Quer ganhar mais no final do mês? Então levante da cadeira, saia da frente do computador e vá fazer exercícios físicos. E com regularidade. É o que sugere uma pesquisa divulgada recentemente na revista científica norte-americana Journal of Labor Research. Segundo o estudo, pessoas sedentárias ganham entre 6% e 9% a menos do que as que praticam algum tipo de atividade física.
A pesquisa analisou questionário aplicado a 12 mil pessoas, com perguntas sobre salários e quantidade de exercícios que praticavam e concluiu que aqueles que se envolvem em atividades físicas como correr, nadar ou mesmo levantar pesos ao menos três vezes por semana tinham salários até 9% maiores do que os sedentários.
Segundo o autor do estudo, o economista Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio (EUA), até mesmo as pessoas que fazem exercício com pouca frequência, entre uma e três vezes ao mês, apresentam diferença de 5% na média de salários em comparação com os que nunca fazem atividade física.
Produtividade e bem-estar
O estudo avalia também que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem-estar do empregado. “É amplamente conhecido que o exercício regular tem um impacto positivo no bem-estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia”, diz Kosteas.
Para o economista, estes três últimos fatores podem ser traduzidos em maiores ganhos ao aumentar a produtividade. “Além do efeito direto, o exercício pode ter um impacto sobre o mercado de trabalho ao servir de sinal a potenciais empregadores de que o indivíduo é dedicado e disciplinado”, complementa.
(Fonte: BBC)