Operadoras de planos de saúde terão que reembolsar beneficiáriosNorma veio após recomendação do Ministério Público Federal
Bárbara Nascimento
Publicação:29/11/2013 14:29Atualização:
As operadoras de planos de sáude que cobraram valores de maneira indevida aos beneficiários terão que reembolsá-los em dobro. A decisão é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que editou a norma após recomendação do Ministério Público Federal.
Dessa forma, segundo o órgão regulador, "a conduta da operadora passa a ser considerada como reparação voluntária e eficaz". Os processos abertos a partir de denúncias de beneficiários serão, assim, arquivados.
Obama prevê que os Estados Unidos terão uma presidente muito em breveHillary Clinton lidera as pesquisas sobre a intenção de voto para a indicação do Partido Democrata para as presidenciais de 2016
Obama prevê que os Estados Unidos terão uma presidente muito em breve
O presidente Barack Obama afirmou, em uma entrevista nesta sexta-feira (29/11), que em breve uma mulher vai ocupar seu lugar. "Não tenho dúvida alguma de que muito em breve teremos uma presidente", declarou Obama ao canal ABC.
Na entrevista a Barbara Walters, apresentadora que é uma instituição da tv americana, o presidente disse que tem certeza que essa futura presidente "fará um trabalho muito bom".
A ABC, que já postou trechos desta entrevista em seu site antes da transmissão na noite desta sexta, não diz se Obama chegou a falar o nome de Hillary Clinton, sua secretária de Estado durante quatro anos.
Hillary lidera as pesquisas sobre a intenção de voto para a indicação do Partido Democrata para as presidenciais de 2016.
A ex-primeira-dama, que então terá 69 anos, não fechou as portas para uma candidatura, mas atualmente se dedica a dar conferências remuneradas na Fundação Clinton, com seu marido o ex-presidente Bill Clinton (entre 1993 e 2001) e a filha dos dois, Chelsea.
Uma pesquisa do instituto da Universidade Quinnipiac difundido, difundida em 13 de novembro, indica que Hillary tem a mesma intenção de votos que o republicano Chris Christie, atual governador de Nova Jersey (leste).
Frente a outros três possíveis candidatos republicanos - os senadores Rand Paul e Ted Cruz, e o representante Paul Ryan -, Hillary venceria com facilidade com uma margem de 9 e 15 pontos de vantagem, segundo a mesma fonte.
Pesquisa mostra que 56% dos homens já foram agressivos com a companheiraCerca de mil homens e 505 mulheres a partir de 16 anos em 50 municípios das cinco regiões do país foram entrevistados
Agência Brasil
Publicação:29/11/2013 14:54Atualização:
São Paulo - Uma pesquisa elaborada pelo Data Popular a pedido do Instituto Avon revelou que 56% dos homens já tiveram atitudes que caracterizam violência doméstica contra suas parceiras. De acordo com a pesquisa “Percepções dos Homens Sobre a Violência Doméstica contra a Mulher”, divulgada nesta sexta-feira (29/11), na capital paulista 41% dos brasileiros conhecem pelo menos um homem que tenha sido violento com sua parceira. Para fazer a pesquisa foram entrevistados 995 homens e 505 mulheres a partir de 16 anos em 50 municípios das cinco regiões do país.
A pesquisa mostrou ainda que 16% dos entrevistados admitem já ter sido agressivos com a companheira. Mas quando listada uma série de atitudes consideradas violentas, é que se chega ao resultado de 56% deles admitindo terem sido agressivos. Entre os itens apontados estão: xingou, empurrou, ameaçou com palavras, deu um tapa, um soco, impediu de sair de casa, arremessou algum tipo de objeto, humilhou em público,obrigou a fazer sexo sem vontade e ameaçou com arma.
Segundo o estudo 53% dos homens entram no casamento com expectativa de felicidade, mas a mesma porcentagem atribui à mulher a responsabilidade pelo sucesso da união. Ainda dentro das expectativas 85% acham inaceitável a mulher ficar alcoolizada 69% não concordam que ela saia com amigos sem sua companhia e 46% consideram inaceitável o uso de roupas justas e decotadas.
O estudo indicou também que a mulher ainda é vista como responsável pelo trabalho doméstico, já que 89% não aceitam que a mulher não mantenha a casa em ordem. Em outro aspecto a pesquisa constatou que 29% dos entrevistados acreditam que o homem só bate porque a mulher provoca e 23% batem porque só assim a mulher "cala a boca", além de que 12% acha que têm razão em bater na mulher caso ela os traia.
De acordo com o estudo o ambiente na infância pode ser o fator influente no comportamento do homem adulto 67% dos agressores presenciaram discussões dos pais quando crianças, enquanto entre os não agressores esse número cai para 47%. Entre os agressores 21% viram violência física e entre os não agressores esse índice cai para 9%.
Quando questionados sobre a Lei Maria da Penha 92% dos homens se disseram favoráveis, mas 35% afirmaram que a desconhecem parcial ou totalmente. A maioria dos homens não entende que a lei atua para diminuir a desigualdade de gênero. Para 37% as mulheres desrespeitam mais os homens por causa da lei e 81% defendem que os homens também deveriam ser protegidos pela lei.
O presidente da Avon, David Legher observou que a pesquisa mostrou que a sociedade ainda está muito longe de poder dizer que a violência doméstica não existe. Segundo ele a ideia de ouvir homens nesta edição da pesquisa que é feita desde 2009, veio para sentir as impressões do gênero sobre o tema e o resultado impressionou. "No Brasil a cada quatro minutos uma mulher é vítima de violência doméstica e a cada minuto uma morre em função disso. Temos que erradicar esse comportamento da sociedade. A pesquisa mostra que a mulher acha normal que isto aconteça. O primeiro passo é a mulher acordar desta situação. Tem que perceber e contar esta história para alguém", ressaltou.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, destacou que o poder público não tem condições de enfrentar esta realidade sozinho e para acabar com a violência contra as mulheres é necessário que os movimentos sociais e empresas participem. “As parcerias com empresas e movimentos sociais são uma determinação do Governo Federal. Temos que aproveitar e transformar isto em políticas pública, porque neste momento se reconhece a existência do fenômeno. E estas políticas públicas devem reverter de fato estes dados”.
O fato de muitas atitudes violentas serem consideradas normais pelos homens e nem serem lembradas por eles é cultural e patriarcal, como se fizesse parte do contrato do casamento. Eleonora lembrou que até dez anos atrás as feministas ficavam isoladas sem conseguir mostrar essa realidade. “No governo de Luiz Inácio Lula da Silva as políticas ficaram mais sérias e punitivas. O machismo existe e temos que mudar essa sociedade sexista. Nas novas gerações já há mudanças de comportamento”.
A ministra disse não ver muitas mudanças entre os homens adultos. “Depende do meio em que vive, a cultura em que está envolvido, mas acredito que estamos no caminho certo porque a sociedade está inteiramente mobilizada. Esta mudança de mentalidade é para mim os maiores desafios. Devem ser feitas campanhas acesso maior das mulheres à informação, acolhimento maior e julgamentos exemplares”, explicou.
Petrobras irá reajustar o preço da gasolina em 4%. Já o diesel sobe 8%Empresa disse que parâmetros usados para precificação são "estritamente internos à companhia"
O conselho da Petrobras se reuniu nesta sexta-feira (29/11) e decidiu pelo reajuste de 4% para gasolina e 8% para o diesel. O novo preço será aplicado a partir das 0h de sábado (30/11), nas refinarias.
Segundo a empresa, a política de preços visa "alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais".
A Petrobras preferiu não revelar os parâmetros utilizados para alterar os valores, e afirmou que a política de preços pretende "não repassar a volatilidade dos preços internacionais" aos consumidores brasileiros.
Após anúncio, os brasiliense correram para os postos de combustível, em uma tentativa de encher os tanques ainda no antigo preço.
No ano em que a Copa do Brasil voltou a ter todos times grandes do País, um gigante venceu. O Flamengo foi tricampeão após bater o Atlético-PR por 2 a 0, nesta quarta-feira, mas não foi fácil: depois de um jogo tenso e feio, vieram os gols de Elias e Hernane, junto com uma festa empolgada e bonita. O título coroa uma campanha brilhante do Flamengo, que eliminou quatro dos cinco times que estão melhor posicionados no Campeonato Brasileiro: Cruzeiro, Botafogo, Goiás e agora o Atlético-PR.
Apesar do Maracanã pegar fogo, o primeiro tempo foi morno, sem emoções e pouco digno de uma final tão importante. Apenas os primeiros minutos indicaram algo diferente: o Atlético-PR avançou a marcação, o Flamengo encarou de frente e até criou uma chance aos 6min. Luiz Antonio avançou com espaço pelo centro e arriscou o chute de fora da área, mas Wéverton se esticou para espalmar.
Depois disso, porém, nem mesmo a empolgação da torcida resistiu ao jogo cheio de erros e nervosismos dos times. Enquanto o Atlético-PR apostava, como sempre, nas bolas longas para Marcelo, o Flamengo tinha Luiz Antônio. Em noite inspirada, o volante fez boas chegadas ao ataque e quase marcou. Aos 34min, chutou de longe novamente e fez a bola passar ao lado do gol. Aos 41min, chegou ainda mais perto: cobrou falta e acertou o travessão e a trave, no ângulo.
Sendo assim, o primeiro tempo acabou mesmo 0 a 0. E apesar do fraco futebol apresentado, os treinadores foram cautelosos e não mexeram no intervalo. Nada mudou no jogo e só aos 12min aconteceu a primeira substituição: saiu o meia Felipe e entrou o atacante Dellatorre no Atlético-PR. Pouco depois, saiu o atacante Carlos Eduardo e entrou o volante Diego Silva.
Com isso, desenhava-se um Flamengo recuado, para segurar a vantagem do 0 a 0, mas o futebol não tem lógica: Hernane teve duas chances de gol, aos 19min e aos 22min. Wéverton defendeu o chute na primeira. O cabeceio foi para fora na segunda.
?O jogo inteiro tinha sido tenso, mas quando faltavam 15 minutos para o fim, isso ficou ainda mais evidente, refletido em uma confusão: Dellatorre chutou a bola em Samir e levou um tapa de Luiz Antônio. O juiz Pedro Vuaden deu cartões amarelos e deixou a partida seguir.
E seguiu sem lógica: o Atlético-PR precisava mais do gol, tentava criar uma pressão, mas o time perigoso de verdade era o Flamengo. Aos 34min, Paulinho aplicou um "chapéu" na área, mas teve o chute travado. Aos 38min, Hernane arriscou um belo voleio, mas Wéverton evitou o golaço.
Até que, aos 42min, não teve como segurar: Paulinho foi para a linha de fundo, tocou para atrás, onde estava Elias, que concluiu para o gol. Logo depois, Ciro e André Santos discutiram em campo e foram expulsos. Mas a torcida nem viu. Era hora de prestar atenção em quem queria comemorar. Hernane gosta disso e, aos 49min, após linda jogada de Luiz Antônio pela esquerda, acabou com o jogo e aumentou o volume da festa.
Amigos trabalhistas, depois de seis anos de trabalho e
dedicação ao PTdoB, comunico minha desfiliação do partido. Desde o dia 14 de março de 2013 pedi afastamento
da presidência da Comissão Executiva Municipal do Partido Trabalhista do Brasil
por motivos pessoais.
Tenho certeza que todos os amigos e correligionários que
sempre acreditaram no meu trabalho também
prestarão apoio integral a minha decisão,
tomada depois de ponderações sobre uma série de fatos ocorridos desde a eleição
histórica do primeiro vereador do PTdoB em Parnamirim. Todos sabem o papel que
desempenhei junto ao meu grupo político para a realização da campanha
vitoriosa, porém não reconhecido pelos dirigentes estaduais e nacionais do
partido. Diante da falta de espaço e
apoio, decidi formalizar minha saída dos quadros do partido.
Sou um homem de palavra, honrado e leal aos meus ideais e tenho
orgulho de ser destacado por essas características que deveriam ser regra no
cenário político.
Minha trajetória no PTdoB sempre foi pautada pela busca
incessante do crescimento do partido e, após muitas filiações, articulações e
alianças, saio com a certeza de ter dado uma importante e inegável contribuição
para mudar a história da legenda em Parnamirim, no Rio Grande do Norte e no
país. Uma minoria que se diz dona do
partido não conseguirá apagar o meu trabalho e esforço dedicados ao PTdoB , que
culminaram com o desempenho dos representantes da legenda nas campanhas eleitorais
de 2008 e 2012.
Seguirei minha caminhada em prol da sociedade e das políticas
públicas que acredito serem necessárias para mudar definitivamente a vida do
povo de Parnamirim, do Rio Grande do Norte e do Brasil. Com a mesma garra, dedicação
e trabalho, continuarei lutando por
vitórias que alcancem os trabalhadores e não somente pequenos grupos
comprometidos com a manutenção de costumes e valores danosos para as classes
mais necessitadas. Tenho certeza de que
poderei continuar contando com a luta de políticos e lideranças igualmente
idealistas e juntos conquistaremos muitas outras vitórias sem que sejamos
traídos por interesses individuais e mesquinhos.
Aproveito para afirmar que estarei presente nas próximas eleições
com mais força e determinação em busca de novas conquistas e vitórias. Deixo o
PTdoB na certeza de que o grupo político do qual tenho orgulho de ser o
articulador terá ainda mais força e união para alçar novos votos. Novas articulações já estão sendo encaminhadas
para que o nosso grupo político cresça ainda mais e conquiste espaço no cenário
político de Parnamirim, lançando candidatos ao executivo e ao legislativo. O desejo de ajudar a construir administrações
que não sejam corrompidas por valores distorcidos e maléficos permanece aceso e
mais forte do que nunca.
Os planos políticos do meu grupo incluem uma nova sigla partidária,
com representantes que possam fazer a diferença em Parnamirim. Essa nova realidade será possível com a
colaboração dos cidadãos que dizem “não” aos políticos corruptos e adeptos das práticas
que envergonham a maioria trabalhadora do país.
Obrigado a todos os amigos trabalhistas e que DEUS nos
abençoe.
Acompanhe o raciocínio: existem pelo menos 1.367.555 espécies de animais (sem considerar os insetos) já identificadas no mundo, e novas espécies são descobertas a cada dia; assim, você e eu provavelmente nunca ouvimos falar de boa parte delas.
Confira, a seguir, algumas especialmente bizarras.
21. Ogcocephalus darwini
Esse peixe (que parece ter exagerado no batom) vive nas Ilhas Galápagos e, como não é um bom nadador, se desloca pelo fundo do oceano usando suas barbatanas peitorais.
20. Tubarão-duende
O tubarão-duende é encontrado no fundo do oceano de diversas partes do mundo e é o único representante vivo família Mitsukurinidae, que teria surgido há 125 milhões de anos. Isso lhe rendeu o apelido de “fóssil vivo”.
É um animal raro, e, por viver em águas profundas, não chega a ser ameaçador para seres humanos.
19. Euspinolia ornatula
Parte da família Mutillidae, a E. ornatula é uma espécie de vespa sem asas normalmente encontrada no Chile. Sua picada é extremamente dolorosa.
Ela também é conhecida como “formiga panda” (embora não seja nem uma coisa, nem outra).
18. Atretochoana eiselti
Esse bizarro anfíbio foi descoberto há pouco tempo no Brasil e tem uma aparência que dispensa comentários.
17. Umbonia spinosa
“Parente” das cigarras, o U. spinosa perfura o caule de plantas para se alimentar de sua seiva.
16. Hemicentetes semispinosus
Encontrado na República de Madagascar, é o único mamífero conhecido que emite ruídos por meio de estridulação – algo típico de cobras e insetos.
15. Macroglossum stellatarum
A M. stellatarum se alimenta do néctar de flores e emite um som parecido com o de um beija-flor.
14. Glaucus atlanticus
Essa pequena lesma marinha também é chamada de “dragão azul” e é encontrada em águas oceânicas quentes.
13. Tamarutaca
Embora seja comum em águas tropicais e sub-tropicais, pouco se sabe sobre esse crustáceo, que passa boa parte da vida escondido em túneis.
12. “Mariposa-poodle”
Outra espécie ainda pouco estudada, a “mariposa-poodle” foi descoberta em 2009 na Venezuela.
11. Pacu
Habitantes de Pápua Nova Guiné chamam esse peixe de “cortador de bolas”, uma indicação de que homens devem tomar muito cuidado na hora de nadar por lá.
10. Bathynomus giganteus
Este é o maior crustáceo da ordem Isopoda já encontrado. Vive em águas profundas.
9. Saiga
Esse antílope vive na Ásia e provavelmente não faria parte dessa lista se não tivesse um nariz tão estranho.
8. Atheris chlorechis
Se você algum dia for a uma floresta tropical na África, tome cuidado com essa cobra, que vive no topo de árvores e caça à noite.
7. Peixe-papagaio azul
É encontrado no Oceano Atlântico e passa boa parte da vida (80%) atrás de alimento.
6. Nasikabatrachus sahyadrensis
O N. sahyadrensis vive na Índia e só aparece na superfície durante duas semanas por ano, para procriar, passando o resto do tempo escondido debaixo da terra.
5. Cegonha-bico-de-sapato
Essa espécie de cegonha já é conhecida pela humanidade desde o tempo do Antigo Egito, mas só foi classificada no século 19.
4. Ocapi
Curiosamente, o ocapi, apesar da sua aparência, é um “parente” mais próximo das girafas do que das zebras. Vive na República Democrática do Congo.
3. Narval
Por causa de seu chifre de marfim, o narval foi alvo de caçadores durante séculos. Vive no Ártico e é especialmente sensível a mudanças climáticas.
2. Diabo-espinhoso
Esse lagarto vive em desertos e tem uma camuflagem natural para se esconder entre rochas e areia.
1. Porco-do-mar
O porco-do-mar é encontrado em regiões abissais (a mais de 1km abaixo da superfície do mar) e, da mesma forma que os camarões, se alimenta de partículas encontradas no solo oceânico. [Bored Panda]
Pacus são parentes das piranhas, e normalmente são encontrados em riachos da América do Sul. No entanto, algumas pequenas populações aparecem ocasionalmente em lagoas nos Estados Unidos e tocam o terror na população.
Afinal, o pacu também é conhecido como o peixe “ladrão de testículos”. Essa espécie tem dentes assustadoramente parecidos com o de seres humanos, e segundo a lenda, ele confunde testículos de nadadores distraídos com comida.
Neste ano, uma onda de ataques incomuns foi registrada no lago Lou Yaeger, em Illinois (EUA). Um homem foi castrado por um pacu, e desde então famílias a procura de diversão aquática têm passado longe do local.
Em Pápua-Nova Guiné, a situação é ainda pior. No país que fica localizado ao norte da Austrália, esse peixe é conhecido pelo apelido de “arranca-bagos”. No ano passado, pacus foram responsáveis pela morte de pelo menos dois pescadores por lá. Os homens perderam muito sangue após os peixes terem atacado seus testículos.
Normalmente, pacus só comem frutas, insetos… e nozes. Talvez esteja aí a explicação. Vai ver esses peixes têm dentes ótimos, mas uma visão péssima. Por isso, quando você for nadar, não se esqueça de usar calção de banho, para a sua própria segurança. [Mundo em Colapso/G1]
No mês passado, Robin Dunbar, professor da Universidade de Oxford (Reino Unido), cujas ideias sobre a sociabilidade humana são influentes no mundo acadêmico, apareceu em uma série de propagandas da cerveja Guiness em horário nobre no Reino Unido.
Os anúncios contam com uma situação cultural familiar para os telespectadores decomerciais de cerveja do planeta todo: a felicidade e união que vêm com reuniões masculinas encharcadas de álcool.
Os anúncios não pretendem levar os homens a fazer isso, já que eles se saem muito bem sozinhos nessa tarefa. Eles pretendem provar a importância do encontro, com Dunbar sendo a voz da autoridade científica.
A propaganda busca proteger a prática milenar masculina de “tomar uma juntos” da ameaça com potencial destruidor das mensagens de texto, redes sociais e outras formas de comunicação eletrônica. O comediante e ator Danny Wallace, em um dos anúncios da série, coloca de forma sucinta: “A ciência diz: divirtam-se mais juntos, façam mais coisas”.
Em outro dos anúncios, Dunbar projeta um “experimento social” para provar o argumento. Ele e Wallace pedem que um grupo de amigos jogue futebol em videogames, cada um sentado em sua própria casa se comunicando através de fones de ouvido. Em seguida, o grupo joga uma partida real de futebol, lado a lado, a qual eles ganham de forma dramática.
Os companheiros preenchem pesquisas depois de ambas partidas, real e virtual, sobre como se sentiram em relação um ao outro, ou seja, o quanto forjaram uma ligação social.
Embora este projeto tenha produzido um gráfico de dados de aparência oficial, não se qualifica como uma experiência em qualquer sentido científico da palavra. O tamanho da amostra é pequeno e não há grupo de controle para provar que a diferença de camaradagem não foi devida a qualquer número de variáveis ao invés de estar juntos ou não.
O fato de que jogar em um time de verdade aproxima mais as pessoas do que ficar sentado em casa gritando para um fone de ouvido não seria um choque, mas a experiência não descarta, de fato, a possibilidade de que simplesmente ganhar o jogo pode ter causado o efeito. Ou que estar em um ambiente externo, e não interno, não é importante. Ou que correr e liberar endorfinas no corpo, em vez de sentar em um sofá, não é o fator que desempenha o principal papel no resultado. Em resumo, este não é o tipo de estudo que Dunbar tentaria publicar em uma revista científica. Mas certamente é uma boa desculpa para homens de todo o mundo convencerem suas namoradas e esposas de que o futebol de sábado é essencial para seu bem-estar.
Vale ainda lembrar que não há nada de novo sobre anúncios alistando autoridades médicas e científicas. Corporações pagam dezenas de milhares de dólares para personalidades carismáticas dizerem o que a ciência pode fazer para ajudar a vender seus produtos há anos. Acrobacias comerciais dramáticas que “emprestam” métodos científicos são pelo menos tão antigas quanto o Desafio Pepsi. Ciência comportamental simplificada vende muitos e muitos livros. Por que não cerveja? [BusinessWeek]
Brasília - A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) vai decretar o dia 2 de novembro Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. Essa é a data em que foram assassinados dois jornalistas franceses no Mali. O anúncio foi feito hoje (26) pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius. Segundo ele, a votação na organização deverá ser feita hoje (26).
“Com base em uma proposta da França, a Assembleia Geral vai aprovar – é simbólico, mas importante – um dia internacional para lutar contra a impunidade dos crimes contra os jornalistas. Pedimos e conseguimos que a data internacional seja o dia 2 de novembro, o dia do assassinato de Ghislaine Dupont e Claude Verlon. A partir de agora, todos os anos haverá esse dia em referência aos colegas franceses assassinados e à necessária proteção aos jornalistas”, disse Fabius.
No dia 2 de novembro deste ano, Ghislaine Dupont, 57 anos, e Claude Verlon, de 55 anos, jornalista e técnico na Rádio França Internacional, estavam em reportagem em Kidal, no Norte do Mali, quando foram sequestrados por homens armados. Seus corpos foram encontrados menos de duas horas mais tarde por uma patrulha francesa, a cerca de dez quilômetros a leste da cidade.
O homem suspeito de ter organizado o sequestro dos dois jornalistas, um traficante de drogas ligado à Al Qaeda, continua sendo procurado, segundo a Justiça francesa.
“Pela defesa do direito de informar e de ser informado, é preciso apoiar firmemente a profissão do jornalista e ser rigoroso quando ocorrem ataques e crimes”, explicou Fabius.
O atacante Diego Tardelli bateu o martelo sobre a Seleção Brasileira: “agora não falo mais sobre isso”. Após a boa vitória do Atlético-MG sobre o Goiás, por 4 a 1, no Independência, quando o camisa 9 atleticano marcou três gols, os pedidos vieram das arquibancadas. O atacante, porém, disse lamentando que não irá falar sobre o assunto mais.
“Isso eu não vou falar mais. Vou seguir fazendo a minha parte e continuar com o meu trabalho. Meu foco agora éMundial”, disse o jogador.
Cansado de pedir vaga na Seleção Brasileira, Tardelli se mostrou exausto. Em sua melhor forma na carreira, além da conquista da Copa Libertadores com o clube alvinegro, o camisa 9 mostra muita versatilidade ao assumir a condição de armador da equipe – com a ausência de Ronaldinho que está contundido.
Ao ouvir o grito dos torcedores que pediram por ele: “Ei, Felipão, Tardelli é Seleção”, o jogador preferiu deixar o assunto de lado e falou sobre o confronto diante do alviverde goiano.
“Foi um grande momento e marcar três gols nesta partida foi especial. A cada partida o nosso volume de jogo vai aumentando e o que a gente fizer nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro vai refletir no Mundial”, ponderou.
Além da torcida, Tardelli tem um grande apoio pela Seleção Brasileira. O técnico Cuca elogiou bastante o atacante e disse que a chance para seu comandado está cada vez mais próxima. “O Felipe deve ter visto o jogo e naca cabeça dele tudo pode acontecer. Se ele continuar jogando desta forma, solto, livre, e sem incumbência de voltar para ajudar a marcar, poderá ter sim essa chance”, finalizou.
Entre dezenas de problemas políticos, econômicos e sociais, o Governo confronta três problemas de maior gravidade imediata: o crescente déficit fiscal, a persistente inflação e o ameaçador déficit em Contas Correntes do Balanço de Pagamentos. Ao que tudo indica, a Presidente Dilma não tem condições para atacar os três problemas, em conjunto. Daí que, estrategicamente, vai cuidar do problema de maior percepção popular e o que mais pesa do ponto de vista eleitoral para 2014, que é a inflação. Os outros dois problemas serão enfocados no próximo ano.
A inflação, como se sabe, tem três causas principais: o déficit fiscal, a política de reajustes salariais e a expansão do crédito direcionado. Para evitar desgastes eleitorais, o Governo vai deixar com o Banco Central a inteira responsabilidade de segurar a inflação, sem contrapartida da política fiscal. Como o Banco Central só tem um instrumento de ação para combater a inflação, que é a taxa de juros SELIC, tudo indica que vai usá-lo, até o final do ano. O mercado antecipa essa atuação do BC e, conforme se vê das estimativas divulgadas pelo Boletim FOCUS, a taxa SELIC vai continuar subindo, e poderá chegar a 9,25%,e até mesmo 10%, em dezembro.
Certamente, essa elevação dos juros pode até frear a inflação, tendo em vista seus efeitos sobre o consumo. Mas, sem dúvida, vai frear também as atividades econômicas. Friamente, é possível dizer que, por essa via, o Governo se isenta da responsabilidade direta das soluções requeridas para os três problemas, resguardando-se eleitoralmente. Fica tudo para 2014. O Governo chega ao exagero de dizer que “a inflação está sob controle”.Não é verdade. A inflação está estacionada, por várias razões, inclusive pelo nível baixo da demanda agregada, mas não está sob o controle do Banco Central, nem do Ministério da Fazenda.
De todos os problemas, o mais grave é o déficit fiscal com crescente dívida pública, cuja solução passa pela redução dos gastos orçamentários. Nossa opinião: dos três problemas citados, a inflação é o menos grave, com tendência declinante, a julgar pela queda apresentada nos índices de preços no atacado e no varejo.
* Ernane Galvêas é ex-ministro da Fazenda e consultor da presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC)