Pesquisar o SITE

domingo, 8 de janeiro de 2012

A história onipresente da incrível Normandia, no norte da França



Antes de servir, em 1944, de cenário para o Dia D — o desembarque das tropas dos Estados Unidos, da Inglaterra, da França e da Rússia, decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial —, a Normandia, no norte da França, já havia escrito seu nome na história por meio de uma série de episódios e personagens incríveis.
Vista áerea da cidade de Rouen (JFLange/Divulgação. )
Vista áerea da cidade de Rouen


Um deles foi o martírio da heroína francesa Joana D’Arc, queimada viva em praça pública na cidade de Rouen. Essa mesma cidade, no século 19, é um cenário importante para o impressionismo: ela exibe a catedral gótica de Notre-Dame, pintada 28 vezes por Claude Monet.

Quem é católico e visita a região certamente vai se emocionar na ida à igualmente normanda Lisieux. Em torno da Basílica de Santa Teresa, os fiéis passeiam e recordam a história da santa que virou freira ainda adolescente e defendia o amor por meio de pequenos atos cotidianos.
Balneário de Deauville (Paravision/OT Deauville/Divulgação)
Balneário de Deauville


O balneário de Deauville, de alto luxo, e a romântica e charmosa Honfleur também fazem parte do roteiro da Normandia que você conhece nesta edição. Os passeios aos castelos medievais, às catedrais, aos charmosos vilarejos, aos belos prados e jardins rendem pelo menos uma semana de total deslumbramento. O poder da natureza nesse lugar — de tanta história e tradição — fica para sempre na memória do visitante. Da mesma maneira, os sabores dos queijos, vinhos e sidras locais nunca mais abandonam o paladar.

Fonte:Cida Barbosa