Para montar uma escolinha de futebol infantil, os empreendedores devem antes de tudo lembrar que a escolinha de futebol infantil é um projeto educativo e social e, portanto busca a integração das crianças com um grupo que não seja a sua escola e sua família. Deve ser um local em que a criança desenvolva disciplina, força de vontade e o sentimento de time.
As crianças começam a praticar bem cedo o futebol, aprendem a gostar do esporte e querem aprender mais sobre de futebol, de forma mais séria e os pais em decorrência disso procuram uma escolinha especializada.
Mercado
A maioria dos pais que procuram uma escolinha de futebol para que os filhos desenvolvam uma atividade física e ocupe o tempo ocioso.
Como o futebol é um esporte que está sempre na moda e as crianças tem certa admiração pelos ídolos do futebol, o mercado para escolinha de futebol representa um nicho constante.
O que muda na forma de atuação nas escolinhas de futebol é quanto ao nível de profissionalização em que ela atua. As escolinhas de futebol podem se organizar para exercer suas atividades de forma individual, mas sempre contarão com o apoio da comunidade para adesão às atividades e compreensão quanto ao uso de locais públicos como campinhos ou quadras. Outras escolinhas são particulares e cobram mensalidade. Com isso, possuem sua própria estrutura como campo de futebol e equipe de treinadores.
Como a natureza do negócio é em sua maioria uma natureza social e comunitária, o projeto da escolinha de futebol deverá ser aprovado pela prefeitura e em alguns casos até pela câmara municipal, principalmente se a opção para as escolinhas de futebol é funcionar como ONGS. Dessa forma, o funcionamento estando de acordo e respeitando sua natureza socioeducativa poderá receber verbas públicas e de particulares para o seu funcionamento. Mas para isso, é necessário provar a sua eficiência no atendimento a jovens e crianças e apresentar resultados.
As escolinhas podem funcionar também como escolinhas de futebol de salão e ocuparem apenas locais cobertos, podendo exercer suas atividades físicas em parques públicos ao ar livre.
Investimentos e receitas da escolinha de futebol infantil
A escolinha deverá então contabilizar seus custos com locações, equipamentos, divulgação, pessoal e sua receita provém de mensalidades, de incentivos governamentais ou financiamentos da iniciativa privada no caso de ONGS.
Os uniformes devem ser comprados pelos alunos por rateio com a contratação de uma empresa de confecção que venda a um custo mais baixo para um grande volume.
Localização de uma escolinha de futebol
A escolinha de futebol pode ser instalada em quadras públicas, mas para exercer suas atividades, deve obter a licença na prefeitura e respeitar os horários disponíveis. Já, se a escolinha de futebol optar por exercer suas atividades em clubes sociais, a vantagem é que no clube já tem toda uma estrutura voltada para o exercício da atividade com banheiros, vestuários, bebedouros, lanchonetes e outros.
A escolinha poderá negociar com os clubes acordos de uso estabelecidos em um contrato, que preveja horários, número de alunos, atividades e até condições de trabalho, pois é do interesse do clube que as atividades sejam exercidas com segurança, responsabilidade e num espaço e horários restritos que não atrapalhem outras atividades.
As escolinhas de futsal têm como vantagem exercer suas atividades em uma quadra coberta que pode ser locada a um custo mínimo e realizar suas atividades físicas ao ar livre apenas quando estiver no plano de aula.
Organização do processo produtivo
Para um bom funcionamento uma escolinha de futebol, o empresário deverá prever a realização das atividades em um local espaçoso, que tenha área gramada e área coberta para aulas em dias de chuva, com vestuários, equipamentos e materiais de qualidade.
Além do espaço físico e materiais, a escolinha deverá também organizar suas atividades conforme a idade dos alunos, exigir assinatura dos pais, exame médico para atestar a participação nas atividades físicas, além de normas de segurança como primeiros socorros.
Organize uniformes, chuteiras padronizadas com o nome da escolinha, organize partidas com outras escolinhas e convide pais e a comunidade para prestigiarem as crianças e o trabalho que está sendo realizado.
Comemore sempre todas as datas como dia das crianças, aniversários e outros, lembre-se que a escolinha também é um projeto social que deve incentivar o convívio saudável e a integração das famílias no projeto.
Convide olheiros, quem sabe um novo craque de futebol não irá sair logo de sua escolinha? Continue trabalhando e incentivando pais e crianças e comemorando todo o bom desempenho da equipe de jogadores. Isso ajudar a garantir o sucesso do negócio.
Normas de segurança
Para uma escolinha de futebol, as normas de segurança serão aquelas voltadas à saúde física dos participantes e são iniciativas simples que previnem problemas futuros. Como por exemplo, a escolinha deverá ter em sua equipe pelo menos um profissional que saiba realizar primeiros socorros.
O exame médico atestando condições físicas para participação das atividades também é uma das normas de segurança e sempre tenha telefones úteis como emergências, bombeiros e outros.
Dicas do negócio
Como falamos acima, as escolinhas de futebol se organizam de forma a atender uma demanda social e por isso, devem ser estabelecidas metas que condizem com sua missão, valores e objetivos.
Se a escolinha é representada por uma ONG, a sua meta poderá ser o número de crianças e jovens matriculados na escolinha, que também estão frequentando uma escola e possui rendimento escolar suficiente para passar de ano, o que prova que a ONG está cumprindo sua missão socioeducativa e não atrapalha os estudos das crianças e adolescentes e ainda trabalha de forma que essas crianças e adolescentes se sintam mais motivados para o estudo.
Outra dica é investir em convênios e parcerias com escolas particulares e clubes para alcançar o seu público alvo.
Pessoal
O pessoal para trabalhar em uma escolinha de futebol infantil devem ter habilidades com crianças, bom ânimo, extroversão, paciência, domínio de turmas e outros requisitos necessários para lidar com crianças.
A equipe poderá ser composta de profissionais como monitores, professores de Educação Física, treinadores e até antigos técnicos de futebol, jogadores profissionais, pedagogos e todos os profissionais que se identificam com uma escolinha de futebol infantil.