Jornal Repórter do povo
O Melhor da Cidade
ERA UM ORGULHO DIZER “SOU CIDADÃO ROMANO”. ESSE TÍTULO GARANTIA PRIVILÉGIOS: O CIDADÃO NÃO PAGAVA IMPOSTO, TINHA DIREITO DE VOTO E DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.
E TAMBÉM DEVERES, ESPECIALMENTE O DE SER SOLDADO. NOSSAS LEIS ATUAIS ATÉ QUE SÃO PARECIDAS COM AS DELES, POIS SE BASEARAM NAS DOZE TÁBUAS NO CÓDIGO DO IMPERADOR JUSTINIANO. A RIQUEZA SEPARAVA OS GRUPOS SOCIAIS.
OS CIDADÃOS RICOS, OU PATRÍCIOS, ERAM OS GRANDES DONOS DE TERRAS E COMERCIANTES. USAVAM TRÊS NOMES DESDE CRIANÇA: O NOME PRÓPRIO, DO CLÃ E O DA FAMÍLIA. OS POBRES OU PLEBEUS, GANHAVAM A VIDA TRABALHANDO NAS CIDADES COMO ARTESÃOS E PEQUENOS COMERCIANTES, OU NO CAMPO. DURANTE A REPÚBLICA, TODO ROMANO TRABALHAVA E PAGAVA IMPOSTOS.
NA ÉPOCA DO IMPÉRIO O TÍTULO DE CIDADÃO SE ESTENDEU A TODOS SEUS MORADORES, INCLUSIVE OS PLEBEUS, QUE COMEÇARAM A VIVER DO TRIGO GRÁTIS (DAS COLÔNIAS) DISTRIBUÍDO PELO ESTADO.
DEIXARAM DE PAGAR IMPOSTOS E SEU TRABALHO PASSOU A SER FEITO PELOS ESCRAVOS, NA MAIORIA PRISIONEIROS DE GUERRA SEM QUALQUER DIREITO. QUE VIDA BOA A DOS CIDADÃOS, NÉ?-SEM DÚVIDA, MAS OS ESCRAVOS É QUE PAGARAM A FARRA TODA.
A CASA PATRÍCIA
OS PATRÍCIOS VIVIAM EM MANSÕES DE PEDRA, COM COLUNAS E PISOS DE MÁRMORE, PAREDES COM LINDOS AFRESCOS PINTADOS E MÓVEIS DE BRONZE, MARFIM OU MADEIRA RARA.
A ENTRADA DA CASA ERA DECORADA COM MOSAICOS, ONDE SE LIA “CUIDADO COM O CÃO”. DEPOIS VINHAM O ATRIUM ( SALA PRINCIPAL, DE TETO ABERTO) E O IMPLUVIUM (TANQUE QUE COLHIA A ÁGUA DA CHUVA).
OS QUARTOS, A BIBLIOTECA E OUTRAS SALAS DAVAM PARA O ATRIUM. DAÍ SE CHEGAVA AO TABLINIUM, QUE SERVIA DE ANTE-SALA, E AO PERISTILO, UMA VARANDA COBERTA QUE SE ABRIA PARA UM JARDIM INTERNO.
DO PERISTILO VINHA A ILUMINAÇÃO DA SALA DE JANTAR (O TRICLINIUM), DA COZINHA E DA SALA DE BANHOS.LÁ TAMBÉM FICAVA O LARARIUM, UM ALTAR PARA OS DEUSES DOMÉSTICOS.
"É O POVO EM SOFRIMENTO ESPERA!!! POR UM DEUS ÚNICO,VIVEM SÓ DA FÉ!...E ESTA CANSADO DE PROMESSAS FALSAS!! MAIS A ESPERANÇA E A ÚNICA QUE MORRE."