wired disse que os chineses estavam usando motores importados da Rússia para o poder que o J-20, e disse que isso pode levar a problemas futuros e atrasos no desenrolar dos jatos secretos.
E a Rússia faz três: o jato MiG foi construído para rivalizar com os EUA programa espião
No ano passado, a China foi pego em uma linha internacional depois que os EUA acusado e preso indiano-americano Noshir Gowadia, ex-B-2 Engenheiro bombardeiro stealth, por vazar segredos para a China. Ele foi preso por 32 anos.
E quando o J-20 foi revelado, outras nações - incrédulo rapidez com que o chinês desenvolveu e testou o caça stealth - disse que a tecnologia deve ter sido roubado.
Uma das reivindicações mais extraordinários foi que ele tinha ganhado informações valiosas a partir de partes de um F-117 Nighthawk bombardeiro stealth americano que tinha sido abatido sobre a Sérvia durante a Guerra do Kosovo - o único F-117 já abatido.
Os chineses insistem que o país J-20 caça furtiva foi o trabalho de designers do próprio país e engenheiros.
Um funcionário não identificado foi citado como dizendo: "Não é a primeira vez que a mídia estrangeira foi manchado recentemente revelados chineses tecnologias militares. É sem sentido para responder a tal especulação. "
Yongling Xu chinês piloto disse que o J-20 possui uma capacidade de cruzeiro supersônica avançada e mobilidade aérea poderosa que são os avanços tecnológicos para o país.
Ele acrescentou que teria sido impossível para a China, para juntar a tecnologia do F-117 como a tecnologia "ultrapassada" estava por trás da atual geração de lutadores.
Fonte:dailymail