Parnamirim/RN
A partir de fevereiro será introduzida na rede básica de saúde de Parnamirim uma nova metodologia de aplicação de curativos em pacientes com úlceras crônicas como portadores de diabetes e varizes. O município será o segundo do Rio Grande do Norte a utilizar a técnica validada pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado.
Com o objetivo de apresentar os novos métodos aos profissionais da rede de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde ministrou uma capacitação nesta quinta-feira para os 42 médicos e 42 enfermeiros da rede básica. Os 50 técnicos de enfermagem das equipes também já foram capacitados. Nos próximos dias será promovida a capacitação para os 174 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
O primeiro passo para que a técnica seja utilizada é a identificação dos pacientes que apresentam úlceras crônicas e necessitam trocar os curativos constantemente. Segundo Henrique Costa, secretário adjunto de saúde, a nova metodologia deixa de usar algodão e gases usados nos curativos simples.
Diferente dos curativos normais que necessitam ser trocados até duas vezes por dia, a nova técnica pode passar até uma semana na pele do paciente, dependendo do caso. “Os produtos têm remédios já na cobertura que será colocada sobre a pele do paciente e podem ser trocados a cada dois ou três dias. Alguns, inclusive, podem durar até sete dias”, explica.
Fonte:www.parnamirim.rn.gov.br