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sábado, 28 de janeiro de 2012

Para quem tem paixão por carros e sabe consertá-los


Como montar uma oficina mecânicaPara quem tem paixão por carros e sabe consertá-los, ter uma oficina mecânica pode ser um negócio lucrativo. Entender como funciona o carro e os diferentes sistemas nele contido e ainda consertá-lo é um trabalho e tanto.
Mais importante do que saber consertar e fazer diversos reparos em uma oficina mecânica é o reconhecimento do cliente pelo trabalho feito. A reputação e a imagem do profissional sempre estão em jogo, sua habilidade como mecânico, mas também como um empreendedor.
No começo do negócio, por não conhecer tanto o trabalho do mecânico, o cliente pode ficar com receio de fazer o serviço. Por isso, conserve sua imagem profissional, mostre conhecimento e segurança na área para ganhar reputação e serviços.

Planejando a sua oficina

Se estiver lendo este artigo, provavelmente está cheio de dúvidas e necessita se guiar por dicas para alcançar o objetivo de montar sua oficina mecânica. O empreendedor que trabalha com dedicação e com persistência se esforçando um pouco a cada dia, chega ao seu objetivo cedo ou tarde os alcança.
A primeira coisa a se fazer para iniciar o seu negócio é planejar. Quem não sabe para onde vai, têm poucas chances de chegar ao rumo certo. Com isso, levante todos os dados necessários para abrir uma oficina mecânica. Veja a documentação necessária, estrutura física, equipamentos e ferramentas, móveis e equipamentos para a parte administrativa, mão-de-obra, localização, entre outros itens.
Conheça o seu negócio e trace vários planos para obter as informações para montar a sua oficina. A informação está disponível, seja com pessoas ou instituições. você Pode consultar pessoas que atuam na área, clientes que foram atendidos em oficinas mecânica em sua região, caso a coisa fique mais complexa é recomendável a ajuda de profissionais da área de consultoria ou similar.
Iniciar o seu negócio da forma correta e da melhor maneira possível é fundamental para quem quer ficar estável no mercado e se tornar financeiramente independente.

Criando a sua empresa

Nessa etapa o empreendedor já tem todas as informações disponíveis para enfim iniciar o sua oficina mecânica. Monte com paciência o seu negócio e fique atento a todas os itens; um erro nessa etapa pode atrasar  o lançamento do negócio.
Certifique-se de que todas as ferramentas necessárias para os mais diversos serviços estão disponíveis, veja se os funcionários contratados têm as habilidades necessárias para atender a demanda e são treinados para um bom atendimento, se a localização do seu negócio favorece a vinda de clientes, além de muitos outros detalhes que devem ser notados.
É importante também, organizar as ferramentas da oficina e fazer manutenção constante nos equipamentos para não comprometer a qualidade dos serviços. Dependendo da quantidade de funcionários que existir em sua empresa, será necessário organizar e dispor os equipamentos de modo que vários serviços sejam executados ao mesmo tempo sem interrupções.
Durante o processo de montagem, muitas ideias para incrementar o negócio irão surgir. Anote tudo sempre: isso pode fazer a diferença em seu negócio e gerar maiores lucros.

Cadastro de clientes

Com o aumento nos serviços, o contato com diversos clientes e a expansão do negócio, fica difícil lembrar com detalhes o que foi feito em um carro em determinada época. Informações sobre garantia de peças e de serviços se não forem armazenadas e guardadas de forma organizada podem gerar um desconforto para o cliente em um retorno à oficina.
Assim, tenha um registro de seu estoque de peças e faça um cadastro de clientes. Os sistemas de cadastro de cliente podem ser de variados modos. Há versões pagas e gratuitas de softwares para instalar em seu computador, tudo vai depender da necessidade do empreendedor e de como ele realizará o processo de cadastramento. As versões pagas são as mais completas e é recomendado para empresas maiores e com grande volume de clientes. Já as versões gratuitas são menos completas, mas assim mesmo, atendem bem às necessidades de quem está começando a usar este tipo de sistema.

Decisão de compra dos clientes

Um dos itens considerados pelo consumidor ao procurar uma oficina mecânica é o preço e a qualidade. Quanto melhor o seu negócio satisfizer essas condições melhor será para o seu faturamento no fim do mês. Por isso, tenha em mente oferecer um serviço diferenciado e um preço competitivo, dando sempre o suporte necessário ao consumidor.
Para alguns reparos de carros são exigidos certificações por parte do empreendedor ou do funcionário. Quanto mais a sua empresa tiver certificação em especialidades em reparos em carros melhor será a confiança do cliente em seus serviços. Alguns concorrentes dominam certos tipos de serviços e produtos, conheça quais produtos e serviços são esses e ofereça um serviço de melhor qualidade para ganhar mais clientes.
Sempre fique de olho no mercado e na maneira como ele se comporta. As oportunidades de negócio  exigem visão do empreendedor para criar um melhor desempenho. Quanto mais conhecer a decisão de compra do cliente e a maneira como ele é motivado a comprar, melhor será para obter mais lucros para a sua empresa.

Manutenções preventivas

Em épocas de feriado, é costume uma quantidade maior de pessoas percorrer longas distâncias para viajar. Consequentemente, os clientes costumam fazer revisões em seu carro à procura de defeitos e problemas que podem ocorrer ao pegar a estrada em uma longa viagem.
Promova esse tipo de serviço de manutenção preventiva mesmo quando não há feriados prolongados. Incentivar o consumidor a fazer isso regularmente faz com que a sua oficina mecânica fique cada vez mais conceituada. Se é um cliente fiel ou dependendo do caso nem é necessário cobrar, principalmente quando o serviço for muito barato e simples. Isso atrai mais pessoas.
Ofereça meios flexíveis para pagamento. Verifique quais deles mais se adequam ao seu negócio e administre o seu cadastro de clientes, dependendo da região onde está instalada a sua oficina mecânica pode mudar as formas de pagamentos.
Ofereça os serviços com a sua respectiva tabela de preços. Analise a concorrência e obtenha uma boa competitividade. Às vezes, cobrar demasiadamente é prejudicial e muito barato também. Saiba equilibrar preço com qualidade de modo a oferecer no final um serviço que satisfaça o cliente.

Cuidados com a sua oficina mecânica

Com o cuidado em oferecer um serviço de qualidade, bom tratamento e limpeza adequada de suaoficina mecânica, a reputação de sua empresa cresce. Jamais se descuide desses itens. Pequenos incidentes, imprevistos e inconvenientes podem afetar sua reputação perante os clientes. Sempre monitore essas questões e ofereça um canal de comunicação com o cliente.
Tenha atenção também aos prazos pedidos pelos clientes. Alguns deles necessitam do reparo, compra ou venda de produtos e/ou serviços em um determinado tempo. Isso acontece muito em épocas de feriados prolongados com o aumento de pedidos de revisão. Tenha um plano em mãos  para não passar sufoco ao entregar os serviços e produtos de sua empresa.

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DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!
Por Leon Lopes