Pesquisar o SITE

segunda-feira, 19 de março de 2012

CONSCIÊNCIA EM PARNAMIRIM/RN




 Projeto Social :  com Matérias de  reciclagem do lixo doméstico, o autor o senhor
 Leon Lopes da SEMAS de Parnamirim/RN



Leon Lopes  e associados
 
Mini -Hortas pronta para o plantio

 As hortas dando Frutos


CONSCIÊNCIA


Amigos leitores, gostaria de começar esta primeira edição ressaltando a  importância da reciclagem do lixo doméstico.  No Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas se preocupam com o meio ambiente, afinal precisamos despertar para a necessidade de proteger o nosso planeta. E uma boa forma de começar a agir é dar o destino correto ao lixo.

Diariamente produzimos toneladas de lixo orgânico e não orgânico que,  muitas vezes, acabam poluindo a água, o solo e o ar do planeta. Portanto, devemos praticar o consumo responsável e reaproveitar ao máximo os materiais utilizados.

Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Precisamos adotar ações como reciclar, economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora.

 O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de  5% do lixo urbano, o restante permanece no meio ambiente por bastante tempo. Pra se ter uma idéia, saiba o tempo de decomposição dos materiais na natureza: 
Papel - 3 a 6 meses 
Tecido - 6 meses a 1 ano
Chiclete  - 5 anos
Plástico - mais de 100 anos
Metal - mais de  100 anos
Borracha - tempo indeterminado
Vidro - 1 milhão de anos
Podemos reciclar papel ( jornais, listas telefônicas, folhetos, revistas, folhas de rascunhos, papéis de embrulho, caixa de papelão, caixa de brinquedos e caixas longa-vida ), plástico ( embalagens de produtos de limpeza, garrafas plásticas,tubos e canos, potes de cremes e xampus, baldes e bacias, restos de brinquedos, sacolas e saquinhos de leite ), metal ( latinhas de cerveja e refrigerantes, enlatados, objetos de cobre, alumínio, lata, chumbo, bronze, ferro e zinco), vidro ( garrafas, cacos de vidro, vidros de conserva e lâmpadas incandescentes ).

Nas próximas edições, eu vou continuar falando sobre o que podemos fazer para ajudar a preservar a natureza e salvar o nosso lindo planeta.

Por Viktor Melo