Sistema de separação de óleo e condensação do blow-by (recirculação de gases provenientes do cárter) adaptado em meu BR-800 e semelhante ao sistema amplamente utilizado em motores Diesel.
Tal sistema possibilita uma menor contaminação do motor com os gases de retorno do cárter e decorrente formação de depósitos provenientes da queima deste. Também pode ser observado a não contaminação do filtro de ar com o excesso de óleo no retorno dos gases, aumentando a vida útil do filtro de ar.
Outra melhoria advinda deste sistema é justamente evitar sujidade nas superfícies externas do motor pela não contaminação de óleo que vaza pelo sistema de fixação do filtro de ar.
Para tanto são necessários:
- 1 Válvula PCV (Positive Cranckcase Ventilation ou Ventilação Positiva do Cárter) vinda de um motor VW AP ou mesmo motores Diesel;
- 1 Separador do tipo "Ciclone";
- 3 Mangueiras automotivas (podem ser provenientes do sistema de refrigeração (foram utilizadas as do Passat nacional e Monza);
- 2 Braçadeiras metálicas (presas junto a conexão de saída e outra no retorno junto ao filtro de ar);
- Várias braçadeiras de plástico do tipo Hellermann (para fixação do conjunto e principalmente do "ciclone").
Custo aproximado do sistema é de R$ 30,00.
Fonte:www.gurgel800.com.br/adaptacoes/blowby/